O que é cultura de inovação?

Mayk | fevereiro 25, 2023

Imagem artigo

A cultura organizacional é uma das partes mais importantes de uma empresa. De maneira geral, ela engloba as práticas cotidianas, políticas internas e valores éticos de determinada organização, os quais têm reflexos na maneira como os trabalhos são realizados.

 

Como é de se esperar, cada empresa possui suas próprias características, as quais costumam se adequar à visão de seus fundadores e ao mercado no qual atuam. O sucesso de uma empreitada depende em grande parte do quão adequada essa cultura é.

 

Além disso, tais características mudam e evoluem com o tempo. Conceitos utilizados no passado já não têm mais espaço nos dias de hoje, modificados em grande parte graças aos avanços de questões sociais e da maneira como as empresas enxergam o papel de colaboradores.

 

Diante dessas atualizações, é importante falar sobre o que é cultura de inovação. É o processo que ajuda empresas a evoluir constantemente e impede que elas fiquem paradas no tempo. Este é um conceito muito abordado no universo dos negócios, mas que sempre necessita de mais explicações.

 

Para ajudá-lo, reunimos as principais informações neste artigo do Peixe 30. Boa leitura!

 

Entenda o que é cultura de inovação nas empresas

A cultura de inovação é quando se incentiva iniciativas individuais, aprendizado contínuo, hierarquia horizontal, envolvimento coletivo e segurança psicológica dos colaboradores. Como o nome sugere, o objetivo principal é inovar.

 

O motivo para o estabelecimento da cultura de inovação é bastante simples: ela funciona! Empresas que adotam essa atitude e realizam mudanças estruturais percebem melhorias de desempenho significativas e, como consequência, alcançam crescimentos almejados.

 

 

Como aplicar a cultura de inovação?

Como sugerido em parágrafos anteriores, a aplicação da cultura organizacional de inovação passa pela reestruturação dos processos realizados dentro de uma empresa. Por conta disso, é preciso que todos os setores estejam unidos em prol da mudança.

 

Após explicar o que é cultura de inovação, iremos mostrar seis passos para que você consiga implementá-la em seu negócio. Inspire-se!

 

A diversidade deve ser valorizada em todos os âmbitos

A cultura de inovação já começa nos processos seletivos. Uma empresa que aplique esses conceitos terá um quadro de colaboradores diverso em todos os aspectos, o que só é possível por meio de políticas de afirmação e incentivo à amplitude nas contratações.

 

A diversidade estabelece um campo fértil para a inovação. Perspectivas diferentes permitem que conceitos sejam expandidos e preconceitos sejam abandonados. Uma organização múltipla terá melhores chances de “pensar fora da caixinha” e ser bem-sucedida.

 

Receptividade com novas ideias deve ser lei

Ao entender o que é cultura de inovação e implementar este tipo de abordagem, o “não” deve ser usado com parcimônia. Na maioria das vezes, ideias inovadoras tendem a ser inicialmente rejeitadas. É fácil prever os resultados de algo que já foi feito antes, mas o novo vem de mãos dadas com a incerteza.

 

Acima de tudo, o que deve ser estimulado é a receptividade as novas ideias. Incentivar que colaboradores pensem em estratégias e soluções nunca antes vistas é um dos pilares desse tipo de cultura empresarial e é algo que contribui para que ele seja benéfico.

 

Errar faz parte do processo

Antes de aplicar práticas de cultura de inovação, é muito importante que líderes tenham em mente que erros serão inevitáveis durante os processos. Uma boa maneira de encarar a situação é percebendo que falhas estão presentes mesmo em métodos já testados antes.

 

Erros irão existir e não devem ser vistos como uma vergonha, mas como oportunidades de aprendizado. Se uma dada ideia falhou, foi por um motivo. Investigar o porquê de algo novo ter fracassado permitirá que ideias inovadoras, porém refinadas, surjam.

 

 

Não se esqueça das estratégias

Embora em um primeiro momento possa parecer que a cultura de inovação está relacionada com mudanças arbitrárias, isso não procede. Na verdade, uma das partes mais importantes do método, é a elaboração de estratégias que utilizem conceitos de inovar e diversificar.

 

O investimento em campos necessários (como a adesão de novas tecnologias, por exemplo), a abertura de parcerias e a desburocratização de processos são muito importantes aqui. Além disso, incentiva-se que colaboradores participem ativamente das estratégias da equipe.

 

A coletividade é o caminho

Entender o que é cultura de inovação exige a valorização do trabalho coletivo. Isso não significa deixar de reconhecer esforços individuais, mas estimular ideias que beneficiem a todos. Quando a ideia de um colaborador é bem-sucedida, toda a equipe só tem a ganhar.

 

Isso inclui também os erros. Ao invés de apontar falhas em ideias individuais, o objetivo deve ser a união na busca pelas soluções. Uma equipe mais entrosada e com senso de coletividade apurado não terá receios em oferecer ideias criativas e inovadoras.

 

Utilize tecnologias a favor da organização

“Inovação” e “tecnologia” são palavras que costumam vir juntas. E por um bom motivo: novas ferramentas abrem espaço para novos jeitos de realizar trabalhos. A automação de processos, por exemplo, permite que profissionais dediquem mais tempo à criatividade.

 

Dessa forma, o uso de tecnologias a favor dos trabalhos deve ser prioridade na cultura organizacional de inovação. Isso pode ser feito tanto pelo motivo citado acima, quanto na hora de repensar processos seletivos, maneiras de liderar e a comunicação interna.

 

Ficar estagnado é a receita para o fracasso. Empresas que investem em evoluir com com o tempo, observam melhorias nos processos internos, agilidade no desenvolvimento de estratégias e soluções, além de maior motivação por parte dos colaboradores.

 

Agora, após saber o que é cultura de inovação, cabe a você adaptar as dicas acima e implementar em seu negócio. Se estiver sem inspiração, entre no nosso aplicativo e veja histórias de outros gestores e aprenda com os exemplos deles.

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]