Como fazer a transição de carreira para TI?

Mayk | fevereiro 25, 2023

Imagem artigo

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI brasileiro carrega um déficit de quase meio milhão de profissionais qualificados. Basicamente, existem vagas, mas não tem quem as ocupe.

 

Naturalmente, quando o espaço de um profissional não é facilmente preenchido, melhoram-se as oportunidades. Trabalhos precisam ser feitos, o que obriga empresas a aumentar salários e benefícios, a fim de atrair mão de obra qualificada para dentro das organizações.

 

Observando esse cenário, é bem provável que profissionais de outras áreas passem a pesquisar formas de como fazer a transição de carreira para TI. Neste artigo, apresentaremos a você algumas dicas que podem ser aplicadas para maximizar as chances de sucesso em um novo campo de trabalho.

 

 

Por que fazer uma transição de carreira para TI?

Considerando a introdução, não é difícil imaginar porque um profissional pode desejar fazer a transição de carreira para TI. Enquanto algumas áreas do mercado de trabalho estão saturadas e trazem uma remuneração baixa, Tecnologia da Informação vive o oposto.

 

Como consequência, é tentador suprir essa demanda e, ao mesmo tempo, obter maior sucesso na carreira. Não é preciso dizer que a decisão vem atrelada a diversos desafios e riscos, mas quando bem feita, revela benefícios consideráveis aos profissionais.

 

Aprenda como fazer a transição de carreira para TI com estas dicas

Após avaliar diversos fatores, você tomou a decisão de fazer uma grande mudança na sua vida profissional. Saiba que este passo é importante e deve ser dado com muita cautela. Para ajudá-lo, temos algumas dicas. Confira!

 

Esteja confiante da sua decisão

O primeiro passo para a tomada de qualquer decisão profissional é um profundo autoconhecimento. Quem está de fora é possível opinar sobre o que parece (ou não) bom para uma carreira, mas apenas o indivíduo diante da situação transicional pode compreendê-la.

 

Dessa forma, a primeira dica de como fazer a transição de carreira para TI, é sobre a necessidade de  pensar no momento profissional que se vive e o que se busca para o futuro. Embora essa tomada de decisão tenha um viés “lógico”, a sua saúde mental e os seus sentimentos não devem ser ignorados.

 

Estude sobre o mercado de TI

Tomada a decisão da transição de carreira, é preciso compreender o novo campo de atuação. Enxergar as possibilidades da área envolve a busca por vagas de TI, profunda pesquisa de mercado e entendimento sobre como é o cotidiano dos trabalhos com as tecnologias.

 

Esses estudos podem ser feitos de diversas formas, mais comumente com o consumo de conteúdos provenientes de especialistas e profissionais da área. É essencial buscar referências para se inspirar e saber quais as habilidades necessárias para se posicionar no mercado.

 

Aprofunde os seus conhecimentos técnicos

Ao buscar informações sobre como fazer a transição de carreira para TI, entenda que esta é uma das mais técnicas de todas. Isso significa que a boa vontade não é capaz de carregar um profissional sem a expertise necessária, independentemente do quão esforçado ele seja.

 

É preciso colocar a mão na massa e dedicar-se aos estudos técnicos!

 

Desenvolver um plano de estudos focado nas habilidades requeridas é o caminho ideal. Embora existam cursos disponíveis, o autodidatismo pode ser uma saída interessante. Atualize seus conhecimentos, realize testes, pratique ao máximo e confie no seu progresso.

 

Desenvolva um planejamento

Fazer uma transição de carreira é uma atitude corajosa, mas que não se sustenta unicamente pela ousadia. A partir da decisão, estudo do mercado e aprendizado das  técnicas, o profissional deverá desenvolver um planejamento dos seus próximos passos.

 

Com uma delimitação de objetivos, é possível fazer um plano de ação, estabelecendo prazos, atualização do currículo e começar a agregar experiência profissional prática. Nesse sentido, ter um portfólio (mesmo que modesto) irá ajudar na busca por um espaço na área.

 

Estabeleça um bom networking

Habilidades e experiência podem garantir boas oportunidades de trabalho, mas nada supera um bom networking. Especialmente em um momento de transição de carreira, quando você ainda não está completamente confortável no novo campo, um empurrãozinho é essencial.

 

Dito isto, esta dica sobre como fazer a transição de carreira para TI reforça a importância de como ter uma boa rede de relacionamentos ajudará tremendamente nesta migração. Relacionamentos dessa natureza não surgem do dia para noite, então converse bastante com profissionais que já atuam na área e compareça a eventos.

 

Compreenda os riscos

Mesmo quando todas as dicas listadas anteriormente são consideradas, os riscos ainda estarão presentes. É possível diminuir as chances de tropeços, mas qualquer área do mercado de trabalho carrega suas incertezas, o que não é diferente com o campo de TI.

 

É preciso identificar riscos em potencial e tomar cuidado para não “queimar a largada”, especialmente quando a transição de carreira incorre no abandono da área profissional anterior. Planeje-se financeiramente, e se possível, tenha um “plano B”, caso venha a cair.

 

Histórias de sucesso profissional imediato existem, mas elas são raras. Na maioria das vezes, o que ouvimos são relatos de pessoas que tiveram muitas portas fechadas e receberam diversos “nãos” antes de conseguirem o seu espaço no mercado de trabalho de TI.

 

É extremamente importante que o profissional que decide embarcar nessa nova jornada seja resiliente. Os problemas irão aparecer, dependendo exclusivamente do indivíduo. Se a transição é uma vontade, não se deve desistir. Com trabalho duro, os desafios são vencidos!

 

Não sabe por onde começar? Nós vamos ajudá-lo. Baixe já o APP do Peixe 30, faça seu cadastro gratuito e busque por profissionais da área de TI. Ouça suas histórias e crie sua rede de contatos. Estas experiências podem te ajudar a encontrar o caminho para o sucesso profissional!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

 

Além de aprender como fazer a transição de carreira para TI, aproveite para ler mais sobre:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]