Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

Mayk | março 28, 2024

Imagem artigo

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de fazer determinadas atividades, permitindo maior conveniência, agilidade e eficácia no cumprimento de tarefas pessoais e profissionais.

 

Você já parou para pensar nos benefícios da tecnologia no RH? Pois é esse o tema desse texto!

 

No âmbito profissional, o campo dos Recursos Humanos é um dos mais beneficiados por soluções tecnológicas. De processos seletivos à gestão de pessoas, a forma como este departamento atua cotidianamente mudou drasticamente com o passar dos anos e o surgimento de inovações.

 

Embora o setor nunca tenha sido estático, o advento da internet, especialmente das redes sociais, mudou completamente esse cenário. Atualmente, softwares e plataformas online são necessidades para que uma empresa se mantenha competitiva.

 

Aliás, por falar em otimização dos trabalhos, que tal melhorar o seu recrutamento e encontrar os melhores talentos para a sua empresa? Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o software de recrutamento e seleção do Peixe 30!

 

Conheça 7 benefícios da tecnologia no RH

Além de aprender como aplicar as inovações em atividades do dia a dia, é importante considerar essas vantagens tecnológicas. Entre as específicas e as gerais, separamos uma lista com as 7 principais.

 

1 – Maior alcance em processos seletivos

Nos parágrafos iniciais, mencionamos o advento da internet e das redes sociais como fatores que mudaram a maneira como processos seletivos eram conduzidos, mas não descrever como isso aconteceu. A vantagem mais notória trazida por esses novos meios de comunicação foi o aumento do alcance das vagas.

 

Ao divulgar as oportunidades em sites especializados ou redes sociais, milhares de profissionais têm contato com elas e podem enviar seus currículos. Desta forma, amplia a chance de encontrar o candidato ideal para aquela vaga disponível.

 

2 – Realocação estratégica de capital humano

Nem todas as tarefas que são executadas profissionalmente exigem o pensamento crítico. Isso não as torna menos importantes, mas representa um desperdício de capital humano.

 

A automatização de algumas atividades veio para aparar as arestas e trazer conveniência, sendo um dos benefícios da tecnologia no RH. Utilizar softwares para cumprir tarefas automáticas permite que o tempo dos profissionais do setor seja realocado para trabalhos que não podem ser realizados por máquinas.

 

 

3 – Economia de recursos financeiros

De uma forma ou de outra, um dos benefícios da tecnologia no RH conecta todos os outros. Seja a partir da automatização das tarefas ou da agilidade no cumprimento delas, as tecnologias auxiliam que os custos sejam mitigados e as empresas de menor porte prosperem.

 

É claro que algumas soluções tecnológicas exigem investimentos, mas ao colocar os custos e os benefícios na ponta do lápis, a economia é notável. Além disso, existem aquelas ferramentas completamente gratuitas, como as plataformas onde novas vagas são postadas.

 

4 – Agilidade no cumprimento de tarefas

Não é difícil chegar à conclusão de que as máquinas são capazes de realizar atividades muito mais rápido do que seres humanos. E isso não está restrito às tarefas fisicamente pesadas, mas também àquelas repetitivas realizadas diante da tela de um computador.

 

Arquivamento e comparação de dados, por exemplo, são duas atividades que foram agilizadas significativamente com softwares como planilhas digitais e estão entre os benefícios da tecnologia no RH. Com apenas um clique, é possível gerar relatórios complexos e analisar performances de colaboradores dentro das empresas.

 

5 – Melhoria na comunicação entre os setores

Boa parte das organizações de grande e médio porte contam com sistemas integrados. É possível recorrer a plataformas externas, como o WhatsApp e grupos do Facebook, mas em todos esses casos se observam vantagens muito similares.

 

Enquanto em tempos passados um comunicado precisava ser fisicamente entregue aos colaboradores, hoje tudo que se precisa é de um e-mail coletivo. Lógico que esse é um dos benefícios da tecnologia no RH, não é mesmo? Com isso, a comunicação entre setores se tornou mais vantajosa ao cotidiano, clara, ágil e massiva.

 

6 – Diminuição de erros humanos

Mesmo o melhor profissional do mercado está suscetível a falhas, é impossível realizar tarefas todos os dias sem eventualmente tropeçar. Isso não é um problema em si, mas quanto menor for a quantidade de erros humanos, mais as empresas e seus colaboradores ganham.

 

Com a substituição de capital humano por máquinas em tarefas repetitivas, diminui-se essa porcentagem de falhas, sendo este um dos principais benefícios da tecnologia no RH.

 

7 – Acompanhamento de mudanças no mercado

Um fator nem sempre explorado quando analisamos as vantagens da tecnologia é o acompanhamento de tendências. Uma empresa que não se adequa às realidades do mercado tem maiores chances de ficar obsoleta e perder a competitividade.

 

Quando o setor do RH utiliza novas ferramentas, ele fica mais alinhado com o que é tendência, permitindo a aproximação com clientes e, especialmente, profissionais. Isso inclui desde a presença nas redes sociais até o uso de softwares para o trabalho cotidiano.

 

É interessante ressaltar que inovações tecnológicas não são “coringa”, o que significa que cada empresa deve contar com as ferramentas específicas, conforme suas necessidades. Em todo caso, a economia de tempo, energia e recursos é sempre notável.

 

Quer contratar os melhores profissionais e elevar o desempenho do seu time? Você precisa conhecer o Peixe 30 Recruiter.

 

Com o software de recrutamento e seleção, você reduz o tempo na avaliação de perfis e encurta o caminho para encontrar bons profissionais. Aproveite a tecnologia para filtrar os melhores candidatos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]