
A maneira como somos percebidos por outros constitui uma parte essencial da vida em sociedade. No campo profissional, construir uma boa reputação traz resultados e consequências ainda mais notáveis. Por isso, saber o que é branding pessoal torna-se muito importante para qualquer carreira bem-sucedida.
A fim de projetar a melhor imagem possível de si mesmo, profissionais das mais diversas áreas devem se esforçar para destacar suas qualidades e habilidades. Saber como demonstrar o domínio de soft skills e hard skills ajuda a trilhar um caminho de sucesso.
Naturalmente, esses conceitos são amplamente estudados e reconhecidos no mercado de trabalho. Logo, todo indivíduo que entende os benefícios e constrói uma personal branding reconhece o valor do networking e atua para consolidar uma imagem pessoal de autoridade dentro da sua área.
Elaboramos o conteúdo abaixo para você que deseja melhorar a sua imagem, fez transição de carreira ou apenas quer entender melhor sobre o assunto. Trabalhar a marca pessoal é algo imprescindível para profissionais que almejam reconhecimento e melhores oportunidades.
Talvez esta seja a sua primeira visita ao blog do Peixe 30 e queremos nos apresentar: somos uma rede social profissional em vídeo e temos diversas ferramentas e conteúdos para gestores, empreendedores e aqueles que desejam alavancar a carreira.
Entenda o que é branding pessoal
Também chamado de “personal branding”, o termo está relacionado com as palavras que o compõem. “Branding” significa “marca” em inglês, então ao falarmos do lado pessoal, podemos dizer que é a sua marca profissional; a maneira que projeta a própria imagem e como os outros a percebem.
Embora compartilhem similaridades e estratégias, o marketing e o branding pessoal são coisas distintas. Enquanto o primeiro preocupa-se exclusivamente com a recepção de outros, o segundo é a essência do profissional e o caminho que direciona esta divulgação.
Por se tratar de algo íntimo e complexo, a compreensão do que é branding pessoal envolve diferentes aspectos da vida de um profissional. Ele deve incluir aqui os seus conhecimentos, sua história e sua visão de mundo.
Acima de tudo, para trabalhar o branding pessoal, entenda que ele está alinhado com valores morais e éticos pelos quais o profissional atua.
Como desenvolver o branding pessoal?
O desenvolvimento desse item é uma jornada com múltiplos caminhos, o que significa dizer que não existe uma única maneira de fazer isto. Na verdade, o mais indicado é que diversas estratégias sejam utilizadas em conjunto, de acordo com os seus objetivos.
Tudo começa com o autoconhecimento, para compreender quais são seus pontos fortes e fracos na área de atuação profissional que escolheu. A partir disso, parte-se para a descoberta de como outras pessoas o enxergam nesse âmbito e como membro de uma equipe.
É possível, então, aprender o que é branding pessoal e definir qual será a sua marca. Isto é, aos olhos do mercado, que tipo de profissional você é? Com a saturação de algumas áreas, essa etapa o ajuda a se destacar após definir os objetivos individuais, como explicamos antes.
Logo, é preciso traçar estratégias, tanto offline quanto no meio digital, mantendo os conteúdos dos seus canais de comunicação alinhados com os valores que deseja projetar. Naturalmente, isso inclui a eliminação de materiais prejudiciais e que não o representem.
Entender de branding pessoal e desenvolvê-lo é uma tarefa que requer dedicação constante, especialmente na relação com outras pessoas. Você precisa interagir com profissionais de confiança e manter o networking ativo. Tudo isso, é claro, é feito sem jamais abandonar o que o torna alguém autêntico.
O que não fazer ao desenvolver o branding pessoal?
Tão importante quanto saber quais atitudes tomar para desenvolver a sua marca, é ter em mente o que não deve ser feito. Erros são bastante comuns, principalmente quando alguns profissionais interpretam o termo como algo semelhante a criar uma imagem falsa.
Em outras palavras, ao entender o que é branding pessoal, você deve manter-se igual a si mesmo. O desenvolvimento profissional não pode te transformar em outra pessoa. É interessante, ainda, mencionar que necessitar da validação de outros também é algo negativo, ainda que sejam superiores na hierarquia.
Por fim, é preciso cuidar da saúde física e do bem-estar psicológico. Nenhuma pessoa é capaz de dar o seu melhor quando esses aspectos da vida não estão alinhados. Nesse sentido, a construção de um branding requer cuidados pessoais para que você esteja bem!
Qual é a importância do branding pessoal?
Considerando a maneira como estamos abordando o que é branding pessoal até aqui, podemos dizer que ele tem o seu maior impacto observado no meio profissional. Entre outras coisas, ele serve para dar mais visibilidade ao seu perfil, colaborando para o crescimento na carreira e na inteligência emocional.
Neste último ponto, é possível observar um aumento na autoconfiança, o que é trazido pela posição de autoridade que o branding pessoal agrega. Quando se fala sobre um determinado assunto, o objetivo é que o profissional em questão seja um nome pensando de imediato.
No caminho do aumento de oportunidades no mercado de trabalho, existe a promoção da segurança e dos possíveis caminhos a seguir. Em outras palavras, o profissional com um branding pessoal forte tem mais opções, podendo escolher vagas que mais o interessam.
É válido notar que algumas áreas do mercado valorizam mais essa característica do que outras. Profissionais que lidam com a comunicação social e segmentos adjacentes, por exemplo, observam uma importância vital no desenvolvimento e aprimoramento do branding pessoal.
Como mencionado ao longo deste texto sobre o que é branding pessoal, a ideia central aqui é focar no que tem de melhor, priorizando qualidades que valorizam uma carreira.
Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.
O aplicativo está disponível para usuários IOS e neste link para Android.