Quais são as melhores profissões para o futuro?

Mayk | maio 22, 2022

Imagem artigo

A tecnologia vem revolucionando o mercado de trabalho há muitos anos. Houve um tempo em que as pessoas necessitavam de telefonistas para completar uma ligação, de uma ascensorista para operar o elevador ou do acendedor de poste na iluminação pública.

 

Estes relatos acima são para mostrar que o universo está em constante evolução e você precisa, desde já, entender quais são as melhores profissões para o futuro. Desta forma, poderá se qualificar e aproveitar as oportunidades que vão surgir.

 

As empresas buscam, atualmente, profissionais com habilidades específicas e uma excelente capacidade analítica. As máquinas não vão “roubar” o trabalho humano, elas vão substituí-los em funções repetitivas.

 

Uma pergunta que queremos te fazer é: você já fez uma análise comportamental? Trata-se de um estudo que identifica suas principais características. Muitas empresas já usam este tipo de levantamento para escolher os candidatos.

 

Logo, se você conseguir compreender melhor as suas características dominantes (soft skills), poderá completar a sua formação acadêmica e será um profissional completo na área escolhida. Se não sabe por onde começar, a sugestão é que faça agora uma conta gratuita aqui no Peixe 30. Depois de preencher o seu cadastro, receberá uma validação completa das suas principais habilidades.

 

Veja quais são as melhores profissões para o futuro!

A seguir, listamos algumas das melhores profissões para você aderir e se preparar para uma chuva de ofertas de trabalho no futuro. O levantamento foi feito com base no estudo de diversas fontes e uma pesquisa feita pelo LinkedIn, que tem foco maior em cargos de tecnologia.

Biotecnólogo

O biotecnólogo é o profissional que trabalha com a manipulação de material biológico variado. Por exemplo, para produzir remédios, cuidar da qualidade dos alimentos e mais.

 

Um especialista no ramo pode trabalhar em laboratórios, centros de pesquisa, indústrias, empresas de alimentos, etc.

 

Para exercer a função, é necessário concluir uma graduação que vai fornecer conhecimento em ciências biológicas, naturais e exatas.

Desenvolvedor de softwares

Se você anda questionando quais são as melhores profissões para o futuro, saiba que as áreas relacionadas à tecnologia são ótimas opções.

 

Saber programação e conseguir desenvolver softwares é, sem dúvida, uma das profissões com enorme potencial para o futuro. Mas é preciso se capacitar, já que o mercado de trabalho é cada vez mais exigente.

Especialista em Segurança da Informação

Nossas informações estão cada vez mais expostas na internet. Por isso, a demanda por especialistas em segurança de dados é cada vez mais requisitada.

 

Além de proteger os dados, você vai garantir sua autenticidade e disponibilidade da forma correta. Legislações como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) ampliam ainda mais a demanda por profissionais da área.

Analista de Big Data

Big Data aparece também quando falamos sobre as melhores profissões para o futuro. Especialistas na área lidam com um grande volume de dados e são capazes de analisá-los para oferecer diversas conclusões.

 

Na atualidade, é impossível que uma empresa atue de forma competitiva sem analisar seus dados operacionais e o padrão de consumo de seus clientes.

 

Dados são valiosos para empresas e para o Poder Público. Então, quem souber extrair informações deles terá um grande potencial na vida profissional.

Gestor Ambiental

A sustentabilidade é assunto entre as empresas e o governo. Novos processos estão surgindo para reduzir os impactos causados no meio ambiente e a demanda deve ter mais relevância a cada ano.

 

Para ser gestor ambiental, você vai precisar se especializar no ramo de sustentabilidade e soluções inovadoras. A partir daí, vai poder trabalhar oferecendo estratégias para conservar e recuperar o meio ambiente.

Gestor de Sustentabilidade

Ser gestor de sustentabilidade é diferente de se tornar um gestor ambiental e por isso aparece aqui na nossa lista em que detalhamos quais são as melhores profissões para o futuro.

 

No caso do profissional de sustentabilidade, sua função é estudar e implementar formas de usar os recursos da natureza de modo menos prejudicial.

Analista de Marketing Digital

A transformação digital provocada pela pandemia da Covid-19 ampliou o mercado para profissionais dessa área. O Marketing Digital é muito importante para as empresas. Até porque, negócios que não são vistos online quase “não existem”.

 

É um segmento que permite a especialização em diversas áreas. Em algumas, inclusive, o profissional pode atuar com uma formação técnica ou um curso específico, antes mesmo de concluir uma faculdade.

 

Conhecer e se especializar em uma delas, como analista, é uma boa oportunidade de conseguir seu espaço.

Geneticista

A genética é um dos campos mais desafiadores e interessantes da Ciência. Suas pesquisas vêm avançando ao longo dos anos e devem ganhar mais espaço no futuro.

 

Logo, se você quer atuar na área da saúde e ainda não sabe qual carreira seguir, esta é uma boa opção. É preciso ter alta capacitação para entrar nessa área.

 

Depois da graduação, você precisa cumprir, pelo menos, um doutorado ou mestrado.

Arquiteto 3D

Você já deve ter percebido que a tecnologia invadiu aqui a lista em sobre quais são as melhores profissões para o futuro. De fato, não tem como escapar dela.

 

A tecnologia 3D já tomou conta das mais diversas áreas, inclusive da engenharia. Porém, não é todo mundo que tem facilidade com os programas e seus resultados.

 

Para se destacar no mercado, você pode se tornar um arquiteto 3D e dominar as ferramentas para o trabalho. O computador será o seu melhor amigo!

UX designer

Ser um UX (user experience, ou experiência do usuário) designer significa trabalhar desenvolvendo sites e lojas virtuais, serviços ou produtos, mas sempre focando na experiência do consumidor final.

 

Ou seja, o UX é um designer que procura entender as necessidades do cliente desde o início. Ele desenvolve o que precisa de modo a entregar o melhor resultado possível e vender mais.

 

Nesta área, além de usar muitas ferramentas e computadores de última geração, o especialista também precisa entender de consumo e fazer pesquisas com o público final. Desta união nascerá os melhores produtos!

Gestor de Resíduos

Além da tecnologia cada vez mais presente, os consumidores também valorizam mais as empresas que se preocupam com o meio ambiente. A sustentabilidade não é mais apenas uma escolha, ela deve fazer parte do negócio.

 

Quem faz a gestão de resíduos pensa e executa as melhores formas de dar fim a resíduos gerados por fábricas, empresas, etc. Dessa forma, os descartes são feitos de modo a prejudicar menos o meio ambiente.

 

As empresas se preocupam cada vez mais com isso e precisarão de profissionais capacitados para atender a demanda.

Engenheiro do Agronegócio

Não dá para explicar quais são as melhores profissões para o futuro sem incluir o agronegócio, uma vez que a produção de alimentos aumenta a cada ano. Além disso, a escassez de água e outros recursos naturais ampliam os desafios do setor.

 

As demandas da agricultura e da pecuária são cada vez mais exigentes, por causa da modernização das produções e do melhor aproveitamento dos recursos naturais.

 

Assim, os profissionais que se especializarem nessa área terão um ótimo campo para trabalhar no futuro.

Como escolher uma profissão?

Depois de descobrir quais são as melhores profissões para o futuro, você pode se inspirar nesta lista, fazer um teste vocacional, usar a metodologia DISC para se conhecer melhor ou ainda participar de palestras.

 

Ao concluir o seu cadastro no Peixe 30, você também terá acesso a um mapeamento de suas principais características. Essas informações vão ajudá-lo a decidir a área de atuação. Use todos os recursos disponíveis para ajudar na sua escolha.

 

Como citado antes, as profissões do futuro, em sua maioria, envolvem a tecnologia de forma bem presente. Até porque, programas e soluções inovadoras são cada vez mais frequentes no nosso dia a dia. No nosso trabalho, nas coisas que compramos, nas construções, produtos e mais.

 

Então, é bastante compreensível que os trabalhos do futuro tenham a ver também com a tecnologia, concorda?

 

Mas outras profissões do futuro não estão tão diretamente ligadas à inovação. Ser um gestor de sustentabilidade, por exemplo, pode incluir tecnologia, mas este não é o centro da profissão.

 

Saber de tudo isso é importante para escolher no que vai se especializar. Só que você precisa ter atenção: é fundamental optar por algo pelo qual tenha interesse!

 

Investir em uma profissão apenas porque ela parece promissora pode ser frustrante. Mesmo que você tenha um bom salário, por exemplo, pode ter problemas para encontrar sua realização profissional.

 

O sucesso profissional depende de vários fatores, inclusive o seu bem-estar. Se ainda tem dúvidas, faça o seu cadastro no Peixe 30, conheça profissionais de outras áreas, troque experiências, construa o seu networking e aprenda com os demais usuários.

 

O app está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

 

Depois de saber aqui quais são as melhores profissões para o futuro, aproveite e veja como fazer um bom currículo e aprenda a fazer um roteiro para vídeo currículo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]