O início da vida profissional é repleto de muitas dúvidas. Dentre elas, podemos destacar: como fazer um CV, o que responder em uma entrevista, como se destacar na dinâmica de grupo, preciso de carteira de trabalho para estágio? Saiba que essas questões são comuns e todos aqueles já passaram ou vão enfrentar tais dilemas.
Se você pesquisou no Google: “posso ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?”, certamente tem menos de 24 anos e está no início da sua jornada profissional. A primeira modalidade é uma contratação formal, inclusive com registro na Carteira de Trabalho, quanto o estágio tem caráter de formação.
Com base nesta breve explicação, logo surgem as dúvidas: qual é a melhor opção ou posso conciliá-los?
A boa notícia é que é possível sim ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo, porém, alguns fatores precisam ser avaliados com cuidado. Falaremos sobre eles neste artigo!
Você está no blog do Peixe 30, a rede social profissional brasileira que mais cresce no mundo. Por meio da tecnologia, promovemos networking e facilitamos o seu desenvolvimento pessoal. Faça já o seu Assessment e conheça as suas principais habilidades.
Não perca mais tempo! Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.
O que é ser jovem aprendiz?
Para ser um jovem aprendiz, você precisa ter entre 14 e 24 anos e ter concluído o ensino fundamental ou ensino médio. Também é possível entrar nesse regime de trabalho ainda estando na escola.
O contrato de um jovem aprendiz dura 2 anos e precisa ter duas coisas: o aprendizado teórico e a prática na empresa. Desta forma, ao ser contratado, o estudante terá contato com diversas áreas e ainda ganha um curso técnico para uma competência desejada.
Quem é jovem aprendiz pode trabalhar até 6 horas por dia e deve ter todos os direitos que um trabalhador CLT tem. Ou seja, 13º salário, férias remuneradas e mais.
Essa é uma oportunidade principalmente para quem precisa começar cedo no mercado de trabalho. Além disso, esse primeiro emprego pode ampliar seus horizontes ao fornecer uma experiência prática em várias áreas e um curso de especialização.
Como funciona um estágio?
O estágio é uma oportunidade que estudantes da graduação podem aproveitar. É uma saída para que eles coloquem em prática o que estudam na faculdade. Ele pode ser obrigatório ou não, já que cada curso tem suas próprias regras.
Quem faz estágio não recebe salário, mas sim uma bolsa-auxílio. Existem ainda as opções obrigatórias e não remuneradas em que esse trabalho não tem pagamento. A carteira de trabalho não é assinada, mas o estagiário assina um contrato que envolve três partes: ele, a empresa e a instituição de ensino.
Para ser estagiário, o estudante precisa estar matriculado em um curso técnico ou universitário e ter mais de 16 anos (atividades insalubres só podem ser exercidas por maiores de 18). A carga horária desta modalidade de trabalho pode ser entre 4 e 6 horas diárias.
O estagiário precisa trabalhar com tarefas que combinem com sua formação para que ele tenha prática real daquilo que aprende em sala de aula.
É possível ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo?
A resposta para a pergunta é sim, mas existem algumas regras. A primeira a ser observada é a idade da pessoa. A segunda coisa que deve ser consultada é se a sua área de formação exige ou autoriza estágio. Algumas carreiras têm ensino integral, o que inviabiliza uma atividade profissional.
Outras carreiras que contam com estágio obrigatório no final da formação podem possibilitar a conciliação com um contrato de jovem aprendiz, mas é necessário observar a disponibilidade de horário para estas atividades e para os estudos.
Ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo em que faz um curso superior pode ser bem desgastante. Estudar entre 4h e 5h + deslocamento + 6h de estágio + 6h de jovem aprendiz. São 16/17h, quem aguenta?
Todo este tempo tornaria a sua rotina bem desgastante, não é mesmo?
Uma alternativa para quem deseja ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo é buscar por opções com carga horária reduzida ou que uma das atividades seja executada apenas aos finais de semana. O ideal aqui é agir com moderação!
Como ser estagiário e jovem aprendiz ao mesmo tempo?
Combinar tarefas como um jovem aprendiz e estagiário pode ser “puxado”. Porém, é uma forma de você conseguir ter direitos trabalhistas e buscar a prática na sua profissão.
Porém, a regra diz que é preciso que as duas atividades sejam desenvolvidas em áreas diferentes na empresa. Fazer as mesmas tarefas como estagiário e como jovem aprendiz é proibido.
Outra dica importante é se planejar. Mesmo que pareça interessante unir as atividades, você precisa ter a certeza de que vai dar conta de tudo. Do contrário, sua saúde mental e seu próprio rendimento serão prejudicados. Cuidado!
Uma medida diferente que pode ser adotada é ser jovem aprendiz por um semestre e estagiário no outro. Este tipo de cuidado possibilita a dedicação aos estudos enquanto tem as suas primeiras experiências profissionais, inclusive quando a área tem estágio obrigatório.
Quer mais dicas sobre networking, marketing pessoal e soft skills? Venha para o Peixe 30 e invista na sua carreira.
O Peixe 30 é o seu ambiente profissional em que poderá conhecer novas pessoas, trocar experiências, fortalecer seu networking e aprimorar suas características individuais. Cadastre-se, crie seu currículo e faça já o Assessment, um teste que identifica suas principais habilidades.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.
Você já sabe que pode ser jovem aprendiz e estagiário ao mesmo tempo e viu acima pontos positivos e negativos deste tipo de decisão. O próximo passo é elaborar um bom currículo e treinar para se destacar na primeira entrevista de emprego.