O que é slow work? Entenda o conceito de produtividade sustentável

Mayk | janeiro 13, 2025

Imagem artigo

Cada geração possui uma relação “única” com o mercado de trabalho, consequência de fatores sociais e valores de uma determinada época. E partindo desse princípio, saber o que é slow work torna-se importante para estar atualizado com as tendências atuais.

 

Os millennials, por exemplo, valorizavam o trabalho com propósito, aquele onde sentem que fazem a diferença. A geração Z (a mais jovem atualmente no mercado de trabalho), por outro lado, prioriza o bem-estar psicológico e físico acima de qualquer outro elemento.

 

Esse movimento surge em resposta às condições de trabalho cada vez mais precárias e a triste prevalência do “burnout”. O contexto serve para compreendermos como o “slow work” (ou “slow working”) surgiu, sendo uma das inúmeras respostas da geração Z às práticas abusivas de alguns setores.

 

E nesse artigo, vamos falar o que o movimento é, como surgiu e quais são suas vantagens para os indivíduos. Leia com atenção!

 

Veja também: Como colocar trabalho voluntário no currículo?

Entenda o que é slow work

Mesmo as organizações mais tradicionais já se deram conta de que “muito” não é sinônimo de “melhor”. Isto é: trabalhar por mais tempo não necessariamente significa que os resultados das performances serão mais satisfatórios. A qualidade deve sempre ficar acima da quantidade.

 

Esse é exatamente o preceito do que é slow work: construir uma rotina e ambiente de trabalho mais sustentáveis, onde profissionais não se sentem esgotados o tempo todo. Com isso, o que se consegue são entregas de maior qualidade, o que tem impactos positivos diretos à empresa.

 

Ou seja: o slow work não se mostra como antagônico ao crescimento das empresas, mas como uma alternativa para manter esse progresso sem que a saúde física e psicológica dos profissionais seja o “preço” pago. Com isso, consegue-se um aumento da produtividade de forma saudável.

Como o slow work surgiu?

O conceito tem suas raízes ainda nos anos 1980, a partir de uma filosofia de vida que respeitava o tempo natural das coisas, o “slow movement”. Princípios como sustentabilidade e respeito aos limites humanos são os pilares deste movimento e, como consequência, do slow work.

 

Na atualidade, entender o que é slow working aparece ao lado de outros conceitos, como o “lazy job”, os quais priorizam a pessoa acima do trabalho que ela executa. Como é possível deduzir, as filosofias não são totalmente aceitas por espaços “old school”.

 

A filosofia do slow movement vem observando seus resultados na prática, com empresas que adotam esses conceitos tendo maior sucesso. Consequências como menor taxa de turnover, um melhor clima organizacional e trabalhos de qualidade são atribuídas às novas tendências.

Quais são os benefícios do slow work para os profissionais?

Já mencionamos algumas vantagens para as empresas, mas e quanto aos pontos positivos para os profissionais? São muitos, os quais, vale reforçar, não são antagônicos às organizações. Selecionamos 5 entre os mais relevantes ao momento.

1 – Diminuição de estresses e maior qualidade de vida

Em um mercado de trabalho incessante, o estresse parece um elemento natural. A verdade é que ele não deve ser! Problemas acontecem e é normal ter um dia mais difícil no ambiente profissional, mas esse não é o status quo. O slow work vem para focar na qualidade do que é entregue.

2 – Possibilidade de se aprofundar em uma tarefa e aprender mais

Se já teve uma rotina de trabalho corrida, com certeza, pode atestar o fato de que, no fim do dia, as tarefas não passam de um borrão. Você fez um monte de coisas, mas é provável que tenha retido poucas informações e aprendido pouco, o que é péssimo para atividades futuras.

 

Ao entender o que é slow work e colocá-lo em prática, verá que ele proporciona a chance de se aprofundar em uma tarefa e aproveitar melhor o que ela oferece. Com isso, é possível adquirir experiência no espaço profissional onde atua. Elementos como atenção aos detalhes e projetos de qualidade são consequências naturais.

3 – Maior disposição para agregar outras atividades

Uma parte considerável dos profissionais gostaria de se aprimorar em sua área, mas não tem tempo hábil para isso em uma rotina de trabalho corrida. Ao entender o que é slow work, há a chance de realizar cursos, comparecer a palestras, participar de workshops e continuar se aprimorando.

4 – Melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

É no mínimo injusto dizer que “todo mundo tem as mesmas 24 horas do dia”. É necessário considerar aspectos que fogem ao controle dos indivíduos, como a ajuda (ou não) com tarefas de casa, deslocamento, dependentes e até o desejo de continuar aprendendo.

 

Uma forma de entender o que é slow work é que o conceito tenta diminuir os impactos dessa disparidade, contribuindo para um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Isso também melhora as relações interpessoais com os colegas de trabalho, já que um ambiente mais calmo alimenta as interações significativas.

5 – Autonomia e flexibilidade na realização dos trabalhos

Ao se aprofundar no conceito, verá que ele não é sinônimo de trabalhos remotos ou híbridos, mas com frequência aparece ao lado destes, considerando valores compartilhados, como a maior autonomia e flexibilidade na realização das atividades cotidianas. Nesse ponto, “ganha” a empresa e seus profissionais.

 

Converse com o seu gestor e leve este conceito para o time de RH. Todos podem ganhar com a implementação dele dentro da organização.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa se conhecer melhor, desenvolver suas habilidades, construir novas relações estratégicas, engajar sua audiência e crescer em sua área de atuação. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

Faça o download do app Peixe 30

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Ideias para reunião de equipe motivacional. Melhore a produtividade

A expressão “essa conversa poderia ter sido um e-mail” se tornou um meme nas redes...

Como diminuir a rotatividade de funcionários? Dicas para reduzir este índice

Desligamentos e contratações são ocorrências cotidianas em empresas de qualquer porte, mas há um limite...

Rescisão indireta: entenda como ela funciona e veja exemplos

O desligamento de um colaborador é uma ocorrência observada em qualquer empresa, não importa qual...

O que é rescisão direta? Quais os motivos mais comuns?

Os contratos de prestação de serviço (chamados informalmente de “PJ”) são distintos de uma relação...

Exemplos de treinamento on the job. Melhore o desempenho do time!

Não importa o quanto o profissional adquiriu de conhecimento durante seus anos de formação ou...

O que é coffee badging? Entenda a tendência que pode afetar o trabalho

Nunca antes se falou tanto a respeito dos benefícios do trabalho remoto em comparação ao...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]