O que são indicadores de produtividade? Veja alguns exemplos

Mayk | novembro 01, 2023

Imagem artigo

Uma das maneiras mais limitadas de observar a performance de colaboradores é focando nas horas trabalhadas. Embora esses números possam trazer informações úteis, eles não devem ser analisados sozinhos.

 

É exatamente nesse contexto que você precisa entender o que são indicadores de produtividade e aprender como implementar este tipo de metodologia na sua empresa. Se fizer isso, encontrará vários benefícios.

 

De maneira geral, o termo se refere às ferramentas que auxiliam gestores e profissionais do setor de Recursos Humano a avaliar performances na empresa.

 

Nós vamos falar sobre os objetivos e utilidades desses indicadores, quais são as principais ferramentas usadas e de que maneira eles beneficiam o crescimento de uma organização. Para isso, consideraremos a importância de performances individuais e coletivas. Leia com atenção!

 

Você está no blog do Peixe 30. Somos uma plataforma de contratação e assistência a profissionais de RH. Temos uma rede social profissional em vídeo com vários conteúdos de qualidade que vão lhe ajudar a aperfeiçoar a gestão de pessoas. Cadastre-se gratuitamente, conheça nossas soluções e inspire-se com histórias contadas por outros gestores.

 

Descubra o que são indicadores de produtividade

Eles também podem ser chamados de “KPI”, sigla do termo em inglês “Key Performance Indicator”. Em português, isso é traduzido como “Indicador-chave de performance”, o que explica muito bem o papel deste acompanhamento em uma empresa.

 

De forma geral, os indicadores ajudam a analisar, de maneira qualitativa e quantitativa, uma série de processos realizados dentro da organização. Isso os torna métricas relevantes, partindo do “macro” (a empresa) para o “micro” (um único colaborador).

 

Para saber melhor o que são indicadores de produtividade, é bom entender que eles costumam ser compostos por um objetivo, uma atividade realizada pela organização e algum tipo de índice numérico. Naturalmente, os detalhes de cada um variam de acordo com os processos e as organizações.

 

É a partir desses indicadores que são definidos parâmetros de qualidade na empresa, já que é útil avaliar tanto equipes quanto trabalhos específicos. É possível medir tempo e investimento e comparar dados obtidos no presente com aqueles do passado para planejar novas ações.

 

O que torna os indicadores tão interessantes é a maneira como eles conseguem utilizar elementos simples, como os números, para obter dados complexos. É possível, inclusive, facilitar a análise com o uso de diversas tecnologias.

 

 

Quais são os principais indicadores de produtividade?

Como mencionamos nos parágrafos introdutórios, eles nada mais são do que ferramentas do RH, mas é imprescindível que profissionais da área compreendam quais são os principais deles. Os indicadores mais relevantes podem ser divididos em alguns “tipos”.

 

Aqui vai uma lista dos tipos principais de indicadores de produtividade:

 

  • indicadores de capacidade de produção;
  • indicadores de competitividade;
  • indicadores estratégicos;
  • indicadores de lucratividade;
  • indicadores de qualidade;
  • indicadores de turnover.

 

Podemos destacar esses ao explicar o que são indicadores de produtividade como sendo os principais.

 

Como podemos deduzir, cada um desses tipos se desdobra em diversos outros, com suas métricas próprias. Os indicadores de qualidade, por exemplo, requerem parâmetros bem definidos, bem como pesquisas com clientes ou consumidores a respeito do que é vendido.

 

Vale destacar aqui os de turnover, os quais oferecem uma visão bastante clara do uso e da efetividade dos indicadores de produtividade. De maneira resumida, eles apontam o tempo médio que um talento é retido na organização antes do desligamento.

 

Saber o número por si só é apenas uma das partes desse índice. É preciso aprofundar-se em entender o que são indicadores de produtividade, a fim de compreender os motivos pelos quais o número é alto ou baixo. É só a partir daí que ele começa a representar o potencial de mudança que buscamos nele.

 

Quais são os benefícios desses indicadores?

A partir deste tipo de monitoramento, é possível inferir uma série de vantagens relacionadas ao seu uso. Aqui se encaixam especialmente elementos relacionados à utilização dessas ferramentas, os quais permitem entender melhor o momento da empresa.

 

É válido mencionar, quando falamos o que são indicadores de produtividade, que eles são úteis para o aumento da qualidade dos produtos ou dos serviços ofertados, diminuição de custos relacionados a seleção, elaboração de treinamentos de colaboradores e equipes, otimização de processos e retenção de talentos.

 

A partir desses parâmetros, as lideranças da empresa e os profissionais do RH ganham uma visão mais ampla do que acontece dentro das equipes, o que agiliza a tomada de decisões e permite que elas sejam feitas de maneira efetiva e com menores prejuízos.

 

Também se torna mais fácil estabelecer estratégias em tempo real, corrigindo decisões que afetarão negativamente o resultado final. Por se tratarem de números, vale se aprofundar além do que são indicadores de produtividade, pois eles costumam fornecer informações mais precisas.

 

Por fim, vale destacar o papel dos KPIs para o engajamento dos colaboradores e das equipes, permitindo que sejam apontados erros e oferecidos feedbacks. É também decorrente disso o estabelecimento de metas mais realistas e bem definidas.

 

Por se tratarem de ferramentas com forte apelo tecnológico, os indicadores vêm se modificando e se atualizando com frequência. A fim de não ficar para trás, empresas devem estar sempre de olho no que é novo e como podem se adaptar a novas metodologias.

 

Acima de tudo, os indicadores devem sempre ser analisados como parte do todo, um aspecto pertencente a um contexto maior. A partir da percepção de nuances nos resultados, é possível colocar em prática estratégias que alavancam as tarefas.

Depois de ler sobre o que são indicadores de produtividade, que tal conhecer o Peixe 30 Recruiter. Com este software de recrutamento e seleção, você encontra os candidatos ideais rapidamente e gerencia todo o processo seletivo de maneira organizada, em uma só tela. Experimente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Ideias para reunião de equipe motivacional. Melhore a produtividade

A expressão “essa conversa poderia ter sido um e-mail” se tornou um meme nas redes...

Como diminuir a rotatividade de funcionários? Dicas para reduzir este índice

Desligamentos e contratações são ocorrências cotidianas em empresas de qualquer porte, mas há um limite...

Rescisão indireta: entenda como ela funciona e veja exemplos

O desligamento de um colaborador é uma ocorrência observada em qualquer empresa, não importa qual...

O que é rescisão direta? Quais os motivos mais comuns?

Os desligamentos dentro das empresas constituem um elemento corriqueiro no trabalho. Embora seja importante avaliar...

Exemplos de treinamento on the job. Melhore o desempenho do time!

Não importa o quanto o profissional adquiriu de conhecimento durante seus anos de formação ou...

O que é coffee badging? Entenda a tendência que pode afetar o trabalho

Nunca antes se falou tanto a respeito dos benefícios do trabalho remoto em comparação ao...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]