Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia de Covid-19 levou os meios digitais ao protagonismo dos mais diversos setores do mercado. Inclusive, neste contexto de digitalização surgiu o Peixe 30, uma rede social profissional em vídeo.
Em nosso ambiente virtual, incentivamos os usuários a ligar suas câmeras e a fazer pequenos arquivos em que destacam suas habilidades, capacitações e “vendem o seu peixe”. Sendo assim, saber como fazer um vídeo de apresentação para emprego pode ser o diferencial que vai destacá-lo em um recrutamento.
Abaixo, vamos explorar o que é e então dar dicas para aqueles profissionais que estão realizando esta etapa do processo seletivo pela primeira vez. Ao contrário do que muitos pensam, a tarefa não é algo de outro mundo!
Pegue um caderno e uma caneta e anote as principais dicas. Em seguida, crie o seu roteiro e comece a gravar.
O que é um vídeo de apresentação para emprego?
Essa é uma fase de processos seletivos em que o candidato tem a oportunidade de expressar-se verbalmente para recrutadores e lideranças de uma empresa. Como o nome sugere, o objetivo é apresentar-se como profissional.
A ideia é que o candidato exponha suas experiências profissionais prévias, formações acadêmicas, habilidades e objetivos. Ao mesmo tempo em que se analisa o conteúdo, os recrutadores também observam a maneira como a pessoa se expressa.
5 dicas sobre como fazer um vídeo de apresentação para emprego
A fim de desenvolver o melhor material audiovisual possível, é necessário conhecer algumas dicas. Por se tratar de uma lista que abrange as mais diferentes áreas, os itens a seguir vão se focar em ideias que funcionam para qualquer profissional. Confira!
1 – Não fique com preguiça de gravar várias vezes
É muito difícil que você consiga “acertar” completamente como fazer um vídeo de apresentação para emprego em um único take. Embora cortes possam ser realizados, eles devem ser mínimos: quanto mais você conseguir falar sem cortar, melhor será a impressão causada.
Caso perceba que está errando muito ou o som não saiu da maneira adequada, não tenha preguiça de começar do 0. No geral, vídeos de apresentação em processos seletivos são curtos, de modo que mesmo múltiplas gravações tomam um tempo reduzido do seu dia.
2 – Encontre um local adequado
Nem todo mundo tem um escritório em casa, um ambiente profissional em que pode gravar tranquilamente. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Qualquer espaço discreto pode ser utilizado, mesmo uma parede em branco. O mais importante é manter o profissionalismo.
Isto é: prefira cômodos silenciosos, onde o áudio não sofra interferências ou você seja interrompido. Vista-se de maneira discreta, como se estivesse comparecendo a uma entrevista presencial, e evite ambientes cheios de distrações visuais ao fundo.
3 – Tenha um roteiro preparado, mas não o leia
Para aprender sobre como fazer um vídeo de apresentação para emprego, entenda que ele deve ser algo semi-espontâneo. Isto é: você não o improvisa, mas também não deve ler um papel. O ideal é que estude os pontos que deseja falar e os tenha em uma lista, mas que fale sem decorar o roteiro do vídeo.
Não fale muito rápido e evite o uso de gírias. Lembre-se de que, ao contrário de uma entrevista ao vivo, o vídeo de apresentação pessoal permite erros, então você pode tropeçar algumas vezes. Se necessário, ensaie antes de realizar o seu take “oficial”.
4 – Saiba o que deve falar
Como mencionamos em alguns dos itens anteriores, esses vídeos pedem alguns conteúdos, os quais você deve ter organizado previamente. O que exatamente eles são pode mudar de acordo com o processo seletivo.
Algumas empresas pedem informações específicas, buscando maneiras alternativas de conhecer o candidato. Fique atento para o que é pedido e procure entregar de acordo com a demanda, sempre mantendo a postura profissional.
5 – Seja claro e sucinto
Não existe um único tempo para um vídeo de apresentação para emprego: tudo depende do que o processo seletivo pede.
Apesar disso, o mais comum é que materiais dessa natureza tenham uma duração que varia entre 1 e 2 minutos. Sim, eles são relativamente curtos. Inclusive, aqui no Peixe 30 incentivamos o tempo máximo de 30 segundos. Topa o desafio?
Na prática, essa dica de como fazer um vídeo de apresentação para emprego reforça a necessidade de não “enrolar”, preferindo ir direto ao ponto. A partir da condensação dos dados em ordem de importância, você consegue usar o tempo da gravação para explorar os conteúdos com calma, falando pausadamente e com clareza.
Assim que terminar a gravação, não o envie de cara. Tome um tempo para revê-lo e, caso deseje, mostre-o para pessoas de confiança. Reassistir permitirá que perceba eventuais erros, os quais poderá corrigir em versões posteriores.
Percebeu como fazer um vídeo de apresentação para emprego não é um bicho de sete cabeças? Desde que se atente aos detalhes (presentes em qualquer etapa de processos seletivos) e se esforce, as suas chances de ser aprovado serão as melhores.
Não sabe por onde começar? Faça seu cadastro gratuito aqui no Peixe 30 e se inspire em vídeos de outros usuários. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.