
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, qualquer tropeço pode ser motivo para reprovação em um processo seletivo. Uma resposta errada na entrevista, resultados não muito favoráveis em dinâmicas ou mesmo o uso de informações inadequadas podem impedir a contratação.
Por isso, ser estratégico ao apresentar-se é um diferencial que pode garantir a sua classificação. Aprender como descrever atividades desenvolvidas no currículo vai colocá-lo em uma posição de destaque durante o recrutamento.
É comum que profissionais em busca de oportunidades no mercado não saibam o que escrever em um currículo. O assunto fica ainda mais complexo quando a pauta abordada é a estruturação das informações. Certos questionamentos relacionados à formatação do documento dependem parcialmente de cada vaga.
Algumas dicas gerais envolvem o uso da língua padrão, sem gírias ou abreviações e a necessidade de ser objetivo ao descrever experiências e atividades prévias, mas será que isso é suficiente? Existe algo mais que pode ser aprendido?
Pensando nisso, neste texto vamos listar algumas dicas importantes para que você saiba como detalhar suas experiências. Leia com atenção!
Dicas sobre como descrever atividades desenvolvidas no currículo
Essa não é uma tarefa difícil, especialmente para quem já fez um currículo antes. Apesar disso, é sempre importante estar atento às mudanças do mercado de trabalho, considerando alguns dos conceitos mencionados antes e se atentando ainda ao que não deve ser colocado.
1 – Seja sucinto nas descrições
Ao pensar como descrever atividades desenvolvidas no currículo, pode ser tentador incluir o máximo de informações possível, especialmente se você é alguém que não está há muito tempo atuando no mercado de trabalho. Entretanto, ser prolixo acaba sendo um erro.
Lembre-se sempre que você não é o único candidato que enviará currículos em um processo seletivo, o que significa que os recrutadores precisam checar dezenas de documentos. A partir dessa reflexão, considere o tempo dedicado a cada documento e facilite a tarefa do avaliador.
2 – Mantenha uma ordem cronológica do mais recente ao mais antigo
Uma das características principais de um currículo é a organização das informações do que é mais relevante ao que pode ser descartado. Isto é: tudo o que é mais valioso e/ou chama mais a atenção deve aparecer antes.
No caso das atividades profissionais, o resultado é uma linha do tempo em ordem cronológica inversa, começando pelos trabalhos mais recentes e terminando nos mais antigos.
A mesma lógica vale para todos os outros campos, priorizando sempre o que é novo ao pensar como descrever atividades desenvolvidas no currículo.
3 – Faça uso de bullet points para facilitar a leitura
Como leitores, é natural que nossos olhos imediatamente vejam um texto como um “todo”, antes mesmo de nos debruçarmos sobre o seu conteúdo. Isso faz com que blocos de texto extenso pareçam menos atrativos do que as informações divididas em tópicos de uma linha.
Uma forma interessante de apresentar as atividades é separando-as em bullet points a fim de que recrutadores tenham tempo de ler uma a uma individualmente. Essa sugestão simples dá maior importância para cada experiência.
4 – Se possível, adapte as descrições para cada vaga
Mesmo dentro de uma área específica, as vagas pedem características distintas dos profissionais, o que significa que a sua abordagem na elaboração do currículo deve ser igualmente distinta. A solução? Adaptá-las e adequá-las para cada oportunidade.
Você não deve mentir e nem enrolar ao saber como descrever atividades desenvolvidas no currículo, mas dar destaque às características que mais chamam a atenção para a vaga em questão.
Atividades relacionadas à liderança, trabalho em equipe, inovação e voluntariado, por exemplo, são interessantes para vagas em posições de destaque e ainda para o caso de ser o primeiro emprego.
5 – Forneça todas as principais informações sobre a atividade
Toda atividade profissional foi realizada em uma determinada organização durante um período de tempo demarcado, e esses dados são essenciais para o currículo.
Você deve responder perguntas essenciais como:
- onde;
- quando;
- por quanto tempo;
- de que maneira.
Dados como nome da empresa, período de início e fim, cargo ocupado, tarefas executadas e conquistas obtidas são alguns exemplos de informações que devem constar na sua descrição.
É importante que essa dica sobre como descrever atividades desenvolvidas no currículo seja executada em conjunto com todas as anteriores.
6 – Caso tenha uma lista extensa, selecione o que é mais relevante
Certos profissionais possuem carreiras mais extensas do que outros, o que é algo muito positivo na hora de aplicar para uma vaga. Diante disso, o ideal é colocar tudo o que se fez durante a trajetória, certo? Errado!
Nesse caso, o “mais” vem em detrimento de suas chances ao entender como descrever atividades desenvolvidas no currículo.
Caso tenha muitas informações, selecione no máximo cinco dentre as mais importantes, sempre levando em conta o que é mais relevante à vaga. Isso, porém, não impede que você detalhe outras experiências durante a etapa de entrevista, quando for perguntado por um recrutador.
É importante notar também que algumas vagas não pedem o envio de currículos, mas o preenchimento de formulários em plataformas oficiais. Nesses casos, a descrição deve se adequar ao meio, seguindo instruções de editais durante os processos.
Acima de todas as dicas mencionadas sobre como descrever atividades desenvolvidas no currículo, o mais importante é que você seja honesto. Quando experiências genuínas são feitas de forma adequada, as chances são altas de que exista um retorno positivo por parte das empresas.
Preocupado com o seu desenvolvimento, o Peixe 30 traz uma série de ferramentas exclusivas que avaliam o seu perfil comportamental e ainda permite a publicação de vídeos para que você tenha segurança para fazer suas apresentações.
Crie já o seu perfil, conheça novas pessoas, receba feedbacks e amplie seu networking:
Faça o download do app Peixe 30 para Android
Faça o download do app Peixe 30 para iOS