O desligamento de um colaborador é sempre uma ocasião desafiadora para os profissionais do setor de RH, por mais amigável que seja o fim do ciclo. Quando essa separação ocorre por razões irreconciliáveis, torna-se ainda mais difícil saber exatamente como proceder.
Diante da complexidade do momento, vamos apresentar algumas dicas para que você saiba como demitir um funcionário problemático da melhor forma.
Esse é aquele colaborador com o qual não há alternativas para alinhar expectativas e comportamentos. Nesses casos, deve-se colocar em prática normas internas e leis trabalhistas, mas essa é apenas parte do processo.
Nesse texto, vamos explorar o que pode ser feito antes, durante e após o desligamento. Conheça algumas ideias que tornam esse processo o menos desagradável possível para todos os envolvidos.
Personalize sua busca e encontre os talentos certos para a sua empresa. Com o Recruiter Peixe 30, você define os critérios e a plataforma faz o trabalho pesado. Automatize o seu processo seletivo!
Existem soluções prévias ao desligamento?
Antes de explicar como demitir um funcionário problemático, é indispensável que sejam consideradas outras opções, levando em conta que essa é a última etapa. Isso inclui conversas prévias para alinhar comportamentos e feedbacks com relação ao que não está dando certo.
Essas medidas, porém, só são possíveis quando o comportamento problemático não infringe alguma regra interna ou mesmo leis, o que não deve ser tolerado. O desligamento de um colaborador com atitudes inaceitáveis serve também para garantir a segurança do coletivo.
Tomada a decisão do desligamento a partir de conversas com gestores, os próximos passos são burocráticos, mas começam com uma conversa. É exatamente desse ponto em diante que os itens da lista a seguir se comprometem a ajudar os profissionais do RH da empresa.
Aproveite para ver dicas de recrutamento! Quanto mais acertar no momento da contratação, menos situações como essas poderão ocorrer!
Aprenda como demitir um funcionário problemático
Chegamos ao momento inevitável: a demissão. Antes de qualquer coisa, é importante que todos os passos sejam conduzidos de maneira transparente e educada a fim de que problemas não escalem. Abaixo, veja cinco dicas que podem ser adotadas.
1 – Marque uma reunião individual
Um comunicado de desligamento não deve jamais ser feito de maneira repentina ou em público. Isso significa que o primeiro passo para saber como demitir um funcionário problemático consiste em marcar um horário com o profissional para uma reunião individual, onde a conversa será feita com atenção.
Esse será o momento de explicar coisas (assunto que abordaremos em tópicos posteriores) e responder perguntas. Jamais antecipe a informação para outros colaboradores e tenha a certeza de que, antes de chegar nesse ponto, todas as medidas adequadas foram tomadas.
2 – Explique claramente os motivos do desligamento
Como mencionamos no item anterior sobre como demitir um funcionário problemático, o momento da conversa é também a oportunidade de esclarecimentos. Aqui não se deve arranjar desculpas ou “enrolar”: os motivos serão enumerados de forma clara e organizada.
Também é necessário se certificar de que as razões não são baseadas em “achismos”, o que é feito com anotações prévias de exemplos práticos. “Não ser colaborativo”, por exemplo, é uma atitude capaz de ser exemplificada com uma situação em que o colaborador se omitiu.
3 – Mantenha a postura profissional em todas as situações
A maioria dos desligamentos não são desagradáveis, levando em conta que os indivíduos envolvidos na conversa são profissionais. Apesar disso, estamos falando especificamente daqueles colaboradores problemáticos, o que muda um pouco a situação.
Independentemente da atitude do profissional desligado, deve-se manter a educação e a cordialidade. Isso requer boa inteligência emocional a fim de não escalar situações, mas é perfeitamente possível responder de forma racional, sem devolver palavras desrespeitosas.
4 – Explique as próximas etapas do processo
Entre as dicas de como demitir um funcionário problemático, vale lembrar que este não é um processo que consiste em uma única etapa.
Existem leis trabalhistas e normas internas que precisam ser respeitadas, as quais podem não ser conhecidas pelo colaborador demitido. Esse é o momento de esclarecer as etapas.
Instrua o colaborador sobre as etapas seguintes e o que ele precisa fazer. A necessidade de assinaturas, documentos, últimos pagamentos, exames e tudo mais precisam ser enumerados a fim de que nenhum dos próximos passos seja uma surpresa ao indivíduo.
5 – Comunique os outros profissionais da equipe
A última etapa sobre como demitir um funcionário problemático consiste na comunicação com os outros membros da equipe da qual ele fazia parte. Essa atitude, assim como todas as outras mencionadas até aqui, deve ser profissional, sem “fofocas” e detalhes excessivos.
Instrua os colaboradores sobre como os trabalhos serão conduzidos a partir de então (levando em conta as tarefas desempenhadas pelo profissional demitido) e ofereça apoio nesse momento de transição. O impacto do desligamento não deve interromper as atividades.
O objetivo do desligamento de um profissional problemático jamais deve ser constrangê-lo. A ideia é separar os caminhos do ex-colaborador e da organização de maneira que ambos tenham sucesso em suas empreitadas posteriores, mesmo que não compartilhem vínculos.
Além disso, existe muito a ser aprendido com a experiência. Apenas o profissional que já passou pela situação conhece como ocorrem na prática, o que permite que novas normas sejam observadas para o futuro, algo positivo.
Depois de entender como demitir um funcionário problemático, será preciso fazer um novo processo seletivo? Aproveite a tecnologia para filtrar os melhores candidatos. Com o software de recrutamento do Peixe 30, você reduz o tempo na avaliação de perfis individuais e encurta o caminho para encontrar bons profissionais.