Como chamar a atenção de um funcionário?

Mayk | novembro 02, 2022

Imagem artigo

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais e a capacidade de motivar os funcionários em momentos difíceis, lidar com problemas e encontrar soluções pelo bem coletivo.

 

Inevitavelmente, isso inclui lidar com algumas situações chatas. Seres humanos são falhos e em algum momento um empregado poderá apresentar comportamentos que não estão de acordo com o que é esperado. Nesse caso se faz necessário abrir um diálogo e é importante que o líder aprenda como chamar a atenção de um funcionário de forma que resolva a situação.

 

Existe uma frase atribuída a Mário Sérgio Cortella que é a seguinte: Elogie em público. Corrija em particular! Que tal refletir sobre esta afirmação?

 

A ideia de trazê-la neste artigo é para que você entenda que o papel da liderança é guiar e ser um mentor para criar novos talentos dentro da empresa. A empatia é uma das habilidades mais importantes quando falamos em gestão estratégica de pessoas. Abaixo temos algumas dicas úteis para superar esse momento com tranquilidade!

 

Entenda como chamar a atenção de um funcionário

O bom líder deve implementar uma cultura de feedback que permita monitorar de perto o desempenho do colaborador. Contudo, nem sempre as coisas podem sair do jeito que foi previsto e é necessário entender os diversos fatores que levaram até aquela situação.

 

Além disso, quando uma determinada atitude coloca em risco todo o clima organizacional da equipe, o bom líder precisa saber como chamar a atenção de um funcionário para corrigir uma conduta inadequada. Se este é o seu caso, confira as nossas dicas!

 

Considere os motivos que levaram à chamada de atenção

Diferentes tipos de erros requerem medidas específicas. Antes de chamar o colaborador é importante considerar qual foi a falha cometida e se uma conversa é a opção mais indicada. Em casos de reincidência, uma advertência escrita é o caminho certo.

 

Compreender quais são os pontos a serem considerados permitirá que a conversa flua da melhor maneira. Você não será capaz de conduzir a situação e resolver o problema se não souber exatamente o que precisa ser mudado e como pode contribuir para essa mudança.

 

Converse de maneira individual

Quando falamos sobre chamadas de atenção, a primeira regra para qualquer profissional de Recursos Humanos é: problemas individuais, conversas individuais. Jamais, em hipótese alguma, dê uma bronca de maneira pública. A ética profissional deve estar acima de tudo.

 

Lembra da frase da nossa introdução? Elogie em público. Corrija em particular!

 

Nas situações em que o erro for coletivo, é possível ter uma conversa com toda a equipe a fim de apontar a situação a ser resolvida. Nesses casos, não cite performances individuais e mantenha pontos destinados a um único colaborador para futuras conversas privadas.

 

Mantenha o profissionalismo

Esta dica de como chamar a atenção de um funcionário requer muito cuidado por parte da liderança. Geralmente, a situação foi criada por um problema relacionado ao comportamento do funcionário. É comum que os ânimos estejam exaltados.

 

Como profissional responsável pela “bronca”, sua postura não deve ser imparcial.

 

Tão importante quanto o que você tem para falar, é o jeito que irá transmitir a mensagem. O profissionalismo e o respeito não são opcionais. Lembre-se: qualquer problema que exista, ele não tem um cunho pessoal. O foco é unicamente a melhoria do convívio e do trabalho.

 

Seja claro e direto

Saber a maneira correta de comunicar uma chamada de atenção é a chave para a resolução da maioria dos problemas. Para que a comunicação seja a mais efetiva possível, é necessário que você seja claro e direto quanto aos motivos da conversa e da advertência.

 

Embora seja preciso usar do tato na condução da conversa, “enrolar” nunca é uma atitude recomendada para resolver um conflito. Caso faça muitos rodeios, você corre o risco de que a mensagem principal seja perdida e a solução não seja realizada. Habilidades interpessoais são essenciais aqui!

 

Tenha empatia

Não é preciso dizer que as pessoas não são máquinas, certo? Todos nós temos emoções e sentimentos que devem ser respeitados. Agir de maneira profissional e ética não significa abandonar conceitos como a capacidade de compreensão e a empatia.

 

Na medida do possível, faça elogios sobre atitudes corretas e tente reforçar que erros são oportunidades de aprendizado. A ideia não é diminuir o colaborador, mas permitir que ele corrija comportamentos que estão causando problemas e melhore sua performance.

 

Ofereça sugestões para resolver o problema

Tão importante quanto falar o que está errado é apontar o certo. Considerando isto, uma parte valiosa do aprendizado de como chamar a atenção de um funcionário é a apresentação de alternativas, sugestões ou soluções para os problemas sobre os quais se está tendo aquele diálogo.

 

A mudança só poderá partir do colaborador, mas isso não significa que não exista algo a ser oferecido para ajudar na resolução do problema. Em alguns casos, sugestões práticas podem fazer toda a diferença para que a situação se resolva em definitivo.

 

Dê espaço para réplicas e explicações

Uma chamada de atenção no contexto profissional não deve ser uma conversa vertical. Embora diálogos assim sejam geralmente conduzidos por líderes ou colaboradores do departamento de RH, é necessário partir de um ponto de humildade.

 

Considerando isso, você deve sempre dedicar uma parte do tempo da conversa para respostas e explicações do colaborador. Em alguns casos, o problema só poderá ser resolvido se o líder for capaz de ouvir e considerar a perspectiva do outro sobre a situação problemática.

 

Saiba driblar situações desconfortáveis

Chamar a atenção de colaboradores nunca é fácil. Independentemente do quão profissional você seja, é inevitável que a situação se torne desconfortável para ambas as partes. Saber lidar com essa atmosfera é essencial para conduzir corretamente a conversa.

 

Da mesma forma que você oferecerá respeito e profissionalismo, deverá também esperar que o colaborador faça o mesmo. Em casos em que a situação alcance grandes proporções, é importante saber a maneira correta de agir, sempre com calma e tranquilidade.

 

Saber como chamar a atenção de um funcionário é parte importante da função de gerenciamento de pessoas. Acima de tudo, buscar a melhoria do ambiente de trabalho, sempre com os objetivos finais de crescimento profissional e sucesso coletivos.

 

Aqui no blog do Peixe 30 já apresentamos alguns conteúdos que merecem a sua leitura. Por exemplo:

 

O que é fit cultural?

Como resolver conflitos entre funcionários?

 

Estes materiais acima vão ajudá-lo a compreender melhor o funcionamento da sua equipe e a promover mudanças que favoreçam a harmonia e a alta produtividade.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores para trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem melhorar o seu trabalho de liderança. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!