O que é um profissional T-Shaped?

Mayk | fevereiro 26, 2023

Imagem artigo

O mercado de trabalho está em constante evolução. Fatores externos, como a mudança de paradigmas na sociedade, moldam a maneira como diferentes tarefas são realizadas. A sobrevivência de uma empresa nesse caso, depende da sua capacidade de se adaptar.

 

Nesse ponto, a relação entre as pessoas e o trabalho ganha grande destaque. Na época de seus pais e avós, o que se buscava era a solidez e a estabilidade: fazer uma mesma atividade durante toda a vida, com a certeza de entregar algo concreto e bem feito, mas repetitivo.

 

Não é preciso dizer que essa não é mais a realidade do mercado de trabalho. Os millennials encabeçaram a mudança, mas é a geração Z que vem chacoalhando o status quo. O que se busca agora é a diversidade e a multiplicidade, seja de conhecimentos ou vivências. É neste contexto que é importante entender o que é um profissional T-Shaped.

 

O termo é relativamente novo, surgindo para representar um tipo de colaborador que valoriza novos desafios e entrega resultados positivos. Esses profissionais são o foco desse texto aqui do blog do Peixe 30. Leia com atenção!

 

 

Entenda aqui o que é um profissional T-Shaped e suas principais características

T-Shaped” é um termo em inglês para “em formato de T”. Considerando exclusivamente essa tradução, é possível deduzir algumas ideias. A letra T é composta por uma linha horizontal e uma vertical, as quais se unem em um ponto. Nesse conceito, ela representa o profissional.

 

Um profissional “T-Shaped” é aquele que possui diferentes conhecimentos, não limitados à sua área de expertise. Essa é a parte horizontal do “T”, expandindo para os dois lados. Um programador que possui habilidades de liderança em equipe, por exemplo, se encaixa aí.

 

Por outro lado, esse mesmo profissional deverá ser dotado de conhecimentos aprofundados em uma área. É nessa parte que entra a linha vertical, a qual representa a profundidade do que se sabe. No caso do exemplo acima, estamos falando da própria área da programação.

 

Para compreender o que é um profissional T-Shaped na prática, imagine alguém que não limitou sua carreira aos conhecimentos técnicos do seu campo de atuação. Suas competências e habilidades vão muito além, expandindo-se para as soft skills. Dentre elas, a mais importante é a empatia.

 

Baseado nessas explicações, fica fácil deduzir que um profissional assim é bastante cobiçado. O tempo que ele investiu em conhecimentos variados, para além do aprofundamento do que já sabe, o tornam alguém multifacetado e repleto de recursos.

 

Qual é a importância do profissional T-Shaped para uma empresa?

Considerando as características das explicações acima sobre o que é um profissional T-Shaped, é fácil concluir que tê-lo em seu time traz benefícios consideráveis a uma empresa. Acima de tudo, uma organização é composta por pessoas, o que aponta a importância das soft skills.

 

Nesse contexto, um profissional que é capaz de unir não somente conhecimentos técnicos (as hard skills), mas também características como a empatia, se torna alguém indispensável. A resolução de problemas desse colaborador vai além do prático, guiando relações humanas.

 

Naturalmente, a atuação do profissional T-Shaped é refletida em resultados. O arsenal de habilidades trazido por ele é positivo nos mais diferentes contextos. O que gera maior produtividade dos trabalhos, com processos eficientes e entrega mais ágil de resultados.

 

Um profissional que ajuda a empresa a crescer por meio da segurança, autonomia e independência parece bom demais para ser verdade, certo? E é! Eles estão presentes nas mais diversas áreas, sendo papel do time de Recursos Humanos descobri-los e desenvolver seus potenciais.

 

Como desenvolver um profissional T-Shaped?

Baseado em tudo o que foi falado até aqui, é importante que empresas e setor de RH saibam como se posicionar diante da mudança de paradigma que envolve os profissionais T-Shaped. Dentro desse espaço, existem 4 importantes dicas que podem ser seguidas.

 

Busca por profissionais com potencial

O primeiro passo para desenvolver um profissional T-Shaped, é a busca. Embora eles já existam “prontos” no mercado, o mais provável é que processos de seleção encontrem pedras preciosas em sua forma bruta, com potenciais ainda não completamente desenvolvidos.

 

Neste contexto, convém implementar um forte estudo da cultura da organização, e em seguida, avaliar os candidatos com base nos perfis comportamentais. Este mapeamento de características ajudará a entender as necessidades da empresa e as competências de um determinado profissional. Se a combinação for perfeita, o primeiro passo será dado.

 

Investimento em colaboradores

Bom, você já entendeu o que é um profissional T-Shaped e conseguiu encontrar alguém que se encaixa nestas características, agora é hora da empresa investir nessa pessoa. Aqui não falamos exclusivamente de investimentos financeiros, mas também de tempo. Recursos gastos nessa etapa terão reflexos positivos em crescimentos futuros.

 

Oferecimento de espaço e autonomia

Nem mesmo um profissional T-Shaped é capaz de fazer a diferença em um ambiente de trabalho que sufoque suas habilidades. O mais recomendado, ao encontrar talentos com essa característica, é dar espaço e autonomia para que eles desenvolvam atividades na empresa.

 

Valorização da atuação profissional

Profissionais que entregam resultados devem ser valorizados. Não somente por um viés ético, mas também pelo aspecto lógico: um colaborador que é recompensado por performance e atuação, continuará desenvolvendo trabalhos eficientes e humanizados.

 

Uma empresa que se mantém parada no tempo está fadada ao fracasso. Lembre-se sempre disso!

 

Assim como profissionais precisam continuar se atualizando, este caminho também deve ser percorrido pelos diferentes setores de uma organização. Com evolução constante, o sucesso do trabalho coletivo é consequência.

 

Ao entender o que é um profissional T-Shaped, você pode ter o interesse em captar novos candidatos com este potencial. Nós temos uma boa notícia, eles podem estar mais perto do que imagina!

 

O Peixe 30 é um app que reúne diversos recursos para gestores, empresários e profissionais de Recursos Humanos. Aqui você avalia candidatos, aumenta seu networking e se inspira com histórias de outros usuários. Faça já o seu cadastro!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

O que é senso de pertencimento e por que o RH deve estimular isso na empresa?

Quanto maior a valorização que a empresa dá ao funcionário, maior é o seu senso...

Como se tornar um headhunter e impulsionar sua carreira na área de Recursos Humanos?

O headhunter, termo conhecido pelo RH, atua literalmente como um caçador de talentos alinhado ao...

O que é um profissional T-Shaped?

O mercado de trabalho está em constante evolução. Fatores externos, como a mudança de paradigmas...

Como se comportar em uma entrevista por vídeo?

Utilizar a internet e ferramentas eletrônicas no contexto profissional já é uma realidade há muito...

O que é cultura de inovação?

A cultura organizacional é uma das partes mais importantes de uma empresa. De maneira geral,...

Como fazer a transição de carreira para TI?

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o...

ASSUNTOS

TEMAS

Como fazer a transição de carreira para TI?

Como fazer transição de carreira para TI Ler mais

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de TI brasileiro carrega um déficit de quase meio milhão de profissionais qualificados. Basicamente, existem vagas, mas não tem quem as ocupe.   Naturalmente, quando o espaço de um profissional não é facilmente preenchido, […]

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.