Como lidar com chefes ruins?

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Em algum momento da sua carreira você provavelmente terá de lidar com um chefe ruim. Existem vários tipos de características que podem levar um chefe a ser desse jeito. Nesse texto, montamos para você uma lista com vários tipos de chefes ruins e como lidar com cada um deles. 

O que você encontrará nesse texto:

  • Como lidar com chefes ansiosos?
  • Como lidar com chefes injustos?
  • Como lidar com um chefe que não se importa?
  • Como lidar com chefes egoístas?
  • Como lidar com um chefe que não recusa trabalhos?
  • Como lidar com chefes desqualificados?
  • Como lidar com chefes “amigos”?
  • Como lidar com um chefe ditador?
  • Como lidar com um chefe sonhador?
  • Como lidar com o chefe “24 horas”?

Como lidar com chefes ansiosos?

Esse tipo de chefe também pode ser chamado de microgestor. Ele sempre está com medo de estar sendo visado pelos seus superiores. Por isso monitora o time bem de perto e isso acaba por minar a liberdade e a produtividade dos colaboradores

Ele não consegue esperar por prazos. Quer todos os serviços prontos o mais rápido possível e do jeito dele. Caso contrário, é bem provável que ele mande ser refeito. 

Para lidar com esse tipo de chefe, você deve se adequar e prever o comportamento dele. Adapte o seu trabalho para que fique exatamente como ele quer. Também colete o máximo de informações possíveis sobre suas atividades e já passe para ele antes que lhe pergunte. 

Se possível, estabeleça um método de observação para que seu chefe possa acompanhá-lo sem lhe interromper.  

Como lidar com chefes injustos?

É difícil lidar com esses chefes porque normalmente as injustiças vêm de forma velada. Elas podem acontecer de duas formas:

  • Punição: Você é escolhido para ser repreendido, mas a culpa às vezes não é sua ou não é totalmente sua. Você está servindo de exemplo para que esse erro não aconteça de novo. 
  • Desprezo: Você é constantemente ignorado e preterido, independente de quão bom seja o seu trabalho. Colegas que fazem um serviço inferior ao seu são promovidos no seu lugar. 

A melhor estratégia para lidar com esse tipo de chefe é se aproximar dos demais chefes iguais ou superiores a ele. Garanta que eles vejam o quanto o seu trabalho tem qualidade. Esse networking interno vai servir para você como um escudo contra as injustiças do seu chefe. 

Como lidar com um chefe que não se importa?

Esse chefe não se importa com o seu desenvolvimento e nem com o de seus colegas. Ele não vai ajudar ninguém da equipe e sua grande impessoalidade pode até prejudicar a produtividade. Isso porque eles normalmente querem manter um status quo. Não gostam de “perder tempo” treinando novos colaboradores. 

Para eles você é um número e todas as decisões que eles tomam são baseadas em matemática. Eles não fazem o menor esforço para criar um vínculo com a equipe.

A melhor forma de lidar com esse tipo de chefe é ser melhor que ele. Apresente números melhores que os dele, participe de outros projetos e entregue trabalhos que mostram uma mudança de patamar da empresa. Isso vai impressionar tanto quem estiver dentro quanto fora da empresa. 

Conseguir fazer isso dependerá totalmente de você. Se conseguir, seu chefe não terá escolha, senão tratá-lo como mais que um número. 

Como lidar com chefes egoístas?

Esse chefe é o estereótipo do líder que diante de qualquer sucesso da equipe, atribui todos os créditos a si mesmo e age como se tivesse feito tudo sozinho. Contudo, diante do fracasso, ele desvia todo o foco para o time e se exime de qualquer responsabilidade. 

Diferentemente dos outros, em que o melhor era você tentar criar algum tipo prevenção ou proteção, com esse tipo você pode lidar de uma forma mais fácil. 

Eles gostam de ser parabenizados, então faça questão de estar perto dele quando isso acontecer para que também receba os aplausos. Use do egoísmo do seu chefe para aparecer junto com ele e conseguir a sua parte.  

Como lidar com um chefe que não recusa trabalhos?

Esses chefes são aqueles que sobrecarregam demasiadamente a sua equipe, pois não conseguem conciliar quantos projetos aceitar e nem prazos para entregá-los. Assim, os funcionários precisam trabalhar fora do horário para atender a demanda extra. Esses chefes fazem isso porque têm medo de se passarem por preguiçosos.

Uma boa estratégia para esse tipo de líder é mostrar os dados de produtividade da equipe. Faça-o ver que tarefas não previstas podem impactar negativamente nos deveres que deveriam de fato ser realizados

Também mostre a ele as horas dedicadas para cada serviço e o coloque a par das consequências que esse acúmulo de horas extras pode ter e do estresse gerado. Mantê-lo ciente será uma defesa contra uma cobrança de prazo não cumprido e um argumento quando o time eventualmente sofrer um colapso. 

Como lidar com chefes desqualificados?

Esse chefe é aquele conseguiu o cargo por motivos não ligados diretamente às suas competências. Em muitos casos, os liderados conseguem fazer trabalhos com um nível maior que o dele. Isso é extremamente desmotivador, porque faz parecer que o seu trabalho está sendo desvalorizado. 

Contudo, você não deve se irritar por isso. Para lidar com esse chefe, compartilhe sua experiência com ele. Busque ajudá-lo a fazer um trabalho melhor e assim proporcionar sucesso a todos. Isso pode ser benéfico inclusive para você, afinal eles podem te retornar o favor no futuro. 

Como lidar com chefes “amigos”?

Esse chefe “amigo” não é o que promove trabalho em equipe e apoia os liderados. Ele é o que chama a equipe para encontros que não tem a ver com o serviço e escolhe os seus “favoritos”

Esses favoritos serão favorecidos por esse chefe e receberão regalias, terão seus erros perdoados com mais frequência e punições mais brandas. Em casos mais graves, o chefe amigo se recusa a demitir colaboradores que não estão entregando o que foi pedido. 

Para lidar com eles, saiba os limites. Seja amigável, mas não a ponto de não poder mais dizer “não”. Também não seja rude. Não é uma boa ideia fazer seu chefe não gostar de você. Se for chamado para algo fora do trabalho e não quiser ir, seja sincero de forma gentil. Também não dê muitas informações sobre você mesmo.

Como lidar com um chefe ditador?

O chefe ditador não se importa com o sucesso da equipe, mas sim com a manutenção do poder. Ele é autoritário e enxerga qualquer atitude fora do padrão estabelecido por ele como resistência. A tendência é começar a agir com represália sobre o funcionário que o “desafiou”.  

Esse é um dos chefes que de uma forma ou outra vão prejudicar a equipe e a companhia, então em última análise, se você encontrar um desses, considere procurar um novo emprego

Enquanto isso, você precisará gerenciar a situação. Para fazer isso, o melhor é sair do caminho do ditador para não gerar conflito. Entregue a ele os resultados dos seus trabalhos e deixe-o apresentá-los como se fossem dele. Alimente o ego dele para talvez ganhar algumas regalias também. 

Não se esqueça que está fazendo tudo isso porque está tentando evitar problemas enquanto busca por um novo emprego. 

Como lidar com um chefe sonhador?

Esses chefes têm um ponto positivo, que é a grande fertilidade para ideias. O problema é que como eles têm ideias a todo momento, quando uma delas finalmente será posta em prática, outras já estão sendo pensadas. O resultado é muito tempo e recursos desperdiçados. 

Os sonhadores agem dessa forma porque pensam demais na atmosfera do macro e se esquecem dos detalhes do micro. As ideias do seu chefe talvez sejam boas e só precisam de alguns ajustes. Faça várias perguntas que forcem seu chefe a explicar os mínimos detalhes de como o plano irá funcionar para não precisar ser descartado depois

Como lidar com o chefe “24 horas”?

Emails não lidos
Emails não lidos

Esse chefe é o que não consegue se desviar do trabalho. Ele irá te chamar mesmo fora do seu turno para resolver o mais simples dos problemas. Porém, tenha em mente que se eles te chamaram é porque eles precisam de você e isso é bom. Eles reconhecem o seu trabalho.  

Portanto, a melhor estratégia é você ser um bom funcionário e se sacrificar um pouco, mesmo que fora do período para entregar um trabalho de qualidade. Com essa postura, com o tempo você ganhará a confiança necessária do seu chefe para convencê-lo de que ele deveria respeitar o seu momento pós-expediente. 

Esses são os estereótipos mais comuns de chefes ruins existentes no mercado. Esperamos que as dicas sejam úteis caso você venha a se deparar com algum deles. Lembre-se de manter a calma e aplicar bem as dicas. Não apele para atitudes como falar mal do seu chefe e, na pior das hipóteses, procure um novo emprego

Gostaríamos de lembrá-lo de baixar o app do Peixe 30. Com ele, os trabalhadores conseguem mais visibilidade no mercado de trabalho e as empresas têm mais facilidade de encontrar colaboradores de qualidade. Baixe agora!

Faça parte desse oceano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]