Se falamos sobre o crescimento de uma empresa, é impossível tratar de conceitos coletivos sem falar do que é individual. No fim das contas, um time é composto por pessoas com diferentes expertises e funções delimitadas. Eis que então surge um desafio para os gestores de RH: como aumentar a produtividade da equipe para superar as metas?
De acordo com estudos analisados pela plataforma Mindsight, a produção média das pessoas aumentou durante o período de home office estabelecido por conta da pandemia. Embora esses dados não sejam absolutos, existe muito que podemos aprender com eles.
Isso é especialmente verdade quando abordamos o assunto pelo ponto de vista da produtividade. Embora inicialmente possa parecer que esse aumento seja uma questão de tempo, o assunto é bem mais interessante e complexo.
Você está no blog do Peixe 30. Abaixo, vamos apresentar várias informações para que você possa melhorar os índices dentro da sua empresa. Leia com atenção!
Veja como aumentar a produtividade da equipe
Antes de qualquer coisa, é interessante começar dizendo que as dicas abaixo vão além do comum. Não vamos simplesmente falar “elimine distrações”. Embora esse tipo de solução seja eficaz até certo ponto, a ideia é trazer estratégias que funcionem a longo prazo, modificando o trabalho das equipes.
1 – Uma boa organização é essencial
Uma parte considerável do tempo “perdido” durante uma rotina de trabalho se deve à falta de organização. Os colaboradores estão disponíveis para a tarefa, mas não sabem exatamente qual é a atribuição de cada um, considerando rotinas caóticas e a ausência de planejamento.
A fim de eliminar esses problemas, para saber como aumentar a produtividade da equipe, é necessário definir metas e objetivos, os quais devem estar alinhados com todos os setores da organização. Se possível, recomenda-se o uso de um sistema de gerenciamento de tarefas e indicadores de produtividade relacionados.
2 – Comunicação efetiva gera melhores resultados
Nenhuma equipe é capaz de trabalhar de maneira harmoniosa quando não existe uma comunicação efetiva entre aqueles que a compõem. Nesse sentido, deve existir incentivo por parte do RH e das lideranças, por meio de uma cultura organizacional aberta a feedbacks.
A comunicação deve ser aberta e transparente, com o compartilhamento de informações sobre metas e objetivos. As portas daqueles responsáveis por liderar uma equipe devem sempre estar abertas, a fim de que exista clareza no diálogo e garantia de uma escuta ativa.
3 – Sentir-se valorizado é um excelente incentivo
Essa talvez seja a maneira mais comum de aprender como aumentar a produtividade da equipe, e por bons motivos. Afinal de contas, que profissional não gosta de sentir-se valorizado no ambiente de trabalho?
A valorização costuma envolver benefícios monetários e de tempo livre. Sua ideia é motivar a equipe por meio de recompensas de acordo com o cumprimento de metas.
Apesar disso, é preciso abrir um parêntese para dizer que o objetivo aqui não é “agilizar” trabalhos, mas melhorar sua qualidade, o que, como consequência, aumenta a produtividade.
4 – Crescimento individual gera melhoria coletiva
No item anterior, falamos sobre a valorização dos profissionais por meio de benefícios e recompensas. Contudo, existe outra maneira de refletir esse sentimento com o investimento na qualificação e treinamento dos colaboradores, tanto de maneira individual, quanto coletiva.
Os treinamentos podem (ou não) ter foco direto na produtividade, desde que exista um planejamento prévio para ações dessa natureza. Por meio da análise de pontos fortes e fracos de uma equipe, pode-se determinar oportunidades de desenvolvimento e agir em cima disto.
5 – Maior carga horária não é sinônimo de produtividade
A principal falácia existente no meio profissional, quando o assunto é como aumentar a produtividade da equipe, é a associação de tempo de trabalho à sua qualidade. Estudos antigos e recentes reforçam a mesma ideia: um profissional motivado faz mais em 4 horas do que um desmotivado em 8.
As melhores maneiras de se utilizar esse conhecimento para aumentar a produção envolvem uma maior flexibilidade nos horários dos colaboradores e elaboração de estratégias de gestão de tempo. Juntas, as duas ações colocam a qualidade do trabalhado acima da quantidade.
6 – A tecnologia elimina tarefas repetitivas
Boa parte dos trabalhos, mesmo aqueles voltados para o exercício da criatividade, envolve atividades repetitivas, as quais não requerem qualquer tipo de pensamento crítico por parte do colaborador. O tempo gasto com elas, então, poderia facilmente ser exercido por uma IA.
Ao pesquisar sobre como aumentar a produtividade da equipe, deve-se eliminar tarefas chatas que possam ser automatizadas, o que só é possível quando a organização fornece as ferramentas adequadas. Isso significa que precisa existir um esforço a nível organizacional para que a otimização dos trabalhos seja executada.
7 – O “não” é muito importante
Para finalizar, vamos mencionar uma dica sobre como aumentar a produtividade da equipe que, a princípio, pode parecer contraintuitiva, mas que está no cerne da maior parte dos problemas.
Quando lideranças pedem que um determinado trabalho seja feito, não existe questionamento, certo? Na prática, ele deveria existir!
Converse com seu líder, veja as tarefas que estão pendentes e peça uma orientação sobre as prioridades. A partir deste diálogo, diga não a outras demandas que não estejam definidas como prioritárias.
Por fim, vale reafirmar que absolutamente nenhuma solução substitui o compromisso com um ambiente de trabalho acolhedor. Quando o colaborador sente que é parte do coletivo e que faz a diferença para o todo, saber como aumentar a produtividade da equipe acaba sendo uma consequência natural e não um problema.
Quer aprender novas dicas? Faça parte do Peixe 30. Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.