O setor de Recursos Humanos conta com múltiplas ferramentas que ajudam na melhoria dos trabalhos nas empresas. Dentre elas, uma das mais presentes e benéficas são os retornos sobre o desempenho de cada colaborador, os quais servem ao propósito de alinhar expectativas entre as partes envolvidas.
Este é um tema de grande importância dentro das organizações o que reforça a necessidade de falarmos sobre as vantagens do feedback individual.
Apesar de seus aspectos positivos, oferecer bons feedbacks pode ser um desafio, levando em conta tanto o seu conteúdo quanto a sua forma.
A partir desse cenário, algumas dúvidas podem surgir. Para este texto, podemos destacar os benefícios de realizar esse retorno e ter esse tipo de comunicação com os funcionários. Quais são eles?
Essa pergunta considera que a ferramenta não existe somente em um contexto individualizado, mas também coletivo. Nesse texto, nós vamos nos focar nos feedbacks direcionados. Vamos lá?
Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o software de recrutamento e seleção do Peixe 30!
Conheça as vantagens do feedback individual
Entre os inúmeros benefícios de usar essa ferramenta dentro do RH de uma empresa, separamos nove. Veja os detalhes abaixo!
1 – É o jeito certo de oferecer feedbacks
Quando falamos sobre dar um retorno ao colaborador, existe uma regra primária que costuma ser repetida com frequência: eles devem ser individuais.
A única exceção ocorre nas situações em que o feedback é destinado à equipe, sem comentários específicos sobre cada colaborador.
Ou seja: mais do que oferecer benefícios, o feedback individual acaba sendo um dever para desenvolver o profissional. Isso é verdade especialmente para as críticas e sugestões de melhorias, mas também é recomendado para os elogios. Essa regra considera o objetivo da ferramenta e a quem ela é direcionada.
2 – Não constrange os colaboradores
Um dos principais motivos é também uma das maiores vantagens do feedback individual: a discrição.
Uma crítica sobre performance não tem como objetivo humilhar ou constranger o colaborador. Muito pelo contrário, a ideia é que esse seja um momento positivo.
Quando esses feedbacks são dados de maneira pública, o colaborador pode se sentir (corretamente) envergonhado. Ao mesmo tempo, os outros membros da equipe terão uma impressão ruim, tanto daquela pessoa quanto de quem está direcionado às críticas públicas.
3 – Oferece críticas construtivas
Outra das vantagens do feedback individual é que ele entrega críticas construtivas.
A ideia não é somente falar sobre o que está errado, mas oferecer soluções. Não é incomum que colaboradores sequer estejam cientes de que determinadas situações precisam mudar.
4 – Considera aspectos positivos e negativos
É recorrente que a palavra “feedback” esteja associada exclusivamente às críticas, o que não é verdade. Embora o apontamento de erros (aliados às soluções, como mencionamos antes) seja uma faceta desse tipo de retorno, ele também inclui elogios para as boas performances.
Esse fator, inclusive, se conecta com um dos tópicos anteriores. Mesmo quando o feedback envolve elogios, é possível que o colaborador fique constrangido. Dessa forma, os comentários positivos também se beneficiam de uma conversa individual e direcionada.
5 – Pode ser realizado quando necessário
Outra das vantagens do feedback individual é que um retorno sobre desempenhos de grupo costuma ser mais trabalhoso por uma série de fatores. Dentre eles está o fato de que é necessário coordenar as funções de cada colaborador a fim de que ele esteja disponível para uma reunião sobre performances.
Uma conversa direcionada, por outro lado, requer somente a presença de quem irá oferecer os comentários e do colaborador a quem eles são direcionados. Esse aspecto torna muito mais fácil organizar encontros profissionais, de acordo com momentos em que isso seja preciso.
6 – Permite respostas e justificativas
Uma reunião privada deve reservar um momento para que o colaborador se expresse e faça perguntas e essa é uma das vantagens do feedback individual.
Muitas vezes um comportamento pode ser justificado (e melhorado) quando gestores e profissionais de RH ouvem os membros de uma equipe.
7 – Demonstra atenção às performances individuais
Feedbacks sobre performances coletivas exigem atenção, mas costumam ter um tom bem mais generalista. Não é possível apontar falhas ou acertos específicos sem individualizar os comentários, de modo que o que é pontuado acaba sendo mais amplo e sem muitos detalhes.
Os feedbacks individuais apresentam o outro lado da moeda. Por se tratarem de comentários direcionados especificamente a um colaborador, eles demonstram maior atenção às ações individuais daquela pessoa, o que é algo positivo, especialmente em momentos de elogios.
8 – Possibilita o aprimoramento de desempenhos
O principal objetivo que entra como uma das vantagens do feedback individual é a melhoria dos trabalhos individuais e coletivos. Isso é verdade tanto para as críticas, quanto para os elogios.
Para estes últimos, retornos positivos servem como estímulo para que desempenhos e comportamentos sejam mantidos.
Os feedbacks negativos são tão valiosos quanto, abrindo as portas para que performances sejam melhoradas. É preciso repetir que a ideia não é somente apontar erros, mas indicar possíveis soluções. Com as orientações adequadas, o colaborador e a empresa ganham.
9 – Requer um planejamento prévio
Um bom feedback não pode ser improvisado. Antes de marcar uma reunião com um colaborador para oferecer comentários (sejam elogios ou críticas) é preciso fazer pesquisas e considerar todas as variáveis possíveis, a fim de que se tenha uma fundação sólida.
Acima de tudo, um feedback deve sempre ser feito de maneira profissional e respeitosa, algo necessário de ambas as partes.
Quando adequadamente utilizada, essa ferramenta tem um papel poderoso de mudança, permitindo que habilidades sejam desenvolvidas e aprimoradas.
Talvez esta seja a sua primeira visita ao blog do Peixe 30 e queremos nos apresentar: somos uma rede social profissional em vídeo e entregamos diversas ferramentas e conteúdos para gestores, empreendedores e aqueles que desejam alavancar a carreira.
Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar sua jornada profissional.
Reduza os custos do seu processo de recrutamento e seleção
O Peixe 30 lançou uma ferramenta inovadora que vai te ajudar a encontrar os melhores talentos de uma forma fácil e ágil.
Conheça o Peixe 30 Recruiter, um software de Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a montar um time com profissionais de alto nível.
Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!
Leia também:
Como motivar a equipe de vendas?
Como aprimorar a inteligência emocional?