Os elementos que compõem um curriculum vitae são amplamente conhecidos: contato, experiências profissionais, qualificações, habilidades, formação acadêmica. Esses são os tópicos mais explorados quando o assunto é o documento, mas nem sempre é explicado como finalizar um currículo.
Isto é: o que colocar na última parte do CV? Considerando que o documento normalmente organiza as informações na ordem do que que é mais importante para o que é menos relevante, é possível deduzir que o final não é desafiador, mas isso não é uma certeza.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como você pode finalizar o currículo, levando em conta as informações que já estão presentes em outras partes do documento. A ideia é que o material elaborado comece forte e se mantenha assim até o fim, aumentando suas chances durante o processo seletivo.
Leia também: O que falar na entrevista de emprego?
Veja seis dicas de como finalizar um currículo
A melhor maneira de explorar o assunto é a partir de tópicos, sendo que os mais importantes foram listados abaixo e variam entre dicas mais gerais e específicas, considerando uma gama de vagas para as quais se inscreva.
1 – Reserve o final para as informações adicionais
Além de organizar informações em ordem de importância, como já explorado brevemente na introdução, um currículo também as dispõe em ordem cronológica inversa: começamos com aquilo que é mais recente (e, consequentemente, relevante) e seguimos para o que é antigo.
Por conta disso, para saber como finalizar um currículo, reserve este espaço para informações adicionais, aquelas que valem a pena ser mencionadas, mas influenciam menos em possíveis retornos para etapas posteriores em processos seletivos. Considerações finais também valem aqui.
2 – Faça uma revisão de português e conteúdo
Finalizar um currículo não significa somente incluir informações ao final do documento, mas terminar de produzi-lo. E, assim como qualquer outro documento de cunho profissional ou acadêmico, ele não está devidamente concluído sem que faça uma revisão.
É interessante que a revisão não seja imediata, já que reler o que acabou de escrever pode fazer com que erros não sejam percebidos e não é a melhor forma de saber como finalizar um currículo de sucesso. Deixe o texto “descansar”, ao menos por algumas horas, e então retorne ao documento com novos olhos, aparando todas as arestas.
3 – Dispense a inclusão de uma assinatura
É comum que documentos oficiais sejam finalizados com uma assinatura da parte que o escreveu, mas isso não acontece com o currículo. O motivo principal é facilmente explicado: seu nome já estará no documento logo no começo, como parte das informações de contato.
Outra razão pela qual assinamos documentos é para comprovar a sua legitimidade e autoria, mas no caso do currículo este elemento é feito em outros momentos, como durante a entrevista. Ao lado do nome, na introdução, deve constar o seu e-mail e número de telefone.
4 – Considere incluir uma carta de apresentação
A carta de apresentação é um tipo de anexo que pode (ou não) ser incluído junto a um currículo. Como o nome sugere, trata-se de um documento onde o candidato fala um pouco mais sobre a trajetória profissional, de forma resumida, para complementar informações.
Esse anexo comumente não é pedido (e, em alguns casos raros, até dispensado), mas há situações em que ele deve constar.
A melhor maneira de saber se deve ou não o desenvolver é considerando as especificidades da vaga, incluindo instruções enviadas por recrutadores. Há vagas, ainda, que pedem um vídeo de apresentação, ou seja, um formato diferente.
5 – Converta o documento para os formatos mais utilizados
Assim como a revisão, a conversão é outro elemento “extra” textual, parte importante sobre como finalizar um currículo, mas que não envolve a escrita em si. O mais frequente é que o documento seja escrito no Word e exportado em PDF.
Recomenda-se que você salve em seu computador a versão original para ajustes futuros e exporte o CV para PDF, extensão que é a mais comum para enviar aos recrutadores.
6 – Aprenda o que são as informações adicionais
No primeiro item, mencionamos as informações adicionais como um dos elementos mais interessantes para incluir se quiser saber como finalizar um currículo. Porém, nem todos os candidatos sabem o que se encaixa nessa definição. Sendo assim, explore essas possibilidades.
Encaixam-se como informações adicionais: hobbies e interesses que tenham relevância à vaga, disponibilidade para o trabalho, se possui ou não uma CNH, cursos de idiomas ou atividades extracurriculares que desenvolveu e finalizou, trabalhos voluntários e premiações.
Vale dizer que todas as dicas mencionadas sobre como finalizar um currículo são adicionais ou complementares, o que significa que elas não substituem aspectos como uma boa gramática, inserção dos dados indispensáveis e demais tópicos que o tornam um documento pra lá de importante.
Também é preciso sempre ponderar a vaga para a qual se está aplicando e a organização que receberá o documento, já que cada oportunidade tem distinções e, muitas vezes, pede coisas distintas; como a inscrição do documento em uma plataforma com padrões já prontos.
Os usuários do Peixe 30 têm acesso a uma ferramenta chamada de Assessment. Ela é gratuita e permite avaliar características importantes e traçar seu perfil profissional. Cadastre-se e experimente!
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.