Qual é a importância do networking? Tenha aliados em sua jornada profissional

Mayk | maio 22, 2023

Imagem artigo

“Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, mas um sonho sonhado junto é a realidade”. Essa frase, atribuída à artista Yoko Ono, serve como um pontapé perfeito para trabalharmos um dos aspectos mais importantes do crescimento profissional: o networking!

 

Traduzida para o português, a palavra “network” significa “rede de contatos”, o que explica muito bem o seu significado prático. Trata-se das relações e compartilhamentos entre dois ou mais profissionais, em uma relação mutuamente benéfica de experiências e oportunidades.

 

Mesmo quem nunca ouviu falar sobre o conceito, com certeza já se beneficiou de algum bom contato em um momento ou outro. A partir do uso prático, nesse texto vamos explicar melhor qual é a importância do networking para que você possa aprimorá-lo em sua vida profissional.

 

Aqui no Peixe 30, uma rede social profissional em vídeos, temos uma preocupação com a sua qualificação e sempre vamos apresentar diversas dicas para te ajudar a enriquecer o seu currículo e ampliar as suas oportunidades.

 

Crie já o seu perfil e faça parte dessa revolução. Apresente-se, mostre seus diferenciais em um formato diferente, elegante e moderno e seja visto por milhares de pessoas.

 

Baixe o app Peixe 30 na Play Store

Baixe o app Peixe 30 na App Store

 

Entenda a importância de investir em networking e os seus benefícios

Não importa a sua área de atuação, o networking é uma excelente ferramenta que pode abrir portas profissionais e expandir o sucesso da sua carreira. Além dos benefícios pessoais, você pode usar essa rede de contatos para aproximar pessoas e facilitar o relacionamento entre elas.

 

Entenda melhor qual é a importância do networking nos tópicos abaixo!

 

Geração de novas ideias

Você já ouviu a frase “a variedade é o tempero da vida”? Embora pareça boba em um primeiro momento, um olhar mais aprofundado revela uma mensagem valiosa: é somente no encontro com o diferente que nós somos capazes de aprender coisas e ter experiências novas.

 

Isso é verdade em qualquer aspecto da vida, incluindo a carreira. O contato com profissionais, especialmente àqueles de diferentes áreas, nos abre um leque de possibilidades de conhecimento. Por meio dessas relações se tem acesso a informações e temas variados.

 

Naturalmente, relações dessa natureza trazem consigo um benefício à criatividade. A troca de ideias profissionais leva à inovação e ao possível nascimento de novas empreitadas. Em um mercado de trabalho tão competitivo, este tipo de competência é uma qualidade muito buscada.

 

 

Aumento de oportunidades

Normalmente, aqueles que acabaram de concluir os estudos, mas ainda não atuaram no mercado, se deparam com o “paradoxo da experiência” ou “do primeiro emprego”. Afinal, é preciso experiência para conseguir um trabalho, mas é necessário trabalhar para conseguir experiência. Então, o que fazer?

 

Formações e experiência prática são importantes para que um profissional cresça em sua carreira, quanto a isso não há qualquer dúvida. É aí que é possível perceber qual é a importância do networking, justamente por conta das indicações.

 

Este tipo de ação gera contatos em variados campos e o seu acesso a oportunidades aumenta de maneira considerável.

 

Com melhor acesso à vagas surgem melhores projetos, em um crescimento exponencial, como uma bola de neve.

 

O mesmo vale para as recomendações e o suporte, tudo sempre focado em chances de crescimento profissional. Apesar disso, é importante considerar que o aumento das oportunidades é uma via de mão dupla: deve-se ajudar outros tanto quanto se é ajudado.

 

Troca de experiências e aprendizados

Dois advogados formados na mesma universidade, realizando a mesma função em um mesmo escritório podem ter experiências completamente diferentes. De acordo com a vivência de cada um, os aprendizados serão distintos.

 

Se isso é verdade quando usamos como exemplo dois profissionais no mesmo campo de atuação, imagina quando expandimos esse cenário? Existe muito o que se aprender com os outros, de modo que trocas de experiências e dicas devem ser valorizadas.

 

Conhecer pessoas contribui para melhores orientações, apoio e expansão das experiências profissionais. É reconfortante ter alguém a quem recorrer quando se tem uma dúvida sobre um determinado assunto do trabalho, o que ajuda a entender qual é a importância do networking.

 

Fortalecimento da imagem profissional

Lei do Poder número 5: Muito depende da Reputação – Dê a própria vida para defendê-la”. Por mais polêmico que seja o livro “As 48 Leis do Poder” (e o seu autor), precisamos admitir que nessa ele acertou. Não precisa chegar ao extremo de arriscar a vida, mas saiba que o seu nome é um ativo de alto valor na praça. Portanto, não o deixe desvalorizar.

 

Em todas as profissões, a imagem que passamos está diretamente relacionada às oportunidades que recebemos. Um médico que faz parcerias com diferentes hospitais e clínicas acaba gerando autoridade e se tornando referência na sua área de especialização.

 

Embora em graus distintos, isso vale para qualquer espaço do mercado: conhecer outros profissionais valoriza e eleva o seu perfil, fortalece sua visibilidade junto a empresas de um determinado ramo. Como é de esperar, isso ajuda a alavancar a carreira de uma pessoa.

 

A palavra de ordem é visibilidade, mas não uma qualquer. A partir do networking e do trabalho diligente, constrói-se uma boa reputação. Com esse destaque, surgem melhores oportunidades de contato com outros profissionais em um crescimento constante.

 

Ganho de soft skills

Mais do que a troca de conhecimentos técnicos (as chamadas “hard skills”), o networking ajuda profissionais a melhorar suas relações interpessoais. Essa qualidade está inclusa nas “soft skills”, aquelas habilidades inatas valorizadas em todas as profissões.

 

Por meio do fortalecimento de relações profissionais, melhora-se aspectos como percepção do outro e de si mesmo, desenvolvimento de inteligência emocional e ampliação da empatia. Todas essas características são cobiçadas no mercado, independentemente da área.

 

Uma das principais características de uma boa liderança (uma das mais valiosas soft skills), por exemplo, é a sua capacidade de se comunicar com diferentes tipos de pessoas, guiando-as em direção a um objetivo comum. Essa é uma boa forma de explicar qual é a importância do networking.

 

Trazendo de volta a frase de Yoko Ono colocada lá no primeiro parágrafo, sua compreensão se torna um pouco mais simples. Embora dita em um contexto completamente diferente, é possível aplicá-la ao crescimento profissional, não importa em que área de trabalho se esteja.

 

Acima de qualquer coisa, a importância do networking está nas relações e interações humanas. Trabalhos são feitos por pessoas, e pessoas são seres inerentemente sociais. Considerar essa verdade, então, contribui para o sucesso no âmbito profissional.

 

Agora, após entender melhor o tema, cabe a você iniciar a construção desta rede de contatos. O seu primeiro passo será a instalação do aplicativo Peixe 30. Em seguida, faça seu cadastro e conecte-se com outros profissionais da sua área e de outras que sejam relevantes para a sua carreira.

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

 

Depois de entender qual é a importância do networking, veja mais alguns conteúdos interessantes que preparamos aqui:

 

Como fazer a transição de carreira depois dos 40 anos?

Quais são as habilidades interpessoais?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver competências socioemocionais? Aprenda e destaque-se!

Quando falamos sobre habilidades profissionais, podemos dividi-las em duas categorias chamadas de hard e soft...

O que é branding pessoal? Domine esta estratégia!

A maneira como somos percebidos por outros constitui uma parte essencial da vida em sociedade....

Como fazer um case para entrevista e impressionar o recrutador?

Um processo seletivo é composto por etapas, as quais se adequam aos interesses de uma...

O que pode reprovar no exame admissional? Entenda os critérios

Quando chega o momento de contratar um novo profissional, muitas dúvidas podem surgir. Inclusive, saber...

Como escolher um candidato à vaga de emprego? Veja dicas importantes

O sucesso de uma organização depende grandemente da performance daqueles que a compõem. Ou seja,...

O que é entrevista por competência? Descubra como fazê-la!

Quando falamos sobre processos seletivos, é interessante lembrar que não existe uma única maneira de...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]

Como fazer a transição de carreira para TI?

Como fazer transição de carreira para TI Ler mais

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI brasileiro carrega um déficit de quase meio milhão de profissionais qualificados. Basicamente, existem vagas, mas não tem quem as ocupe.   Naturalmente, quando o espaço de um profissional não é facilmente preenchido, […]