Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Mayk | setembro 26, 2022

Imagem artigo

Alcançar o sucesso na carreira é uma batalha contínua. Especialmente em setores saturados, a tarefa de se destacar no trabalho e crescer profissionalmente torna-se ainda mais difícil. Como mostrar que você oferece mais do que outros profissionais?

 

O conceito de sucesso profissional varia de pessoa para pessoa, mas o crescimento na carreira e bons salários estão sempre associados a este objetivo. A cada degrau, novos desafios surgem!

 

É necessário investir em habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills, atualizar seus conhecimentos técnicos e ter um excelente networking. A junção destes fatores é o que levará ao sucesso.

 

Pensando nisso, neste texto vamos listar algumas dicas importantes para que você saiba como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente. Leia com atenção e adapte as informações a sua realidade para que alcance o seu objetivo!

 

Destaque-se no trabalho e cresça profissionalmente

Cada pessoa tem uma forma de medir o seu sucesso. Alguns valorizam o cargo conquistado, outros priorizam bons salários, enquanto uma parcela prefere priorizar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Para alcançar aquilo que deseja, é necessário investir tempo e estudos.

 

Abaixo apresentaremos oito dicas de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente. Veja quais dessas opções fazem mais sentido na sua realidade atual e invista nelas.

 

1 – Esteja sempre se aprimorando

Um bom profissional nunca para de aprender. Independentemente da área, sempre existem novos conhecimentos a serem agregados, de modo que uma ótima maneira de demonstrar excelência é continuar investindo na sua capacitação.

 

Esse aprimorando pode ser tanto de maneira formal (com cursos, pós-graduação etc) quanto baseado em experiências práticas. O importante é que você nunca se sinta satisfeito com o que sabe e esteja sempre buscando aprimorar as habilidades no trabalho.

 

2 – Seja constante

Embora a responsabilidade seja um dos elementos mais básicos de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente, nunca é demais frisar a sua importância. Um profissional comprometido, pontual com prazos e cronogramas e que cumpre o que se espera dele, sempre será valorizado.

 

Destacar-se não necessariamente passa por atitudes grandiosas. Seja aquela pessoa estável e confiável a quem gestores buscam quando encontram algum problema. Colocando essas características na prática, você provará a sua importância dentro da empresa.

 

3 – Mantenha-se motivado

O esforço para crescer profissionalmente só existe se você se sentir psicologicamente motivado. Na maioria das vezes, as ferramentas para o crescimento no ambiente de trabalho já estão nas suas mãos, basta utilizá-las ao seu favor.

 

Uma excelente maneira de se manter motivado é traçando objetivos a curto e longo prazo. Se você estiver fazendo um trabalho que gosta e do qual sente orgulho, não será difícil se manter focado, ambicioso e diligente.

 

4 – Compreenda a importância do seu trabalho

Uma forma efetiva de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente passa, necessariamente, pela compreensão do seu próprio valor como colaborador. Para isso, um exercício importante é questionar quais são os seus pontos fortes e fracos e o que você agrega para a organização da qual faz parte.

 

Reflita sobre as suas tarefas, competência, atitude e o valor do seu trabalho. A partir dessa avaliação, você será capaz de trabalhar com o objetivo de aperfeiçoar o que não faz tão bem e melhor demonstrar o que já realiza com maestria.

 

5 – Peça conselhos e feedbacks

Saber lidar com críticas construtivas é uma qualidade inestimável. Nem sempre nós somos capazes de compreender o que estamos fazendo de errado sem que outros apontem, de modo que conselhos e feedbacks são uma excelente maneira de melhorar um trabalho.

 

Esteja aberto a avaliações externas e ativamente busque o feedback de seus colegas de trabalho. Peça conselhos a outros profissionais da sua área e se permita descobrir coisas novas (tanto positivas quanto negativas) sobre a sua atuação e competências.

 

6 – Fique atento para oportunidades

Quando falamos em dicas de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente, não somente o “como” é importante, mas também o “quando”. Chances de crescimento não aparecem sempre, mas o bom profissional é capaz de identificá-las e utilizar o momento ao seu favor.

 

A maioria das melhores oportunidades carregam riscos associados, mas você não deve ter medo deles. A cautela é sua amiga até certo ponto, mas em excesso ela diminui consideravelmente suas chances de se destacar no ambiente de trabalho.

 

7 – Entenda o que se espera de você

Diversos ambientes profissionais valorizam diferentes características. Um colaborador comunicativo pode ser indispensável em uma organização, mas não obter o mesmo reconhecimento em outra. Se destacar, então, depende muito do contexto.

 

A fim de oferecer o seu melhor, é muito importante que entenda o que a organização espera dos colaboradores e como poderá ter este diferencial. Com essas informações em mente, você conseguirá otimizar suas chances de obter sucesso.

 

8 – Trabalhe bem em equipe

Fechando as nossas dicas de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente, é importante reforçar que os melhores colaboradores são aqueles que conseguem se destacar em contextos coletivos. Isso significa saber trabalhar bem em equipe, contribuir com ideias, oferecer soluções e tomar a frente em situações que requeiram proatividade.

 

Saber ouvir também se encaixa aqui. A capacidade de liderança é uma característica altamente valorizada, mas tão importante quanto é saber fazer concessões e trabalhar de maneira flexível e criativa com diferentes personalidades e ideias.

 

Obter sucesso profissional é o objetivo da maioria das pessoas, mas é preciso manter seus valores pessoais à frente de qualquer coisa. O trabalho duro deve vir associado a uma atitude educada, ética e solícita, acima de qualquer coisa.

 

Aplique estes conselhos de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente e continue sempre dando o seu melhor. Oportunidades especiais surgem quando menos esperamos, então não desista. Com dedicação e perseverança, temos certeza que o seu crescimento vai acontecer. Boa sorte!

 

Você conhece todas as suas habilidades, inclusive as comportamentais? Faça seu cadastro e preencha seu perfil aqui no Peixe 30 e tenha acesso ao Assessment, um estudo completo e gratuito que apresenta suas principais características, baseadas na metodologia DISC.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!