Os seres humanos são complexos, o que por si só já apresenta um desafio no trato individual com os colaboradores por parte dos profissionais do setor de RH. Em uma empresa, a maior parte das tarefas não é realizada “solo”, o que significa que a complexidade é ainda maior. Então como lidar com pessoas difíceis no trabalho?
Diante de um grupo com personalidades e vivências completamente distintas, é natural que existam atritos eventuais e problemas durante o percurso. Mesmo uma equipe totalmente integrada irá apresentar dissonâncias aqui e ali, o que faz parte do cotidiano desses espaços.
As coisas mudam de figura quando eventos dessa natureza são recorrentes e associados a um único profissional. Neste caso, o que é normal se torna uma exceção que merece atenção. Nessas situações, qual é o papel do RH? Há formas de lidar com os profissionais “difíceis”?
Imagine encontrar o profissional ideal com apenas alguns cliques. Essa realidade está mais perto do que você imagina. Com o software de recrutamento do Peixe 30, você reduz o tempo na avaliação de perfis individuais e encurta o caminho para encontrar bons profissionais.
O que são pessoas “difíceis”?
Antes de falar como lidar com pessoas difíceis no trabalho, é preciso entender o que exatamente caracteriza esse profissional. É claro que o descumprimento de regras e normas facilmente se encaixa nessa categoria, mas as coisas vão além. No geral, temos um quadro geral de falta de cooperação.
Atitudes que se encaixam nas definições mais comuns incluem:
- dificuldade ou recusa de trabalhar em equipe;
- faltas e falhas em tarefas cotidianas;
- descumprimento frequente e não justificado de normas internas;
- hostilidade perante feedbacks;
- deterioração da performance.
Observadas essas atitudes, é papel dos profissionais do RH compreender o que está acontecendo. A gravidade de cada atitude (ou a falta delas) varia, o que significa que não há uma solução única. Cada caso é um caso e precisa ser tratado de maneira individualizada.
5 dicas de como lidar com pessoas difíceis no trabalho
Após introduzir o que se trata esse perfil de colaborador, chegamos à questão que dá título a este texto: como profissionais do setor do RH podem agir? A verdade é que não existe fórmula infalível, mas as dicas abaixo auxiliam nessa condução.
1 – Converse de maneira privada
Tudo começa aqui. Qualquer decisão que seja tomada a respeito do comportamento difícil de um profissional só pode existir depois de uma conversa individual e privada. Deve-se marcar horário para uma reunião, elencar previamente os pontos de atenção e ser sucinto e educado.
A empatia é uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho, e ela cumpre papel fundamental aqui. Antes de julgar, para saber como lidar com pessoas difíceis no trabalho, deve-se tentar entender e colocar-se no lugar do outro.
Mesmo que medidas como desligamento precisem ser tomadas, comunicação é fundamental.
2 – Explique o que não está satisfatório
Não é incomum que a pessoa difícil no trabalho não perceba que o seu comportamento está impactando negativamente a equipe e as tarefas cotidianas. Essa falta de autoconhecimento e tato não é uma característica positiva em profissionais, mas também não é sinal de malícia.
É indispensável que os pontos de feedback estejam listados com exemplos práticos e jamais se valham de “achismos”. A percepção de atitudes é algo subjetivo, o que não se justifica para categorizar um profissional como “difícil”, de modo que tudo precisa estar organizado.
3 – Ouça e respeite as insatisfações de outros profissionais
Quando uma pessoa é difícil no trabalho, não existirá apenas um indivíduo insatisfeito, mas múltiplos. É dever dos profissionais do RH ouvir reclamações dos colaboradores com relação a comportamentos de terceiros, o que deve ser levado à sério e registrado adequadamente.
Jamais ignore uma reclamação ou tente encontrar justificativas para o comportamento do profissional sobre o qual outros estão se queixando se quiser saber como lidar com pessoas difíceis no trabalho. Obviamente, é preciso que estas ocorrências sejam fundamentadas, o que fica claro quando a insatisfação é generalizada.
4 – Tome as medidas necessárias
Como citamos brevemente antes, para saber como lidar com pessoas difíceis no trabalho, comportamentos distintos são cabíveis de medidas igualmente diferentes. Muitas vezes, as atitudes são passíveis de desligamento, o que precisa ser levado em conta. Ter empatia não significa ignorar o ambiente tóxico e hostil.
Para isso, os profissionais normalmente recorrem a normas internas e leis trabalhistas, as quais existem para garantir a segurança tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Medidas adequadas podem incluir advertências, suspensões, e, como já dito, a demissão.
5 – Entenda a natureza das percepções
Pegando carona em algo mencionado ainda nos primeiros parágrafos sobre como lidar com pessoas difíceis no trabalho, é válido reforçar que essa impressão não necessariamente corresponde à realidade. Isto é: com exceção dos momentos em que há exemplos, é possível existir a subjetividade.
Como deu para perceber, o segredo do trato com profissionais de comportamento difícil é a boa comunicação. É só a partir da adequada compreensão de fatos e atitudes que decisões serão tomadas, de acordo com normas internas da empresa que visam uma boa convivência.
Fechando com um ponto mencionado no primeiro parágrafo, é preciso sempre ter em mente a complexidade de cada indivíduo e as múltiplas razões que causam certos comportamentos. Com atenção individual e medidas firmes, o ambiente fica melhor para todos os profissionais.
E então, agora já sabe como lidar com pessoas difíceis no trabalho de maneira mais fácil?
Reduza os custos do seu processo de recrutamento e seleção
O Peixe 30 lançou uma ferramenta inovadora que vai te ajudar a encontrar os melhores talentos de uma forma fácil e ágil.
Conheça o Peixe 30 Recruiter, um software de Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a montar um time com profissionais de alto nível.
Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!