Que o crescimento de uma empresa é dependente da performance de seus colaboradores não há discussão, mas o que poucos consideram é que uma organização pode aprender também com aqueles que irão sair, desde que utilize as ferramentas certas. Entenda o que é entrevista de desligamento e como ela pode ajudar a corrigir algumas falhas.
A lógica é a mesma usada em outros aspectos da vida em sociedade: erros ensinam mais do que os acertos. É a partir de situações vivenciadas no passado que podemos melhorar para o futuro. A empresa que se fecha para isso, sabota diretamente o próprio crescimento.
Uma maneira de aprender e crescer com experiências nem sempre positivas é por meio da entrevista de desligamento. Essa ferramenta vem sendo cada vez mais usada pelos profissionais de RH, sempre com resultados positivos para as organizações e os colaboradores que compõem seus setores.
Inclusive, se você não sabe como desligar um funcionário, pesquise sobre os processos que podem ser adotados para tornar o momento menos traumático, além de coletar as informações que serão essenciais para a empresa no futuro. Leia com atenção!
Inspire-se em histórias de outros recrutadores e faça novas parcerias. Baixe o aplicativo, faça seu cadastro e mergulhe nas oportunidades disponíveis aqui no Peixe 30.
Entenda o que é entrevista de desligamento
Essa é uma atividade realizada pelo setor de Recursos Humanos junto a um profissional que foi desligado da organização. Como o nome indica, ela consiste em uma conversa, na qual a empresa busca informações relevantes ao seu crescimento.
O objetivo principal é obter feedback sobre a maneira como os trabalhos são conduzidos na organização e como isso pode ser aprimorado no futuro. Deve existir interesse genuíno, por parte da empresa, em ouvir a perspectiva do ex-colaborador.
O que torna uma entrevista de desligamento valiosa é o fato de que profissionais que não fazem mais parte da empresa costumam se sentir mais confortáveis em expressar opiniões sinceras. Logo, tais informações podem ser usadas para melhorar os processos internos.
Como conduzir uma entrevista de desligamento?
Considerando a importância e os objetivos, os profissionais do setor de RH podem ter algumas dúvidas sobre como conduzi-la. A fim de auxiliar na tarefa, nós listamos 5 das principais dicas para a realização da tarefa.
1 – Saiba quais perguntas fazer
Considerando o que é entrevista de desligamento e sua importância, é imprescindível que o profissional responsável por conduzi-la esteja devidamente preparado. Isso inclui saber quais perguntas fazer, levando em conta aspectos que podem melhorar os trabalhos da empresa.
Ademais, é preciso se lembrar que uma entrevista de desligamento não é uma obrigação profissional do colaborador desligado, de modo que o tempo dele deve ser valorizado. O mais recomendado, portanto, é fazer um roteiro prévio e estar preparado para a conversa.
2 – Conheça o melhor momento para conduzir a entrevista
O desligamento de um colaborador pode acontecer por diversos motivos, seja por vontade do profissional, diferenças com a organização ou um acordo mútuo. Em todos os casos, é provável que os momentos imediatamente após a sua saída não sejam muito positivos.
Ou seja: primeiro entenda o que é entrevista de desligamento e antes de realizá-la, tenha “tato” para identificar o melhor momento. Nesse sentido, não existe uma dica única que sirva para todas as situações: é necessário que o profissional responsável perceba o clima favorável ao assunto.
Além disso, se feitas “com antecedência” podem gerar respostas enviesadas, especialmente se a situação do desligamento não foi uma decisão do profissional. É preciso que exista respeito e empatia por parte de quem conduzirá a entrevista.
3 – Ceda espaço para o colaborador se expressar
Quando refletimos sobre o que é entrevista de desligamento e as razões dela existir, essa dica fica óbvia, mas tropeços podem acontecer. A ferramenta serve para que a empresa receba feedback de um profissional que está a deixando, de modo que a opinião dele importe.
Profissionais do RH que estejam na posição de conduzir entrevistas de desligamento devem ouvir, sem interrupções. Esse não é o momento de “defender” o posicionamento da empresa, mas de perceber quais pontos relacionados aos trabalhos podem ser aprimorados.
4 – Considere os objetivos da entrevista
Como mencionamos em parágrafos anteriores, ao entender o que é entrevista de desligamento, saberá que ela serve a diferentes propósitos, de acordo com a organização e as estratégias elaboradas pelos setores que a compõem. Isso significa que os objetivos serão distintos em cada caso.
Antes mesmo de elaborar o roteiro da conversa, é preciso colocar no papel as informações que se deseja descobrir. Se o foco for o trabalho em equipe, por exemplo, as perguntas devem refletir isso, a fim de que surjam estratégias de melhoria desse aspecto.
Elas podem servir também para diminuir a tensão entre o profissional e a empresa (o que pode levar até mesmo a recontratações no futuro), melhorar a imagem da organização perante os colaboradores e proporcionar um fechamento adequado de ciclo.
5 – Desenvolva estratégias de acordo com as respostas
Ao pesquisar o que é entrevista de desligamento, verá que ela só é útil se as respostas obtidas servirem a um propósito. Ou seja: de nada adianta conduzi-la da maneira correta, se as informações não levarem a nenhuma ação concreta. A partir dos resultados, deve-se colocar a mão na massa.
Naturalmente, esse tipo de atitude vai muito além do setor de RH, o que na prática aponta para a necessidade de uma integração entre diferentes departamentos. A ideia é que todos os espaços e equipes se beneficiem dos conhecimentos dessa conversa.
Vai fazer um novo processo seletivo? Aproveite a tecnologia para filtrar os melhores candidatos. Com o software de recrutamento do Peixe 30, você reduz o tempo na avaliação de perfis individuais e encurta o caminho para encontrar bons profissionais.