Entrevista estruturada: o que é e como aplicar? Descubra agora!

Mayk | abril 01, 2024

Imagem artigo

Para candidatos, pode parecer que todas as entrevistas na hora de um processo seletivo são executadas da mesma forma, por meio de perguntas e respostas relevantes para que o recrutador obtenha informações que ajudarão na decisão final. Na prática, as coisas são bem mais complexas.

 

Para você que está iniciando a sua jornada no setor de Recursos Humanos ou pretende melhorar o recrutamento, é interessante entender o que é entrevista estruturada para usar este modelo quando for necessário.

 

Embora se mantenha um formato básico, o qual delimita o que exatamente é esta etapa durante processos seletivos, a maneira como ela é conduzida varia bastante.

 

Não existe um jeito “certo” ou “errado” aqui, apenas aquele que melhor se adequa a cada organização. Uma das maneiras de se realizar uma entrevista, sobre a qual vamos falar hoje, é de forma estruturada.

 

Assim como suas alternativas, existem algumas características específicas e vantagens na aplicação desse tipo de entrevista. Fique atento até o final e entenda melhor!

 

Seja bem-vindo ao blog do Peixe 30. Em nossa comunidade, você encontra outros gestores e aprende a partir dos relatos deles. Temos também diversos conteúdos ricos que vão potencializar a sua carreira. Crie já a sua conta gratuita e entre para o nosso oceano.

 

O que é entrevista estruturada?

Como o nome sugere, essa conversa é aquela na qual todas as perguntas são previamente definidas pelo setor de RH. Dessa forma, o papel do recrutador é mais restrito, devendo se ater ao que foi planejado em qualquer circunstância.

 

Ao pesquisar sobre o que é entrevista estruturada, você precisa entender que a principal diferença deste formato para o semiestruturado e não estruturado está no “pré”. No caso dos dois últimos, há maior liberdade para o entrevistador, podendo (ou não) existir roteiros que auxiliam o que vai ser perguntado durante o processo seletivo.

 

Não existe um jeito melhor ou pior do que o outro, tudo depende do que foi definido antes do processo seletivo ter início. Em todos os casos, a etapa requer profissionalismo e conhecimentos a respeito da empresa, da vaga e do que se está buscando no processo.

 

Quais são as principais indicações da entrevista de emprego estruturada?

Ela é indicada para se filtrar candidatos, de acordo com respostas objetivas sobre suas experiências prévias, habilidades e compatibilidade com a vaga em questão. Naturalmente, isso exige que o processo seja devidamente planejado.

 

Para entender melhor o que é entrevista estruturada, saiba que a técnica é também recomendada quando se busca otimização do tempo e eliminação de vieses de confirmação. Por se tratar de um formato imparcial e rígido, os elementos inesperados são reduzidos drasticamente, o que costuma ser algo positivo e almejado.

 

Embora os itens de uma entrevista estruturada sejam menos flexíveis, isso não significa que o profissional que a conduzirá deva ser robótico. A ideia não é tornar a experiência “fria” aos candidatos, de modo que é necessário prezar por um ambiente confortável e cordial.

 

Como ela é desenvolvida?

Depois de saber o que é entrevista estruturada, o primeiro ponto para sua aplicação é a análise de suas características, o que inclui prós e contras (sobre os quais vamos falar em tópicos posteriores). É a partir do que é ponderado aqui que a decisão sobre o formato é tomada.

 

Em seguida, deve-se definir o que avaliar (o que requer conhecimentos sobre a vaga e a empresa) e qual será o espaço onde a entrevista será conduzida. Assim como outras maneiras de analisar candidatos, pode-se optar por uma conversa presencial ou remota.

 

Deve-se também preparar perguntas e treinar os profissionais que estarão presentes no momento da entrevista, entre gestores e membros do setor de RH. Por fim, realiza-se a entrevista e analisam-se os resultados obtidos a fim de encontrar um “match” para a vaga.

 

Quais são as vantagens da entrevista de emprego estruturada?

Considerando a frequência de uso, é fácil deduzir que ela traz múltiplos benefícios. Alguns já foram até mesmo mencionados brevemente antes, como a eliminação de vieses inconscientes e a maior agilidade e confiabilidade do processo.

 

Observa-se também, ao se aprofundar no que é entrevista estruturada:

 

  • maior objetividade na avaliação (considerando as perguntas padronizadas; independentemente do candidato entrevistado);
  • imparcialidade nos critérios utilizados;
  • possibilidade de comparar resultados;
  • menor tempo despendido na tarefa.

 

Além disso, ela entrega um maior domínio ao recrutador e ao processo de planejamento, o que possibilita encontrar o candidato ideal de maneira mais acertada. A consistência com a qual esse método pode ser aplicado também conta como ponto positivo.

 

Quais são as desvantagens?

Assim como qualquer outra técnica em processos seletivos e/ou tarefas do setor de RH, se você pesquisar o que é entrevista estruturada, verá que ela também tem características que podem não ser ideais para algumas empresas e cargos. Como já mencionado, tudo depende dos objetivos.

 

A inflexibilidade acaba eliminando a espontaneidade, algo interessante para a conexão entre candidato e recrutador. Por não abrir espaço para conduções naturais, também pode existir um nível elevado de superficialidade. As respostas do participante ficam muito mais limitadas.

 

Considerando todas essas características, este formato de entrevista não é indicado para vagas com foco criativo, onde a performance “fora da caixa” conta como ponto positivo. A diversidade de ideias dos candidatos acaba sendo prejudicada em alguns processos.

 

Por fim, a aplicação desse método requer conhecimentos aprofundados sobre a empresa e suas necessidades. Embora suas vantagens sejam facilmente observadas, cada organização possui uma realidade exclusiva.

 

Ao aprender sobre o que é entrevista estruturada, vale ler sobre os outros formatos para decidir o modelo que usará no próximo processo seletivo. Aproveite também para ver as diferenças entre recrutamento interno e externo.

 

Por falar em recrutamento, você precisa conhecer o software de seleção, desenvolvido pelo Peixe 30. Ele reduz o tempo na avaliação de perfis e encurta o caminho para que a sua empresa encontre bons profissionais. Aproveite a tecnologia para filtrar os melhores candidatos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]