Posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

Mayk | agosto 03, 2022

Imagem artigo

O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como fazer um CV, o que responder em uma entrevista, como se destacar na dinâmica de grupo, preciso de carteira de trabalho para estágio? Saiba que essas questões são comuns e todos aqueles já passaram ou vão enfrentar tais dilemas.

 

Se você pesquisou no Google: “posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?”, certamente tem menos de 24 anos e está no início da sua jornada profissional. A primeira modalidade é uma contratação formal, inclusive com registro na Carteira de Trabalho, quanto o estágio tem caráter de formação.

 

Com base nesta breve explicação, logo surgem as dúvidas: qual é a melhor opção ou posso conciliá-los?

 

A boa notícia é que é possível sim ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo, porém, alguns fatores precisam ser avaliados com cuidado. Falaremos sobre eles neste artigo!

 

Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos o seu desenvolvimento pessoal. Faça já o seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.

 

Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

 

O que é ser jovem aprendiz?

Para ser um jovem aprendiz, você precisa ter entre 14 e 24 anos e ter concluído o ensino fundamental ou ensino médio. Também é possível entrar nesse regime de trabalho ainda estando na escola.

 

O contrato de um jovem aprendiz dura 2 anos e precisa ter duas coisas: o aprendizado teórico e a prática na empresa. Desta forma, ao ser contratado, o estudante terá contato com diversas áreas e ainda ganha um curso técnico para uma competência desejada.

 

Quem é jovem aprendiz pode trabalhar até 6 horas por dia e deve ter todos os direitos que um trabalhador CLT tem. Ou seja, 13º salário, férias remuneradas e mais.

 

Essa é uma oportunidade principalmente para quem precisa começar cedo no mercado de trabalho. Além disso, esse primeiro emprego pode ampliar seus horizontes ao fornecer uma experiência prática em várias áreas e um curso de especialização.

 

Como funciona um estágio?

O estágio é uma oportunidade que estudantes da graduação podem aproveitar. É uma saída para que eles coloquem em prática o que estudam na faculdade. Ele pode ser obrigatório ou não, já que cada curso tem suas próprias regras.

 

Quem faz estágio não recebe salário, mas sim uma bolsa-auxílio. Existem ainda as opções obrigatórias e não remuneradas em que esse trabalho não tem pagamento. A carteira de trabalho não é assinada, mas o estagiário assina um contrato que envolve três partes: ele, a empresa e a instituição de ensino.

 

Para ser estagiário, o estudante precisa estar matriculado em um curso técnico ou universitário e ter mais de 16 anos (atividades insalubres só podem ser exercidas por maiores de 18). A carga horária desta modalidade de trabalho pode ser entre 4 e 6 horas diárias.

 

O estagiário precisa trabalhar com tarefas que combinem com sua formação para que ele tenha prática real daquilo que aprende em sala de aula.

 

É possível ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?

A resposta para a pergunta é sim, mas existem algumas regras. A primeira a ser observada é a idade da pessoa. A segunda coisa que deve ser consultada é se a sua área de formação exige ou autoriza estágio. Algumas carreiras têm ensino integral, o que inviabiliza uma atividade profissional.

 

Outras carreiras que contam com estágio obrigatório no final da formação podem possibilitar a conciliação com um contrato de jovem aprendiz, mas é necessário observar a disponibilidade de horário para estas atividades e para os estudos.

 

Ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo em que faz um curso superior pode ser bem desgastante. Estudar entre 4h e 5h + deslocamento + 6h de estágio + 6h de jovem aprendiz. São 16/17h, quem aguenta?

 

Todo este tempo tornaria a sua rotina bem desgastante, não é mesmo?

 

Uma alternativa para quem deseja ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo é buscar por opções com carga horária reduzida ou que uma das atividades seja executada apenas aos finais de semana. O ideal aqui é agir com moderação!

 

Como ser estagiário e jovem aprendiz ao mesmo tempo?

Combinar tarefas como um jovem aprendiz e estagiário pode ser “puxado”. Porém, é uma forma de você conseguir ter direitos trabalhistas e buscar a prática na sua profissão.

 

Porém, a regra diz que é preciso que as duas atividades sejam desenvolvidas em áreas diferentes na empresa. Fazer as mesmas tarefas como estagiário e como jovem aprendiz é proibido.

 

Outra dica importante é se planejar. Mesmo que pareça interessante unir as atividades, você precisa ter a certeza de que vai dar conta de tudo. Do contrário, sua saúde mental e seu próprio rendimento serão prejudicados. Cuidado!

 

Uma medida diferente que pode ser adotada é ser jovem aprendiz por um semestre e estagiário no outro. Este tipo de cuidado possibilita a dedicação aos estudos enquanto tem as suas primeiras experiências profissionais, inclusive quando a área tem estágio obrigatório.

 

Quer mais dicas sobre networking, marketing pessoal e soft skills? Venha para o Peixe 30 e invista na sua carreira.

 

O Peixe 30 é o seu ambiente profissional em que poderá conhecer novas pessoas, trocar experiências, fortalecer seu networking e aprimorar suas características individuais. Cadastre-se, crie seu currículo e faça já o Assessment, um teste que identifica suas principais habilidades.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Você já sabe que pode ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo e viu acima pontos positivos e negativos deste tipo de decisão. O próximo passo é elaborar um bom currículo e treinar para se destacar na primeira entrevista de emprego.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]