
Em tempos passados, a cultura organizacional, na maior parte das empresas, instruía o colaborador a seguir regras, realizar a função para a qual tinha sido contratado e não questionar nada além do necessário. Em muitas organizações, esses valores foram deixados para trás.
Desta forma, aprender como desenvolver a criatividade no trabalho torna-se um papel importante para o setor de RH, já que tal habilidade é necessária em diversas atividades do dia a dia. Dominá-la, torna os times mais competentes e permite alcançar metas mais agressivas.
Atualmente, as organizações buscam colaboradores proativos, que não tenham medo de trazer novas ideias. Isso, porém, só é possível se a cultura empresarial for ao encontro dessa iniciativa, o que inclui a participação ativa do setor de RH, por meio de estratégias e incentivos.
Elaborar estratégias para esse tipo de desenvolvimento traz desafios únicos, os quais o setor de RH e as lideranças da empresa devem estar preparados para enfrentar. Pensando nisso, vamos explorar a importância da criatividade e seus incentivos. Boa leitura.
Veja também: Como elaborar um programa de treinamento e desenvolvimento?
Qual é a importância da criatividade no trabalho?
Como habilidade buscada em profissionais, ela está diretamente relacionada com a capacidade de ver além do que é imediatamente perceptível. Pessoas criativas são aquelas que costumam pensar “fora da caixa” e encontrar soluções não pensadas pelos outros.
Diante dessa explicação, antes de falarmos como desenvolver a criatividade no trabalho, fica fácil perceber porque ela é importante para uma organização. Quando se deparam com uma crise, profissionais criativos costumam “salvar o dia”, oferecendo perspectivas novas e alterando a forma antiga como uma atividade é feita.
Além disso, a criatividade contribui para um ambiente organizacional mais plural, onde o diferente é valorizado. De maneira cíclica, espaços assim fomentam a inovação, permitindo que a implementação desta prática deixe de ser uma tarefa individual e se torne um princípio coletivo.
Veja como desenvolver a criatividade no trabalho
Agora que já falamos sobre a importância da criatividade, chegou a hora de abordarmos as principais estratégias para desenvolvê-la. Neste texto, selecionamos 5 delas, focando em conceitos amplos, úteis para todos os tipos de empresas.
1 – Encoraje a escuta ativa
É muito frequente que lideranças não escutem os colaboradores das equipes que lideram, mesmo quando esse é um dos valores promovidos pela organização. Mais do que somente ouvir, é preciso que exista uma escuta ativa, preocupada em melhorar a comunicação interna.
A escuta ativa é o primeiro passo para saber como desenvolver a criatividade no trabalho. Quando o colaborador sente que está sendo ouvido pelas lideranças, elimina-se uma barreira invisível que os impede de trazer novas ideias, mesmo quando possuem algo valioso a acrescentar.
2 – Apoie riscos calculados e seja receptivo aos erros
Uma falha não deve ser vista como uma vergonha, nem mesmo algo a ser temido. Quanto mais ideias inovadoras são testadas, maiores são as chances para tropeços. Isso faz parte do processo, e o contrário são equipes que fazem somente o que é seguro.
A fim de saber como desenvolver a criatividade no trabalho, é preciso evitar julgamentos e encarar o erro como uma oportunidade de aprendizado. Os colaboradores devem se sentir apoiados na hora de assumir riscos, com as ideias descartadas ajudando a trilhar o caminho para o sucesso.
3 – Estabeleça mudanças estruturais e de valores na organização
É impossível falar sobre essa questão e esperar estratégias que envolvam exclusivamente os colaboradores. Embora os profissionais sejam as peças mais importantes na engrenagem que é a empresa, eles estão limitados a agir conforme as regras.
Organizações devem preparar e realizar treinamentos voltados para o desenvolvimento da criatividade. Se possível, um dia da semana deve ter um horário reservado para encontros de brainstorming, onde times são incentivados a trazer novidades e buscar novas tendências.
4 – Dê autonomia aos colaboradores
De cara, nós precisamos estabelecer um parâmetro absoluto aqui: não existe criatividade sem autonomia. É claro que regras devem ser obedecidas, mas quando os profissionais não sentem que podem tomar decisões dentro de suas funções, a inovação é prejudicada.
Líderes devem proporcionar liberdade e flexibilidade, tanto para maneiras de resolver um problema, quanto para prazos e entregas, se quiserem saber como desenvolver a criatividade no trabalho. Nesse sentido, o melhor gestor é aquele que oferece uma direção e, a partir disso, permite que os colaboradores criem e explorem novas ideias.
5 – Busque a diversidade na formação de equipes
Mesmo dentro de uma determinada área de expertise, cada indivíduo é único. Isso é visto em todos os níveis sociais, desde o núcleo familiar até as equipes empresariais. E o melhor? Isso é extremamente positivo quando o assunto é aprender como desenvolver a criatividade no trabalho!
Neste aspecto em especial, o setor de RH ganha protagonismo, já que a diversidade deve ser algo priorizado durante os processos seletivos. Equipes formadas por pessoas diferentes naturalmente trazem consigo múltiplas ideias distintas, um campo fértil para a criatividade.
Como você pode perceber, esse processo não envolve ações pontuais, mas mudanças estruturais nos valores da organização. É preciso incentivar a diversidade e as novas ideias desde a seleção, sempre priorizando o respeito.
Quer encontrar novas estratégias para usar com o seu time? Crie uma conta gratuita no Peixe 30, amplie seu networking e inspire-se em histórias compartilhadas por outros recrutadores.
O aplicativo está disponível neste link para Android e aqui para usuários de IOS.