
Em junho de 2021, o pai do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que um projeto de metaverso estava em desenvolvimento. Essa única informação mudou o cenário tecnológico mundial, graças a importância de todas as ferramentas à disposição dos profissionais.
De lá para cá, o assunto se tornou parte cotidiana das discussões sobre tecnologia, ultrapassando os campos de estudos especializados e caiu na boca do povo. Embora boa parte de seus conceitos não sejam compreendidos de imediato, sua importância é inegável.
Naturalmente, essa importância se expande para o campo profissional. Muitas pessoas começam a pesquisar formas de como trabalhar no metaverso, já que isso é uma realidade dentro e fora do Brasil.
Compreender o conceito e como ele pode ser aplicado no trabalho ganhou vital importância. E este é o objetivo do Peixe 30 com este artigo. Leia com atenção e veja como explorar o metaverso em sua carreira!
Veja aqui: Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?
O que é o metaverso?
De maneira simplificada, “metaverso” é um termo guarda-chuva usado para se referir a um mundo virtual que existe com o objetivo de replicar a realidade por meio de elementos digitais (como computadores e a internet). Embora simplista, essa explicação ajuda a introduzir o tema.
A imersão é uma das grandes preocupações do metaverso, o que explica a sua expansão como tendência tecnológica. Embora o conceito exista há décadas, foram os novos avanços (como realidade aumentada) que permitiram a sua viabilidade.
Por se tratar de um fenômeno relativamente novo (ao menos quando falamos do uso em grande escala), o metaverso ainda é um conceito largamente inexplorado. Esse fato pode ser visto como negativo, mas profissionais de diversas áreas podem usar isso ao seu favor.
Confira algumas dicas de como trabalhar no metaverso
Considerando a expansão do metaverso e a maneira como ele vem sendo utilizado pelos profissionais da área da tecnologia, algumas pessoas podem se perguntar: é possível trabalhar no metaverso? Se sim, como?
Para responder essas perguntas, separamos 6 dicas. Confira!
Compreenda o que é o metaverso
Antes de buscar alternativas de como trabalhar no metaverso, é imprescindível compreender o que ele é e como funciona de maneira aprofundada. Embora seja um fenômeno inegável, este ambiente vai muito além do que é falado superficialmente em notícias sobre tecnologia.
Acompanhar portais especializados e profissionais da área são as melhores maneiras de se manter informado corretamente. A partir desses canais, é possível ser direcionado a outros materiais, os quais continuarão a alimentar conhecimentos sobre o metaverso e suas nuances.
Conheça as oportunidades de trabalho no metaverso
“Trabalhar no metaverso” é algo bastante amplo. Apesar de nova, essa fatia do mercado já engloba os mais variados campos, com profissionais de diferentes áreas e expertises. É preciso então, saber de que forma os conhecimentos podem ser aplicados para as vagas disponíveis.
Entre as oportunidades de vagas existentes no metaverso podemos citar: cientista de pesquisa, designer espacial, diretor de eventos, estilista de moda digital, gestor de investimentos, gestor de patrimônio imobiliário e influenciador. As oportunidades são muitas!
Desenvolva habilidades
Baseado nas oportunidades existentes para aqueles que buscam alternativas de como trabalhar no metaverso, se faz necessário desenvolver as habilidades necessárias. Um estilista de moda digital, por exemplo, deverá ter os conhecimentos associados com o design de moda fora do universo virtual.
O mesmo vale para todas as outras áreas, especialmente aquelas com foco técnico e voltadas para a Tecnologia da Informação. A partir do desenvolvimento dessas habilidades, novas portas serão abertas para os profissionais que desejam trabalhar no metaverso.
Tenha uma rede de contatos
O desenvolvimento de comunidades próximas e de ajuda mútua é um dos pontos fortes do metaverso. Embora os grupos ainda sejam reduzidos, aqueles que os compõem são unidos e compartilham experiências, oportunidades e sucesso, tanto dentro quanto fora do ambiente virtual.
Trabalhar no Metaverso é algo que se beneficia de um bom networking. Participar de grupos e conhecer pessoas (tanto especialistas quanto entusiastas) ajudará para que aqueles que estão começando, descubram oportunidades e estabeleçam relações significativas.
Cuide da sua saúde psicológica
Os avanços tecnológicos que permitiram o surgimento do metaverso são uma faca de dois gumes: por um lado, as possibilidades são quase infinitas, diante de um universo irrestrito das amarras e possibilidades físicas. Por outro, os perigos associados também são reais.
Especialistas na área trazem a dica de que ao embarcar em um trabalho no metaverso, o profissional deve ter uma divisão clara de seus papéis, dentro e fora dele. Com limites estabelecidos, é possível obter sucesso na carreira sem prejuízos para a saúde psicológica.
Dedique-se à sua empreitada
Como você viu nas dicas de como trabalhar no metaverso, as novas oportunidades são amplas, mas assim como em outras áreas da vida, isso requer esforço. O simples fato de ele ser uma tendência, não é suficiente para garantir sucesso e estabilidade na carreira.
Nesse ponto, cabe ao profissional fazer o seu sucesso. O que está por trás dos resultados positivos varia, mas sempre se associa com o aprofundamento de conhecimentos, técnicas e habilidades, a fim de crescer dentro da área. Com dedicação e foco, o resultado vem.
Você pode criar seu cadastro gratuito no Peixe 30 e melhorar o seu networking com diversos especialistas que falam sobre o metaverso. Veja as contribuições deles e busque inspirações para a sua carreira!
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.
Aqui no Peixe 30, além de ajudá-lo a entender como trabalhar no metaverso, nós criamos vários conteúdos para auxiliar gestores, empresários e profissionais em seus desafios diários:
Como desenvolver habilidades de liderança?