Como fazer integração de novos colaboradores? Veja 10 dicas infalíveis

Mayk | junho 23, 2023

Imagem artigo

Um ambiente de trabalho pode ser comparado a um ecossistema, onde cada pessoa possui uma função e compartilha o espaço com outros funcionários. Para além das atividades desenvolvidas por cada um, é preciso considerar suas personalidades e interações.

 

É a partir desta análise que pode surgir a dúvida sobre como fazer integração de novos colaboradores ao ambiente que já está em pleno funcionamento. Trata-se de um assunto complexo e que precisa ser bem avaliado por gestores e profissionais de Recursos Humanos.

 

Qualquer adição ou mudança em uma equipe pode desequilibrar o ecossistema do trabalho. É preciso, então, saber o jeito mais adequado de proceder.

 

A primeira dica que damos aqui é “não se desesperar” porque pode ser algo simples, desde que você se atente a alguns detalhes. Vamos ver quais são os mais importantes? Leia com atenção este artigo do Peixe 30 e melhore o processo de onboarding!

 

Reduza mais de 50% do tempo gasto no processo de recrutamento. Conheça o software de ATS criado pelo Peixe 30!

 

10 dicas sobre como fazer integração de novos colaboradores

Lógico que esse tema é muito abrangente e fica difícil dizer tudo o que deve ser feito para garantir um bom processo de integração dentro da empresa, mas separamos os que consideramos mais importantes. Caso seja necessário, faça adaptações a realidade da sua empresa.

 

1- Dê as boas-vindas

O primeiro passo são as boas-vindas. Essa etapa começa já ao final da seleção dos colaboradores, quando candidatos que vão se tornar parte da equipe são escolhidos. Naturalmente, o processo deve ser desenvolvido previamente.

 

As corretas boas-vindas requerem a contribuição de todos os colaboradores, o que só é possível com uma sólida cultura de onboarding.

 

Atitudes e soluções como o oferecimento de brindes e a realização de confraternizações com toda a equipe são altamente recomendados. Estas práticas fazem parte da gestão estratégica de pessoas.

 

2- Disponibilize materiais e ferramentas de apoio

Não importa o quão detalhadas sejam as instruções oferecidas: as chances são altas de que o novo funcionário ainda tenha dúvidas!

 

Uma boa dica de como fazer integração de novos colaboradores e a fim de facilitar a transição é que devem ser disponibilizados materiais de apoio e ferramentas informativas sobre a rotina da empresa.

 

3- Tenha um processo de onboarding

Como mencionado brevemente no item anterior, esse processo começa já durante a seleção inicial, o que significa que deve existir uma política de onboarding em prática. Para isso, o setor de RH estabelece algumas metas.

 

Logo, é necessário definir antecipadamente o caminho que cada novo colaborador vai percorrer após a sua contratação. Ele terá treinamentos? Quantos e quando? Quais documentos ele precisará ter acesso? Será necessário solicitar um crachá e criar e-mail? Quando ele será apresentado aos seus companheiros de setor e aos demais colaboradores?

 

Além disso, um bom processo de onboarding requer um roteiro de atividades detalhado, as quais serão responsáveis por guiar as primeiras semanas de trabalho e ajudam muito aqueles que não sabem como fazer integração de novos colaboradores.

 

A ideia é “pegar leve”, ao mesmo tempo em que deixa o novo membro da equipe mais familiarizado com a organização.

 

4- Ofereça treinamentos

O fato de um novo colaborador integrar a equipe demonstra que ele possui o perfil e as habilidades adequadas ao cargo. Apesar disso, é muito provável que ele esteja alheio às especificidades da empresa, o que pode ser resolvido com o oferecimento de treinamentos.

 

Esse é um ponto muito importante que todo gestor precisa considerar ao aprender como fazer integração de novos colaboradores e não deve ser deixado de lado.

 

5- Apresente a empresa e suas estruturas

Alguns processos seletivos contam com a apresentação da empresa e suas estruturas, antes mesmo da contratação. De toda forma, é válido que essa etapa seja realizada mais uma vez após o resultado positivo, considerando que este será o novo local de trabalho do contratado.

 

O responsável pela integração deve fazer a apresentação da empresa, de toda a equipe e dos trabalhos desenvolvidos ali.

 

Um dos objetivos de saber como fazer integração de novos colaboradores é “desmistificar” a organização, mostrando suas estruturas e contribuindo para que o novo funcionário sinta-se como parte do grupo.

 

6- Realize um acompanhamento contínuo

Esse processo não termina após os primeiros dias. A fim de que a transição seja o mais tranquila possível, ele deve ser contínuo.

 

Faz parte desta responsabilidade o acompanhamento e garantia da absorção total da cultura da empresa.

 

7- Conheça o novo colaborador

Não adianta saber como fazer integração de novos colaboradores se você não conhece a personalidade do novo membro da equipe.

 

Esse não é um processo homogêneo. Isto é: para alguns, os dias iniciais como novo funcionário de uma equipe são tranquilos, enquanto para outros a etapa é mais difícil. A fim de adequar todas as etapas, é preciso conhecer o perfil do novo colaborador.

 

Aliado a isto, é preciso considerar as funções que ele exercerá dentro da organização. A boa integração também considera esse detalhe.

 

De acordo com a personalidade do novo colaborador, melhores políticas podem ser desenvolvidas e adaptadas neste começo.

 

8- Peça feedback sobre o processo de integração

Independentemente de qual é o trabalho exercido em uma organização, sempre existe espaço para melhorias.

 

No caso da integração de novos colaboradores, esse aprimoramento pode ser feito por meio do pedido de feedbacks a respeito de como se deu o processo.

 

9- Não se esqueça da equipe atual

É comum que ao pensarmos em como fazer integração de novos colaboradores nos esqueçamos da equipe que já faz parte da organização. Essa atitude não é recomendada, já que o momento é tão “novo” para os membros antigos quanto para aquele que está chegando.

 

Pensar nos dois lados inclui informar a equipe sobre o novo colaborador, falando sobre ele e suas funções antes mesmo de sua chegada. Essa atitude permitirá que o primeiro encontro não seja totalmente “novo”, o que facilita o desenvolvimento de laços e a ajuda mútua.

 

10- Seja paciente e solícito

A integração de novos colaboradores não é um processo fácil, tanto para a pessoa que está chegando quanto para a organização.

 

Apesar disso, todas as situações podem ser facilitadas quando se demonstra paciência, gentileza e empatia, qualidades essenciais ao processo.

 

Implementar estas dicas de como fazer integração de novos colaboradores pode garantir uma transição proveitosa para o novo membro da equipe, para aqueles que já fazem parte do ambiente de trabalho, para o setor de Recursos Humanos e para a organização.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

 

Quer contratar os melhores talentos e reduzir o turnover da sua empresa?

O Peixe 30 disponibilizou um software de Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a encontrar os melhores profissionais.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como funciona o exame demissional? Ele é obrigatório? Elimine suas dúvidas

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal responsável pela garantia dos direitos...

O que é chronoworking? Veja como implementá-lo em sua empresa

Engana-se quem acredita que o mercado de trabalho atual é o mesmo de décadas passadas....

O que é recrutamento digital? Ganhe agilidade na realização de processo seletivo

A internet mudou completamente a forma como as empresas realizam diversos trabalhos. Naturalmente, esta alteração...

Gestão de desempenho: o que é e qual é a sua importância? Entenda!

Uma empresa só é capaz de crescer se os seus colaboradores também tiverem chances para...

O que é recrutamento às cegas? Conheça as vantagens do método

Os processos seletivos podem ser feitos de diversas formas, mas em todas existe um mesmo...

O que é Burn On? Entenda melhor essa exaustão crônica e suas consequências

Uma marca dos novos profissionais que vêm se juntando ao mercado de trabalho, em geral...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]