Como chamar a atenção de um funcionário?

Mayk | novembro 02, 2022

Imagem artigo

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais e a capacidade de motivar os funcionários em momentos difíceis, lidar com problemas e encontrar soluções pelo bem coletivo.

 

Inevitavelmente, isso inclui lidar com algumas situações chatas. Seres humanos são falhos e em algum momento um empregado poderá apresentar comportamentos que não estão de acordo com o que é esperado. Nesse caso se faz necessário abrir um diálogo e é importante que o líder aprenda como chamar a atenção de um funcionário de forma que resolva a situação.

 

Existe uma frase atribuída a Mário Sérgio Cortella que é a seguinte: Elogie em público. Corrija em particular! Que tal refletir sobre esta afirmação?

 

A ideia de trazê-la neste artigo é para que você entenda que o papel da liderança é guiar e ser um mentor para criar novos talentos dentro da empresa. A empatia é uma das habilidades mais importantes quando falamos em gestão estratégica de pessoas. Abaixo temos algumas dicas úteis para superar esse momento com tranquilidade!

 

Entenda como chamar a atenção de um funcionário

O bom líder deve implementar uma cultura de feedback que permita monitorar de perto o desempenho do colaborador. Contudo, nem sempre as coisas podem sair do jeito que foi previsto e é necessário entender os diversos fatores que levaram até aquela situação.

 

Além disso, quando uma determinada atitude coloca em risco todo o clima organizacional da equipe, o bom líder precisa saber como chamar a atenção de um funcionário para corrigir uma conduta inadequada. Se este é o seu caso, confira as nossas dicas!

 

Considere os motivos que levaram à chamada de atenção

Diferentes tipos de erros requerem medidas específicas. Antes de chamar o colaborador é importante considerar qual foi a falha cometida e se uma conversa é a opção mais indicada. Em casos de reincidência, uma advertência escrita é o caminho certo.

 

Compreender quais são os pontos a serem considerados permitirá que a conversa flua da melhor maneira. Você não será capaz de conduzir a situação e resolver o problema se não souber exatamente o que precisa ser mudado e como pode contribuir para essa mudança.

 

Converse de maneira individual

Quando falamos sobre chamadas de atenção, a primeira regra para qualquer profissional de Recursos Humanos é: problemas individuais, conversas individuais. Jamais, em hipótese alguma, dê uma bronca de maneira pública. A ética profissional deve estar acima de tudo.

 

Lembra da frase da nossa introdução? Elogie em público. Corrija em particular!

 

Nas situações em que o erro for coletivo, é possível ter uma conversa com toda a equipe a fim de apontar a situação a ser resolvida. Nesses casos, não cite performances individuais e mantenha pontos destinados a um único colaborador para futuras conversas privadas.

 

Mantenha o profissionalismo

Esta dica de como chamar a atenção de um funcionário requer muito cuidado por parte da liderança. Geralmente, a situação foi criada por um problema relacionado ao comportamento do funcionário. É comum que os ânimos estejam exaltados.

 

Como profissional responsável pela “bronca”, sua postura não deve ser imparcial.

 

Tão importante quanto o que você tem para falar, é o jeito que irá transmitir a mensagem. O profissionalismo e o respeito não são opcionais. Lembre-se: qualquer problema que exista, ele não tem um cunho pessoal. O foco é unicamente a melhoria do convívio e do trabalho.

 

Seja claro e direto

Saber a maneira correta de comunicar uma chamada de atenção é a chave para a resolução da maioria dos problemas. Para que a comunicação seja a mais efetiva possível, é necessário que você seja claro e direto quanto aos motivos da conversa e da advertência.

 

Embora seja preciso usar do tato na condução da conversa, “enrolar” nunca é uma atitude recomendada para resolver um conflito. Caso faça muitos rodeios, você corre o risco de que a mensagem principal seja perdida e a solução não seja realizada. Habilidades interpessoais são essenciais aqui!

 

Tenha empatia

Não é preciso dizer que as pessoas não são máquinas, certo? Todos nós temos emoções e sentimentos que devem ser respeitados. Agir de maneira profissional e ética não significa abandonar conceitos como a capacidade de compreensão e a empatia.

 

Na medida do possível, faça elogios sobre atitudes corretas e tente reforçar que erros são oportunidades de aprendizado. A ideia não é diminuir o colaborador, mas permitir que ele corrija comportamentos que estão causando problemas e melhore sua performance.

 

Ofereça sugestões para resolver o problema

Tão importante quanto falar o que está errado é apontar o certo. Considerando isto, uma parte valiosa do aprendizado de como chamar a atenção de um funcionário é a apresentação de alternativas, sugestões ou soluções para os problemas sobre os quais se está tendo aquele diálogo.

 

A mudança só poderá partir do colaborador, mas isso não significa que não exista algo a ser oferecido para ajudar na resolução do problema. Em alguns casos, sugestões práticas podem fazer toda a diferença para que a situação se resolva em definitivo.

 

Dê espaço para réplicas e explicações

Uma chamada de atenção no contexto profissional não deve ser uma conversa vertical. Embora diálogos assim sejam geralmente conduzidos por líderes ou colaboradores do departamento de RH, é necessário partir de um ponto de humildade.

 

Considerando isso, você deve sempre dedicar uma parte do tempo da conversa para respostas e explicações do colaborador. Em alguns casos, o problema só poderá ser resolvido se o líder for capaz de ouvir e considerar a perspectiva do outro sobre a situação problemática.

 

Saiba driblar situações desconfortáveis

Chamar a atenção de colaboradores nunca é fácil. Independentemente do quão profissional você seja, é inevitável que a situação se torne desconfortável para ambas as partes. Saber lidar com essa atmosfera é essencial para conduzir corretamente a conversa.

 

Da mesma forma que você oferecerá respeito e profissionalismo, deverá também esperar que o colaborador faça o mesmo. Em casos em que a situação alcance grandes proporções, é importante saber a maneira correta de agir, sempre com calma e tranquilidade.

 

Saber como chamar a atenção de um funcionário é parte importante da função de gerenciamento de pessoas. Acima de tudo, buscar a melhoria do ambiente de trabalho, sempre com os objetivos finais de crescimento profissional e sucesso coletivos.

 

Aqui no blog do Peixe 30 já apresentamos alguns conteúdos que merecem a sua leitura. Por exemplo:

 

O que é fit cultural?

Como resolver conflitos entre funcionários?

 

Estes materiais acima vão ajudá-lo a compreender melhor o funcionamento da sua equipe e a promover mudanças que favoreçam a harmonia e a alta produtividade.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem melhorar o seu trabalho de liderança. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]