Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Mayk | setembro 26, 2022

Imagem artigo

Alcançar o sucesso na carreira é uma batalha contínua. Especialmente em setores saturados, a tarefa de se destacar no trabalho e crescer profissionalmente torna-se ainda mais difícil. Como mostrar que você oferece mais do que outros profissionais?

 

O conceito de sucesso profissional varia de pessoa para pessoa, mas o crescimento na carreira e bons salários estão sempre associados a este objetivo. A cada degrau, novos desafios surgem!

 

É necessário investir em habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, atualizar seus conhecimentos técnicos e ter um excelente networking. A junção destes fatores é o que levará ao sucesso.

 

Pensando nisso, neste texto vamos listar algumas dicas importantes para que você saiba como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente. Leia com atenção e adapte as informações a sua realidade para que alcance o seu objetivo!

 

Destaque-se no trabalho e cresça profissionalmente

Cada pessoa tem uma forma de medir o seu sucesso. Alguns valorizam o cargo conquistado, outros priorizam bons salários, enquanto uma parcela prefere priorizar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Para alcançar aquilo que deseja, é necessário investir tempo e estudos.

 

Abaixo apresentaremos oito dicas de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente. Veja quais dessas opções fazem mais sentido na sua realidade atual e invista nelas.

 

1 – Esteja sempre se aprimorando

Um bom profissional nunca para de aprender. Independentemente da área, sempre existem novos conhecimentos a serem agregados, de modo que uma ótima maneira de demonstrar excelência é continuar investindo na sua capacitação.

 

Esse aprimorando pode ser tanto de maneira formal (com cursos, pós-graduação etc) quanto baseado em experiências práticas. O importante é que você nunca se sinta satisfeito com o que sabe e esteja sempre buscando aprimorar as habilidades no trabalho.

 

2 – Seja constante

Embora a responsabilidade seja um dos elementos mais básicos de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente, nunca é demais frisar a sua importância. Um profissional comprometido, pontual com prazos e cronogramas e que cumpre o que se espera dele, sempre será valorizado.

 

Destacar-se não necessariamente passa por atitudes grandiosas. Seja aquela pessoa estável e confiável a quem gestores buscam quando encontram algum problema. Colocando essas características na prática, você provará a sua importância dentro da empresa.

 

3 – Mantenha-se motivado

O esforço para crescer profissionalmente só existe se você se sentir psicologicamente motivado. Na maioria das vezes, as ferramentas para o crescimento no ambiente de trabalho já estão nas suas mãos, basta utilizá-las ao seu favor.

 

Uma excelente maneira de se manter motivado é traçando objetivos a curto e longo prazo. Se você estiver fazendo um trabalho que gosta e do qual sente orgulho, não será difícil se manter focado, ambicioso e diligente.

 

4 – Compreenda a importância do seu trabalho

Uma forma efetiva de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente passa, necessariamente, pela compreensão do seu próprio valor como colaborador. Para isso, um exercício importante é questionar quais são os seus pontos fortes e fracos e o que você agrega para a organização da qual faz parte.

 

Reflita sobre as suas tarefas, competência, atitude e o valor do seu trabalho. A partir dessa avaliação, você será capaz de trabalhar com o objetivo de aperfeiçoar o que não faz tão bem e melhor demonstrar o que já realiza com maestria.

 

5 – Peça conselhos e feedbacks

Saber lidar com críticas construtivas é uma qualidade inestimável. Nem sempre nós somos capazes de compreender o que estamos fazendo de errado sem que outros apontem, de modo que conselhos e feedbacks são uma excelente maneira de melhorar um trabalho.

 

Esteja aberto a avaliações externas e ativamente busque o feedback de seus colegas de trabalho. Peça conselhos a outros profissionais da sua área e se permita descobrir coisas novas (tanto positivas quanto negativas) sobre a sua atuação e competências.

 

6 – Fique atento para oportunidades

Quando falamos em dicas de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente, não somente o “como” é importante, mas também o “quando”. Chances de crescimento não aparecem sempre, mas o bom profissional é capaz de identificá-las e utilizar o momento ao seu favor.

 

A maioria das melhores oportunidades carregam riscos associados, mas você não deve ter medo deles. A cautela é sua amiga até certo ponto, mas em excesso ela diminui consideravelmente suas chances de se destacar no ambiente de trabalho.

 

7 – Entenda o que se espera de você

Diversos ambientes profissionais valorizam diferentes características. Um colaborador comunicativo pode ser indispensável em uma organização, mas não obter o mesmo reconhecimento em outra. Se destacar, então, depende muito do contexto.

 

A fim de oferecer o seu melhor, é muito importante que entenda o que a organização espera dos colaboradores e como poderá ter este diferencial. Com essas informações em mente, você conseguirá otimizar suas chances de obter sucesso.

 

8 – Trabalhe bem em equipe

Fechando as nossas dicas de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente, é importante reforçar que os melhores colaboradores são aqueles que conseguem se destacar em contextos coletivos. Isso significa saber trabalhar bem em equipe, contribuir com ideias, oferecer soluções e tomar a frente em situações que requeiram proatividade.

 

Saber ouvir também se encaixa aqui. A capacidade de liderança é uma característica altamente valorizada, mas tão importante quanto é saber fazer concessões e trabalhar de maneira flexível e criativa com diferentes personalidades e ideias.

 

Obter sucesso profissional é o objetivo da maioria das pessoas, mas é preciso manter seus valores pessoais à frente de qualquer coisa. O trabalho duro deve vir associado a uma atitude educada, ética e solícita, acima de qualquer coisa.

 

Aplique estes conselhos de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente e continue sempre dando o seu melhor. Oportunidades especiais surgem quando menos esperamos, então não desista. Com dedicação e perseverança, temos certeza que o seu crescimento vai acontecer. Boa sorte!

 

Você conhece todas as suas habilidades, inclusive as comportamentais? Faça seu cadastro e preencha seu perfil aqui no Peixe 30 e tenha acesso ao Assessment, um estudo completo e gratuito que apresenta suas principais características, baseadas na metodologia DISC.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]