Como evitar o estresse no trabalho?

Mayk | junho 24, 2022

Imagem artigo

Saber como evitar o estresse no trabalho é mais importante do que você imagina! Afinal, algo assim pode afetar muito sua saúde mental e a produtividade de toda a equipe.

 

Além do cansaço físico e emocional, esse sentimento pode gerar raiva, tristeza, insônia, dores de cabeça e mais.

 

Se livrar dele parece uma tarefa difícil para muita gente, mas não é. Você vai precisar de muito esforço para evitá-lo ou reduzi-lo. Contudo, com o tempo, esse desafio será menor e mais simples.

 

Queremos te ajudar a melhorar a sua performance e também a se conhecer melhor. Inclusive, ao fazer seu cadastro no Peixe 30 você terá acesso ao assesment, uma ferramenta exclusiva que ajuda a mapear suas características e competências. Com essas informações, será possível saber o que lhe agrada ou não e tomar outras decisões.

 

O aplicativo está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android.

6 dicas de como evitar o estresse no trabalho

A seguir, contamos como você pode evitar o estresse no trabalho com atitudes simples no dia a dia. São cuidados para dentro e fora do ambiente corporativo. Por exemplo: ter uma boa noite de sono faz muito bem para o corpo, e vai ajudar você a evitar o estresse.

 

Ir trabalhar com sono ou ainda cansado provoca mau humor, uma propensão para erros e desgaste. Então, seu dia de trabalho não será dos melhores. O ideal para um adulto é dormir pelo menos 7 horas por noite.

Delegue tarefas

Você pode delegar tarefas sendo funcionário ou gestor. Na gestão, por exemplo, é comum querer resolver muita coisa sozinho, para que seja feito corretamente.

 

Porém, isso aumenta a preocupação e a carga de trabalho. Então, a nossa primeira dica de como evitar o estresse no trabalho é saber distribuir as tarefas.

 

Sendo um funcionário, você também pode procurar dividir o que tem que fazer. Se um colega faz as mesmas funções, por exemplo, pode ser interessante dividirem o trabalho em etapas e cada um fazer uma parte.

 

Outra saída é conversar direto com o seu superior e dar ideias para tentar melhorar o fluxo de trabalho. Assim, você não vai precisar acumular tarefas, e vai conseguir resolver o que precisa mais facilmente.

Trabalhe seu otimismo

Se a fonte do seu estresse é um superior ou colega de trabalho, está na hora de procurar ver as coisas com outros olhos. Assim, logo que alguma coisa começar a incomodá-lo, respire fundo e pense em coisas felizes.

 

Pode parecer algo bobo, mas isso vai desviar a sua atenção do que está causando o estresse. Quando focamos muito na fonte do problema, ela costuma trazer ainda mais prejuízos para nós.

Estabeleça regras

Várias vezes, a razão do estresse no trabalho é a demanda exagerada e desordenada. Tudo que chega é prioridade e todo mundo acha que pode solicitar qualquer coisa.

 

Para evitar esse tipo de coisa e manter a organização, crie um sistema. Por exemplo, as demandas só deverão chegar por e-mail e terão prazo mínimo de 2 dias para conclusão.

 

O que for realmente urgente, deverá ser indicado como tal. Mas é importante reforçar para seus colegas e superiores o quanto é necessário “etiquetar” a urgência corretamente.

 

Explique para todos, especialmente para seu superior imediato, o benefício que esse tipo de sistema vai trazer. Se você tiver um prazo razoável para trabalhar, vai entregar tarefas melhores e essa é uma excelente estratégia de como evitar o estresse no trabalho.

 

Talvez você esteja pensando: “mas eu não posso fazer isso”. Sim, pode. Basta montar um plano bem pensado e mostrar os benefícios que ele vai trazer para sua execução. As empresas desejam eficácia; se a desorganização está trazendo problemas, é preciso destacá-la e apresentar alternativas de como resolvê-la.

Evite se comprometer com o que não pode cumprir

Prazos apertados e tarefas que você não sabe realizar causam muita dor de cabeça. Assim, outra dica importante de como evitar o estresse no trabalho é se comprometer apenas com o que pode fazer.

 

Nesse caso, sempre avalie os prazos que lhe são apresentados. Quando perceber que não será possível cumpri-lo, tente negociar. Você deve mostrar que tem também outras tarefas e que, se tiver mais tempo, vai poder fazer tudo de forma melhor.

 

Algumas vezes, o prazo será mesmo urgente, e a mudança não será possível. Porém, você já tem um “não” como resposta; então, pode buscar um sim para ter uma execução mais tranquila.

Faça pausas durante o dia

É sempre importante pausar seu trabalho algumas vezes por dia e tomar um ar. Pode ser uma simples parada para o café ou para ir ao banheiro.

 

O que você precisa é dar alguns minutos de “respiro” para o seu cérebro. Isso vai ajudar a manter o ritmo controlado e evitar o estresse.

Planeje seu dia de trabalho

Mas afinal, como evitar o estresse no trabalho, mesmo tendo tantas tarefas? A resposta é: planejamento. Organize seu dia a dia, sabendo bem o que você vai fazer e em que momento.

 

Para facilitar, você pode manter uma agenda física, ou então manter suas tarefas anotadas no Google Agenda. Essa organização vai evitar que esqueça de algo ou se comprometa com alguma coisa que não consegue naquele dia.

 

Com esse cuidado simples, e todos os outros que citamos no texto, você vai conseguir evitar o estresse no trabalho e ter uma qualidade de vida melhor. Pratique!

 

Esse material que você leu sobre como evitar o estresse no trabalho faz parte de uma série criada aqui no Peixe 30 que pretende melhorar as suas relações profissionais. Quando as coisas estão organizadas, cada um produz melhor.

 

Se você ainda não nos conhece, saiba que somos uma rede social profissional em vídeo. Em um ambiente inovador, conectamos vários especialistas, promovemos networking e troca de conhecimento. Faça parte desta revolução!

 

Veja também:

Como alcançar o sucesso profissional?

Como fazer vídeo para entrevista de emprego?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver competências socioemocionais? Aprenda e destaque-se!

Quando falamos sobre habilidades profissionais, podemos dividi-las em duas categorias chamadas de hard e soft...

O que é branding pessoal? Domine esta estratégia!

A maneira como somos percebidos por outros constitui uma parte essencial da vida em sociedade....

Como fazer um case para entrevista e impressionar o recrutador?

Um processo seletivo é composto por etapas, as quais se adequam aos interesses de uma...

O que pode reprovar no exame admissional? Entenda os critérios

Quando chega o momento de contratar um novo profissional, muitas dúvidas podem surgir. Inclusive, saber...

Como escolher um candidato à vaga de emprego? Veja dicas importantes

O sucesso de uma organização depende grandemente da performance daqueles que a compõem. Ou seja,...

O que é entrevista por competência? Descubra como fazê-la!

Quando falamos sobre processos seletivos, é interessante lembrar que não existe uma única maneira de...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]

Como fazer a transição de carreira para TI?

Como fazer transição de carreira para TI Ler mais

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI brasileiro carrega um déficit de quase meio milhão de profissionais qualificados. Basicamente, existem vagas, mas não tem quem as ocupe.   Naturalmente, quando o espaço de um profissional não é facilmente preenchido, […]