Quando o assunto é o crescimento de empresas, uma regra reina suprema: a organização deve ser tão forte quanto cada um dos seus colaboradores individuais. São os trabalhos realizados pelos profissionais que permitem que a companhia cresça, independentemente de sua posição.
Diante deste cenário, é dever de todo gestor aprender como fazer um Team Building. Os resultados deste tipo de ação farão toda a diferença para alcançar as metas do negócio.
Isso é ainda mais relevante quando notamos que todos esses trabalhos individuais interagem entre si, seja de um departamento para outro ou mesmo dentro de uma mesma equipe. Nesse último caso, em especial, é indispensável que os profissionais estejam em completa sintonia.
É nesse ponto que chegamos ao conceito de Team Building, termo muito utilizado quando o assunto é a melhoria dos trabalhos internos de uma organização. Vamos explicar sobre a ideia em detalhes, incluindo maneiras de como aplicá-la!
Atento às necessidades do setor de RH, surgiu o Peixe 30 Recruiter. Com este software de recrutamento e seleção, você encontra os candidatos ideais rapidamente e gerencia todo o processo seletivo de maneira organizada em uma só tela. Experimente!
Aprenda como fazer um Team Building
Esse é um termo em inglês que, de forma literal, significa formação de equipe. Ele também pode ser interpretado como “consolidação de equipe”, o que ajuda a explicar o objetivo final das atividades relacionadas: melhorar as relações de trabalho de um grupo.
Team Building é conquistado a partir de exercícios realizados dentro e especialmente fora do ambiente de trabalho, diretamente ou indiretamente relacionados com atividades executadas dentro de uma organização. Jogos e dinâmicas ajudam a desenvolver e melhorar a comunicação entre os colaboradores a fim de que exista sintonia no cumprimento de tarefas cotidianas.
É interessante mencionar que saber como fazer um Team Building não é sempre sinônimo de treinamentos, palestras e workshops.
5 dicas para desenvolver Team Building de forma eficaz
Compreendidos os conceitos, chegou o momento de colocar tudo isso em prática! Abaixo, elaboramos uma lista com cinco dicas importantes, visando alcançar objetivos como melhoria do clima organizacional e uma comunicação mais assertiva.
1 – Instrua colaboradores sobre a importância do Team Building
Para quem está de fora das atividades relacionadas, essas tarefas podem parecer apenas parte de um lazer corporativo, o que está longe de ser verdade! Embora os jogos façam parte das dinâmicas, a intenção principal não é divertir ou tirar o foco do trabalho ao saber como fazer um Team Building.
Esta atividade só é proveitosa quando os colaboradores que as realizam compreendem a sua importância e os objetivos, do contrário podem existir (adequadas) recusas. Deve-se explicar que as tarefas vão contribuir para o crescimento profissional individual e coletivo.
2 – Planeje o local, as atividades e o orçamento
Atividades de Team Building não são improvisadas, de modo que o planejamento é uma parte indispensável do processo. Antes mesmo de definir as tarefas, deve-se fazer os preparativos relacionados ao budget, já que se trata de um tipo de estratégia que requer investimentos.
Onde os exercícios serão realizados? Quando e por quanto tempo? Quanto isso custará para a organização?
As respostas para essas e outras perguntas garantem que a iniciativa seja organizada, o que permite comparativos de resultados posteriores às tarefas.
3 – Considere as individualidades de cada profissional
Uma empresa é composta por indivíduos distintos, com vivências, ideias e condições únicas. Na prática, ao saber como fazer um Team Building, os exercícios devem considerar as características de todos os profissionais, já que nem todas as atividades podem ser executadas pelos envolvidos.
Um percurso a pé na natureza, por exemplo, pode não ser adequado para um profissional em uma cadeira de rodas. Preocupar-se com as diferenças e garantir a inclusão de todos os membros de uma equipe são os primeiros passos para que o projeto tenha sucesso.
4 – Ouça as opiniões dos colaboradores
Os momentos posteriores são tão importantes quanto tudo o que aprendeu até aqui sobre como fazer um Team Building. E isso inclui descobrir o que os colaboradores têm a oferecer como perspectiva, o famoso “feedback”.
Para garantir maior honestidade, o melhor é que os feedbacks sejam anônimos.
Essas informações ajudarão os responsáveis pela organização do projeto a aprimorar as experiências em situações posteriores. Embora exista um extenso planejamento prévio, isso não significa que todas as ideias para as atividades são infalíveis.
5 – Explore as dinâmicas mais interessantes para cada necessidade
Se um desafio observado por uma equipe é a falta de proatividade, por exemplo, as tarefas deverão priorizar a tomada de iniciativa e decisões. O mesmo vale para todos os outros elementos: os exercícios devem contribuir para o objetivo final das ações.
Naturalmente, essas não são as únicas dicas de como fazer um Team Building. Na prática, cada empresa tem um cenário próprio e distinto, o qual merece uma atenção individualizada e soluções que funcionem especialmente para a sua realidade.
Embora o aumento de performances seja a consequência esperada (e buscada) do Team Building, é indispensável que a melhoria das relações profissionais não fique em segundo plano. Quando uma equipe se comunica de maneira eficaz e sem ruídos, todos se beneficiam.
Aqui no Peixe 30, você pode ver histórias de outros gestores que superaram esse problema e se inspirar para encontrar uma solução para o seu caso.
O Peixe 30 é uma rede social profissional criada no Brasil e apresenta diversas dicas de gestão e carreira. O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.