Como fazer a transição de carreira para TI?

Mayk | fevereiro 25, 2023

Imagem artigo

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI brasileiro carrega um déficit de quase meio milhão de profissionais qualificados. Basicamente, existem vagas, mas não tem quem as ocupe.

 

Naturalmente, quando o espaço de um profissional não é facilmente preenchido, melhoram-se as oportunidades. Trabalhos precisam ser feitos, o que obriga empresas a aumentar salários e benefícios, a fim de atrair mão de obra qualificada para dentro das organizações.

 

Observando esse cenário, é bem provável que profissionais de outras áreas passem a pesquisar formas de como fazer a transição de carreira para TI. Neste artigo, apresentaremos a você algumas dicas que podem ser aplicadas para maximizar as chances de sucesso em um novo campo de trabalho.

 

 

Por que fazer uma transição de carreira para TI?

Considerando a introdução, não é difícil imaginar porque um profissional pode desejar fazer a transição de carreira para TI. Enquanto algumas áreas do mercado de trabalho estão saturadas e trazem uma remuneração baixa, Tecnologia da Informação vive o oposto.

 

Como consequência, é tentador suprir essa demanda e, ao mesmo tempo, obter maior sucesso na carreira. Não é preciso dizer que a decisão vem atrelada a diversos desafios e riscos, mas quando bem feita, revela benefícios consideráveis aos profissionais.

 

Aprenda como fazer a transição de carreira para TI com estas dicas

Após avaliar diversos fatores, você tomou a decisão de fazer uma grande mudança na sua vida profissional. Saiba que este passo é importante e deve ser dado com muita cautela. Para ajudá-lo, temos algumas dicas. Confira!

 

Esteja confiante da sua decisão

O primeiro passo para a tomada de qualquer decisão profissional é um profundo autoconhecimento. Quem está de fora é possível opinar sobre o que parece (ou não) bom para uma carreira, mas apenas o indivíduo diante da situação transicional pode compreendê-la.

 

Dessa forma, a primeira dica de como fazer a transição de carreira para TI, é sobre a necessidade de  pensar no momento profissional que se vive e o que se busca para o futuro. Embora essa tomada de decisão tenha um viés “lógico”, a sua saúde mental e os seus sentimentos não devem ser ignorados.

 

Estude sobre o mercado de TI

Tomada a decisão da transição de carreira, é preciso compreender o novo campo de atuação. Enxergar as possibilidades da área envolve a busca por vagas de TI, profunda pesquisa de mercado e entendimento sobre como é o cotidiano dos trabalhos com as tecnologias.

 

Esses estudos podem ser feitos de diversas formas, mais comumente com o consumo de conteúdos provenientes de especialistas e profissionais da área. É essencial buscar referências para se inspirar e saber quais as habilidades necessárias para se posicionar no mercado.

 

Aprofunde os seus conhecimentos técnicos

Ao buscar informações sobre como fazer a transição de carreira para TI, entenda que esta é uma das mais técnicas de todas. Isso significa que a boa vontade não é capaz de carregar um profissional sem a expertise necessária, independentemente do quão esforçado ele seja.

 

É preciso colocar a mão na massa e dedicar-se aos estudos técnicos!

 

Desenvolver um plano de estudos focado nas habilidades requeridas é o caminho ideal. Embora existam cursos disponíveis, o autodidatismo pode ser uma saída interessante. Atualize seus conhecimentos, realize testes, pratique ao máximo e confie no seu progresso.

 

Desenvolva um planejamento

Fazer uma transição de carreira é uma atitude corajosa, mas que não se sustenta unicamente pela ousadia. A partir da decisão, estudo do mercado e aprendizado das  técnicas, o profissional deverá desenvolver um planejamento dos seus próximos passos.

 

Com uma delimitação de objetivos, é possível fazer um plano de ação, estabelecendo prazos, atualização do currículo e começar a agregar experiência profissional prática. Nesse sentido, ter um portfólio (mesmo que modesto) irá ajudar na busca por um espaço na área.

 

Estabeleça um bom networking

Habilidades e experiência podem garantir boas oportunidades de trabalho, mas nada supera um bom networking. Especialmente em um momento de transição de carreira, quando você ainda não está completamente confortável no novo campo, um empurrãozinho é essencial.

 

Dito isto, esta dica sobre como fazer a transição de carreira para TI reforça a importância de como ter uma boa rede de relacionamentos ajudará tremendamente nesta migração. Relacionamentos dessa natureza não surgem do dia para noite, então converse bastante com profissionais que já atuam na área e compareça a eventos.

 

Compreenda os riscos

Mesmo quando todas as dicas listadas anteriormente são consideradas, os riscos ainda estarão presentes. É possível diminuir as chances de tropeços, mas qualquer área do mercado de trabalho carrega suas incertezas, o que não é diferente com o campo de TI.

 

É preciso identificar riscos em potencial e tomar cuidado para não “queimar a largada”, especialmente quando a transição de carreira incorre no abandono da área profissional anterior. Planeje-se financeiramente, e se possível, tenha um “plano B”, caso venha a cair.

 

Histórias de sucesso profissional imediato existem, mas elas são raras. Na maioria das vezes, o que ouvimos são relatos de pessoas que tiveram muitas portas fechadas e receberam diversos “nãos” antes de conseguirem o seu espaço no mercado de trabalho de TI.

 

É extremamente importante que o profissional que decide embarcar nessa nova jornada seja resiliente. Os problemas irão aparecer, dependendo exclusivamente do indivíduo. Se a transição é uma vontade, não se deve desistir. Com trabalho duro, os desafios são vencidos!

 

Não sabe por onde começar? Nós vamos ajudá-lo. Baixe já o APP do Peixe 30, faça seu cadastro gratuito e busque por profissionais da área de TI. Ouça suas histórias e crie sua rede de contatos. Estas experiências podem te ajudar a encontrar o caminho para o sucesso profissional!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

 

Além de aprender como fazer a transição de carreira para TI, aproveite para ler mais sobre:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é senso de pertencimento e por que o RH deve estimular isso na empresa?

Quanto maior a valorização que a empresa dá ao funcionário, maior é o seu senso...

Como se tornar um headhunter e impulsionar sua carreira na área de Recursos Humanos?

O headhunter, termo conhecido pelo RH, atua literalmente como um caçador de talentos alinhado ao...

O que é um profissional T-Shaped?

O mercado de trabalho está em constante evolução. Fatores externos, como a mudança de paradigmas...

Como se comportar em uma entrevista por vídeo?

Utilizar a internet e ferramentas eletrônicas no contexto profissional já é uma realidade há muito...

O que é cultura de inovação?

A cultura organizacional é uma das partes mais importantes de uma empresa. De maneira geral,...

Como fazer a transição de carreira para TI?

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o...

ASSUNTOS

TEMAS

Como fazer a transição de carreira para TI?

Como fazer transição de carreira para TI Ler mais

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI brasileiro carrega um déficit de quase meio milhão de profissionais qualificados. Basicamente, existem vagas, mas não tem quem as ocupe.   Naturalmente, quando o espaço de um profissional não é facilmente preenchido, […]

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.