Demitir um colaborador nunca é uma tarefa fácil para os profissionais do setor de Recursos Humanos, não importa se a notícia vai ser uma surpresa ou se a decisão já era esperada. No fim das contas, trata-se de uma informação que irá modificar a rotina do profissional e da empresa.
Para que esta ação seja eficaz, é válido inspirar-se em alguns exemplos de comunicado de desligamento de funcionários e, a partir deles, criar um modelo que atenda as necessidades da empresa. Assim como o processo de onboarding, a demissão exige alguns cuidados.
Isso porque é dever dos profissionais do RH seguir rigorosamente os atributos da função, antes, durante e após o desligamento, e isso precisa ser feito de maneira adequada para evitar novos problemas. Mas como fazer a primeira demissão?
Abaixo, vamos explorar o que é comunicado de desligamento, qual é a sua importância para a condução dos trabalhos do setor de RH, como ele deve ser desenvolvido e apresentaremos alguns exemplos. Na prática, a situação é facilitada com as informações certas.
Ao melhorar os processos seletivos, você reduz o índice de rotatividade dentro da empresa. Criamos o Peixe 30 Recruiter para ajudá-lo a encontrar os melhores talentos. Conheça aqui a nossa plataforma de recrutamento e seleção.
O que é um comunicado de desligamento? E qual é o seu propósito?
Esse é um documento formal que, como o nome sugere, informa a respeito da demissão de um determinado colaborador. Ele é voltado à comunicação interna da empresa, o que significa que é destinado a outros colaboradores que compõem uma equipe.
Considerando suas funções, o material normalmente segue as normas internas da empresa e se adequa às suas atividades cotidianas, em especial na maneira como é repassado aos demais profissionais. Por esse motivo, não existe um único formato, mas é válido conhecer alguns exemplos de comunicado de desligamento de funcionário.
O documento é curto e informativo, buscando trazer transparência e evitar especulações a respeito dos motivos de um desligamento. Como tal, deve ser redigido de maneira profissional, com linguagem formal, respeitosa e direcionando os próximos passos.
Vale a pena ler: Como desligar um funcionário?
Como desenvolver um bom comunicado de desligamento?
Considerando o que falamos até aqui, a sua elaboração não tem muito “segredo”: basta que siga alguns princípios e esteja atento ao que o documento pede. Além disso, é necessário que o profissional esteja a par de informações indispensáveis e você pode se inspirar em exemplos de comunicado de desligamento de funcionário para elaborar o seu.
Deve-se incluir a informação de que se trata de um comunicado de desligamento logo de cara, seguido do nome do colaborador demitido, cargo que ocupava, área que trabalhava, breve explicação do motivo e a data de quando isso ocorreu.
O canal de comunicação pode ser via e-mail institucional, intranet, por videoconferência ou pessoalmente. Nesses dois últimos casos, o conteúdo será oral, mas a presença de um documento ainda é recomendada. O ideal é que exista registro de que o comunicado ocorreu.
Três exemplos de comunicado de desligamento de funcionário
Veja abaixo alguns modelos que você pode seguir e adequar conforme necessidade.
Exemplo 1
Informamos que o colaborador [Nome do profissional] não faz mais parte do quadro de funcionários da [Nome da empresa] a partir da data da emissão deste comunicado. O profissional foi em busca de novas oportunidades e desejamos sucesso em sua jornada.
Exemplo 2
Este documento tem como objetivo anunciar o desligamento de [Nome do colaborador], o qual fazia parte da equipe [Área onde atuava] e exercia a função [Trabalho que executava]. Quaisquer dúvidas sobre as atividades da equipe podem ser redirecionadas ao setor de RH.
Exemplo 3
É com pesar que nos despedimos de [Nome do colaborador], após uma parceria de 10 anos. Embora sua saída seja sentida, temos certeza que terá sucesso em futuras empreitadas. Da parte da [Nome da empresa], seguimos realizando os trabalhos cotidianos com excelência.
Lembre-se que se tratam apenas de exemplos de comunicado de desligamento de funcionário e você pode (e deve) adequar conforme cada situação e valores da empresa.
Qual é a importância de um bom comunicado de desligamento?
Ele é importante por diversos motivos, incluindo para guiar as equipes que contavam com o trabalho de um colaborador que não faz mais parte do quadro de funcionários, considerando que sua rotina e atividades provavelmente sofrerão mudanças.
O documento também cumpre o propósito vital de manter a privacidade e discrição em relação ao colaborador desligado. Embora aborde, de forma resumida, as razões para o desligamento, ele não vai além disso. Dessa forma, há o fechamento, mas sem especulações.
Por fim, vale mencionar que os exemplos de comunicado de desligamento de funcionário ajudam na comunicação transparente com os outros colaboradores, já que a demissão impacta seus cotidianos. Esta atitude fortalece os laços com a equipe e ajuda a melhorar a performance do time.
O que não deve constar em um comunicado de desligamento?
Depois de explicar o que deve estar presente no comunicado de desligamento, vale a pena dizer o que não deve constar. O desrespeito é o primeiro elemento: por mais que uma demissão não seja amigável, o documento não tem como função “atacar” o profissional.
Especulações também são indevidas, assim como documentos extensos com informações irrelevantes ao momento. Lembre-se: o comunicado de desligamento tem um objetivo e deve cumpri-lo, com todo o restante que não sirva e esse propósito deve ser deixado de fora.
Como exploramos no decorrer desse texto, o desligamento de um colaborador é uma situação rotineira nas empresas, em especial nas maiores, de modo que a atenção ao profissionalismo não deve jamais ser preterida. Com um comunicado correto, todos os processos se adequam.
Vai fazer um novo processo seletivo? Aproveite a tecnologia para filtrar os melhores candidatos. Com o software de recrutamento e seleção do Peixe 30, você reduz o tempo na avaliação de perfis individuais e encurta o caminho para encontrar bons profissionais.