Job description: o que é, qual é a sua importância e como fazer? Entenda

Mayk | dezembro 08, 2023

Imagem artigo

Embora pareça algo simples quando analisado superficialmente, ele requer cuidado por parte de quem o elabora. Quando a descrição de uma vaga é mal feita, ocorrem uma série de problemas, os quais atrasam recrutamentos e o andamento das atividades.

 

Por fazer parte das atividades de recrutamento e seleção, ele deve ser elaborado por profissionais do setor de Recursos Humanos. Dessa forma, é imprescindível que se saiba qual é a importância deste item, bem como suas características e objetivos.

 

Conheça novas técnicas e aprimore seus processos com base nas histórias de outros recrutadores. Baixe o aplicativo, faça seu cadastro e mergulhe nas oportunidades disponíveis aqui no Peixe 30.

Qual é a importância do job description?

Uma das melhores formas de compreendeEsse é um termo em inglês que pode ser traduzido como “descrição do trabalho”. Ou, de maneira mais clara, o descritivo de uma determinada posição. Como o nome sugere, trata-se das principais informações necessárias para a divulgação de uma oportunidade aberta na empresa.

 

Abaixo, vamos explicar em detalhes o que é job description e como ele pode ser importante nos processos de seleção. Fique atento às dicas de como desenvolvê-lo!

 

r sobre o termo é entender a sua importância para processos seletivos. Somado ao que foi falado nos parágrafos introdutórios sobre o que é job description, separamos as funções da descrição de vaga de acordo com quatro objetivos.

1- Facilita processos de recrutamento e seleção

A divulgação de vagas é uma das primeiras etapas dos processos de recrutamento e seleção. Como tal, podemos dizer que job description serve como facilitador da busca por candidatos.

 

Quando a descrição da vaga não é bem escrita, o trabalho dos recrutadores se torna muito mais difícil.

2- Atinge os profissionais buscados

Não é incomum que vagas recebam aplicações de candidatos não qualificados para a posição. Por isso é essencial saber o que é job description. É dever de quem elabora essa descrição se certificar de que as informações detalhadas são suficientes para atingir os profissionais buscados, com o mínimo de ruído.

3- Garante o preenchimento da vaga

Levando em conta o papel da divulgação de uma vaga, preencher uma determinada posição é o seu principal objetivo. Dessa forma, aprender o que é job description torna-se crucial porque todos os elementos contidos na descrição da vaga devem levar isso em conta, a fim de que as atividades cotidianas ocorram sem tropeços.

4- Diminui taxas de turnover

Quanto menos adequada for a descrição de uma vaga, maiores são as chances de que profissionais contratados acabem abandonando a posição em pouco tempo. Por conta disso, um dos objetivos de entender o que é job description e saber elaborá-lo é encontrar talentos e diminuir as taxas de turnover.

Quais são as características de um job description?

Ele deve conter elementos como nome da vaga, responsabilidades da função, exigências de formação ou experiência, diferenciais valorizados, remuneração, benefícios e diversas outras características, as quais serão detalhadas nos próximos parágrafos.

Traz informações sobre a empresa

Um dos elementos indispensáveis do job description é a (breve) descrição sobre a empresa, incluindo o seu ramo de atuação, tempo no mercado e principais valores. Essa parte possibilita que o candidato conheça a organização para a qual está aplicando.

Oferece critérios condizentes com a função

Toda vaga possui exigências, seja de formação, experiências ou habilidades. Além de saber o que é job description, os recrutadores devem estar atentos ao mercado de trabalho a fim de adequar esse tipo de informação, levando em conta as funções a serem exercidas, benefícios e remuneração.

Disponibiliza dados como horário, localidade e remuneração

Informações como horário, localidade da vaga (no caso de trabalhos presenciais) e remuneração devem fazer parte de job description. No caso deste último item, é possível que a descrição peça para que os candidatos enviem expectativas salariais durante a inscrição.

Não traz informações incorretas ou incompletas

Uma das coisas que mais atrapalha a comunicação, durante a divulgação de uma determinada vaga, são as informações incorretas ou incompletas. Antes de postar algo, entenda a fundo o que é job description e certifique-se de que todos os dados estão corretos e podem ser compreendidos.

 

Como fazer um bom job description?

Que a elaboração da descrição de uma vaga é uma tarefa desafiadora, não existe qualquer dúvida. Por conta disso, os responsáveis pela divulgação de novas vagas devem saber como elaborá-la da melhor maneira. Abaixo, separamos quatro delas!

Compreenda as necessidades da vaga

O primeiro passo para a elaboração de uma boa descrição da vaga é a compreensão das necessidades da posição que está sendo aberta. Para garantir a clareza das informações, é muito importante o trabalho em conjunto entre os profissionais do setor de RH e a gerência.

Utilize uma linguagem clara

O tipo de comunicação mais efetiva não é aquele que utiliza palavras difíceis, mas o que consegue transmitir a mensagem da maneira mais clara possível. Por conta disso, ao ler sobre o que é job description, entenda que esta parte deve ser escrita de maneira objetiva, tornando-a acessível ao seu público-alvo.

Mantenha apenas as informações necessárias

Isso não é um texto literário, o que significa que as informações contidas nele devem ser sucintas, sem “enrolação”. Mas não significa que você deve omitir dados mencionados nos tópicos anteriores, apenas que se deve eliminar o que não é essencial.

Evite deixar informações vagas

Quanto menos clara for a descrição de uma vaga, maior ruído existirá na comunicação. A partir disso, os candidatos entrarão em contato para tirar dúvidas, o que irá tomar tempo de um recrutador. Dessa forma, prefira esclarecer todas as principais dúvidas ao fazer a postagem.

 

Depois de ler aqui as explicações do que é job description, que tal ser mais efetivo em seus processos seletivos? Você precisa conhecer o Peixe 30 Recruiter.

 

Com o nosso software de recrutamento e seleção, você reduz o tempo na avaliação de perfis e encurta o caminho para encontrar bons profissionais. Aproveite a tecnologia para encontrar novos talentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

Como pedir feedback de entrevista após rejeição? Veja como se beneficiar!

Ninguém gosta de ser excluído, especialmente durante um processo seletivo. O profissional que está em...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]