Um ambiente de trabalho pode ser comparado a um ecossistema, onde cada pessoa possui uma função e compartilha o espaço com outros funcionários. Para além das atividades desenvolvidas por cada um, é preciso considerar suas personalidades e interações.
É a partir desta análise que pode surgir a dúvida sobre como fazer integração de novos colaboradores ao ambiente que já está em pleno funcionamento. Trata-se de um assunto complexo e que precisa ser bem avaliado por gestores e profissionais de Recursos Humanos.
Qualquer adição ou mudança em uma equipe pode desequilibrar o ecossistema do trabalho. É preciso, então, saber o jeito mais adequado de proceder.
A primeira dica que damos aqui é “não se desesperar” porque pode ser algo simples, desde que você se atente a alguns detalhes. Vamos ver quais são os mais importantes? Leia com atenção este artigo do Peixe 30 e melhore o processo de onboarding!
10 dicas sobre como fazer integração de novos colaboradores
Lógico que esse tema é muito abrangente e fica difícil dizer tudo o que deve ser feito para garantir um bom processo de integração dentro da empresa, mas separamos os que consideramos mais importantes. Caso seja necessário, faça adaptações a realidade da sua empresa.
1- Dê as boas-vindas
O primeiro passo são as boas-vindas. Essa etapa começa já ao final da seleção dos colaboradores, quando candidatos que vão se tornar parte da equipe são escolhidos. Naturalmente, o processo deve ser desenvolvido previamente.
As corretas boas-vindas requerem a contribuição de todos os colaboradores, o que só é possível com uma sólida cultura de onboarding.
Atitudes e soluções como o oferecimento de brindes e a realização de confraternizações com toda a equipe são altamente recomendados. Estas práticas fazem parte da gestão estratégica de pessoas.
2- Disponibilize materiais e ferramentas de apoio
Não importa o quão detalhadas sejam as instruções oferecidas: as chances são altas de que o novo funcionário ainda tenha dúvidas!
Uma boa dica de como fazer integração de novos colaboradores e a fim de facilitar a transição é que devem ser disponibilizados materiais de apoio e ferramentas informativas sobre a rotina da empresa.
3- Tenha um processo de onboarding
Como mencionado brevemente no item anterior, esse processo começa já durante a seleção inicial, o que significa que deve existir uma política de onboarding em prática. Para isso, o setor de RH estabelece algumas metas.
Logo, é necessário definir antecipadamente o caminho que cada novo colaborador vai percorrer após a sua contratação. Ele terá treinamentos? Quantos e quando? Quais documentos ele precisará ter acesso? Será necessário solicitar um crachá e criar e-mail? Quando ele será apresentado aos seus companheiros de setor e aos demais colaboradores?
Além disso, um bom processo de onboarding requer um roteiro de atividades detalhado, as quais serão responsáveis por guiar as primeiras semanas de trabalho e ajudam muito aqueles que não sabem como fazer integração de novos colaboradores.
A ideia é “pegar leve”, ao mesmo tempo em que deixa o novo membro da equipe mais familiarizado com a organização.
4- Ofereça treinamentos
O fato de um novo colaborador integrar a equipe demonstra que ele possui o perfil e as habilidades adequadas ao cargo. Apesar disso, é muito provável que ele esteja alheio às especificidades da empresa, o que pode ser resolvido com o oferecimento de treinamentos.
Esse é um ponto muito importante que todo gestor precisa considerar ao aprender como fazer integração de novos colaboradores e não deve ser deixado de lado.
5- Apresente a empresa e suas estruturas
Alguns processos seletivos contam com a apresentação da empresa e suas estruturas, antes mesmo da contratação. De toda forma, é válido que essa etapa seja realizada mais uma vez após o resultado positivo, considerando que este será o novo local de trabalho do contratado.
O responsável pela integração deve fazer a apresentação da empresa, de toda a equipe e dos trabalhos desenvolvidos ali.
Um dos objetivos de saber como fazer integração de novos colaboradores é “desmistificar” a organização, mostrando suas estruturas e contribuindo para que o novo funcionário sinta-se como parte do grupo.
6- Realize um acompanhamento contínuo
Esse processo não termina após os primeiros dias. A fim de que a transição seja o mais tranquila possível, ele deve ser contínuo.
Faz parte desta responsabilidade o acompanhamento e garantia da absorção total da cultura da empresa.
7- Conheça o novo colaborador
Não adianta saber como fazer integração de novos colaboradores se você não conhece a personalidade do novo membro da equipe.
Esse não é um processo homogêneo. Isto é: para alguns, os dias iniciais como novo funcionário de uma equipe são tranquilos, enquanto para outros a etapa é mais difícil. A fim de adequar todas as etapas, é preciso conhecer o perfil do novo colaborador.
Aliado a isto, é preciso considerar as funções que ele exercerá dentro da organização. A boa integração também considera esse detalhe.
De acordo com a personalidade do novo colaborador, melhores políticas podem ser desenvolvidas e adaptadas neste começo.
8- Peça feedback sobre o processo de integração
Independentemente de qual é o trabalho exercido em uma organização, sempre existe espaço para melhorias.
No caso da integração de novos colaboradores, esse aprimoramento pode ser feito por meio do pedido de feedbacks a respeito de como se deu o processo.
9- Não se esqueça da equipe atual
É comum que ao pensarmos em como fazer integração de novos colaboradores nos esqueçamos da equipe que já faz parte da organização. Essa atitude não é recomendada, já que o momento é tão “novo” para os membros antigos quanto para aquele que está chegando.
Pensar nos dois lados inclui informar a equipe sobre o novo colaborador, falando sobre ele e suas funções antes mesmo de sua chegada. Essa atitude permitirá que o primeiro encontro não seja totalmente “novo”, o que facilita o desenvolvimento de laços e a ajuda mútua.
10- Seja paciente e solícito
A integração de novos colaboradores não é um processo fácil, tanto para a pessoa que está chegando quanto para a organização.
Apesar disso, todas as situações podem ser facilitadas quando se demonstra paciência, gentileza e empatia, qualidades essenciais ao processo.
Implementar estas dicas de como fazer integração de novos colaboradores pode garantir uma transição proveitosa para o novo membro da equipe, para aqueles que já fazem parte do ambiente de trabalho, para o setor de Recursos Humanos e para a organização.
Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.
Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?
O Peixe 30 disponibilizou um software de Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.
Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!