De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 20% das vagas formais geradas durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil foram representadas por oportunidades para quem iniciava a carreira. Esta tendência deve continuar.
Esses dados podem ser comparados com um estudo do IBGE feito no mesmo período, o qual afirma que mais de 30% dos brasileiros entre 18 e 24 anos estão fora do mercado de trabalho. Isso significa que existem oportunidades, mas muita concorrência. Logo, é importante saber o que colocar nas qualificações do currículo para primeiro emprego.
É preciso se destacar. Uma das maneiras de fazer isso é por meio do currículo, o qual pode ser desenvolvido mesmo quando o candidato ainda não possui experiências formais no mercado de trabalho ou na área específica de uma determinada vaga.
Dessa forma, acompanhe esse texto e veja como pode fazer isso, melhorando as chances de contratação. Inspire-se também em nossas dicas para a primeira entrevista.
Como fazer um currículo para primeiro emprego?
Quando falamos sobre começar no mercado de trabalho, uma das maiores preocupações dos candidatos é sobre como elaborar esse documento. Embora existam diversos modelos disponíveis na internet, algumas dúvidas podem acabar não sendo respondidas.
A primeira coisa que precisa ser mencionada é o fato de que modelos de currículos variam bastante de acordo com a área da vaga almejada. Alguns campos de atuação (como o design e a arquitetura, por exemplo) valorizam a forma do CV tanto quanto o seu conteúdo.
Em todos os casos, antes de saber o que colocar nas qualificações do currículo para primeiro emprego, você deve buscar valorizar ao máximo o que possui. Suas experiências no mercado de trabalho não serão extensas, mas isso não significa que não tenha aprendido habilidades valiosas durante a sua formação ou mesmo em projetos pessoais.
Acima de tudo, é preciso que o seu currículo seja escrito com a gramática correta, de maneira simples e sem enrolação. O “menos”, nesse caso, é “mais”. Procure manter somente as informações que possam ser relevantes para o recrutador, de acordo com a vaga.
O que são as qualificações em um currículo?
Elas nada mais são do que as habilidades desenvolvidas pelo candidato durante a sua formação ou em experiências profissionais anteriores. Diplomas, cursos, conquistas e tempo de trabalho contribuem bastante para melhorar as qualificações.
De maneira geral, elas costumam ser divididas em duas categorias: hard skills e soft skills. As primeiras são as mais simples de serem explicadas, já que abrangem todos os conhecimentos práticos e teóricos que podem ser obtidos em cursos técnicos.
Por isso, você precisa saber o que colocar nas qualificações do currículo para primeiro emprego. Saber desenvolver trabalhos variados em uma planilha digital, por exemplo, é uma hard skill.
As soft skills, por outro lado, são um pouco mais complexas, consistindo em habilidades socioemocionais que costumam ser inerentes, como capacidade de liderança e proatividade. Por serem mais difíceis de serem qualificadas e quantificadas, elas podem ser desenvolvidas em contextos fora da experiência profissional formal.
O que colocar nas qualificações do currículo para primeiro emprego?
Considerando o que falamos nos tópicos anteriores e principalmente o título desse texto, podem existir dúvidas sobre esse tema. As respostas, porém, são simples: foque sempre no que você possui de melhor.
Ou seja: caso tenha desenvolvido trabalhos acadêmicos ou projetos pessoais relacionados à vaga que está tentando, você pode listar as qualificações associadas. Vencer um prêmio universitário em grupo, por exemplo, demonstra que trabalha bem em equipe.
Já se tiver dúvidas relacionadas à formatação sobre o que colocar nas qualificações do currículo para primeiro emprego, elas devem ser inseridas como tópicos, jamais como blocos de texto corrido.
Isso ajuda para que as características positivas associadas às experiências acadêmicas que teve, sejam destacadas.
Além disso, é muito importante que as qualificações não soem como “achismos”. A fim de evitar esse tipo de subjetividade, recomenda-se que conquistas acadêmicas e/ou pessoais sejam listadas de acordo com números, dados e estatísticas, sempre que for possível.
Como posso aumentar as chances de “chamar a atenção”?
Agora que já tem uma ideia do que colocar nas qualificações do currículo para primeiro emprego e como encaixá-las, mesmo quando não possui experiência profissional formal prévia. Além disso, existem algumas coisas que podem ampliar as chances em uma vaga.
Em primeiro lugar, priorize sempre o que possui. Caso seja necessário mencionar que não tem experiência em algo, busque deixar claro que está trabalhando para melhorar tal aspecto. De maneira geral, esse tipo de informação é melhor colocada na entrevista, não no currículo.
Ninguém começa no topo, então recrutadores e empresas sabem como é estar começando. Dessa forma, é preciso desenvolver seu currículo com confiança, não se deixando dominar pela perspectiva de que possui pouca (ou nenhuma) experiência prática.
Por fim, vale mencionar que a forma sempre ajuda. O que você não possui em qualificações decorrentes de empregos anteriores, pode ser substituído pela maneira como desenvolve o currículo e como se porta durante etapas posteriores de processos seletivos.
Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos o seu desenvolvimento pessoal.
Após aprender o que colocar nas qualificações do currículo para primeiro emprego, não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita, faça seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.
Ao criar o seu cadastro, você também terá seu perfil destacado em nosso software de recrutamento e seleção, ferramenta usada pelas melhores empresas do Brasil. Desta forma, seu currículo terá mais visibilidade.