O que é branding pessoal? Domine esta estratégia!

Mayk | outubro 02, 2023

Imagem artigo

A maneira como somos percebidos por outros constitui uma parte essencial da vida em sociedade. No campo profissional, construir uma boa reputação traz resultados e consequências ainda mais notáveis. Por isso, saber o que é branding pessoal torna-se muito importante para qualquer carreira bem-sucedida.

 

A fim de projetar a melhor imagem possível de si mesmo, profissionais das mais diversas áreas devem se esforçar para destacar suas qualidades e habilidades. Saber como demonstrar o domínio de soft skills e hard skills ajuda a trilhar um caminho de sucesso.

 

Naturalmente, esses conceitos são amplamente estudados e reconhecidos no mercado de trabalho. Logo, todo indivíduo que entende os benefícios e constrói uma personal branding reconhece o valor do networking e atua para consolidar uma imagem pessoal de autoridade dentro da sua área.

 

Elaboramos o conteúdo abaixo para você que deseja melhorar a sua imagem, fez transição de carreira ou apenas quer entender melhor sobre o assunto. Trabalhar a marca pessoal é algo imprescindível para profissionais que almejam reconhecimento e melhores oportunidades.

 

Talvez esta seja a sua primeira visita ao blog do Peixe 30 e queremos nos apresentar: somos uma rede social profissional em vídeo e temos diversas ferramentas e conteúdos para gestores, empreendedores e aqueles que desejam alavancar a carreira.

 

 

Entenda o que é branding pessoal

Também chamado de “personal branding”, o termo está relacionado com as palavras que o compõem. “Branding” significa “marca” em inglês, então ao falarmos do lado pessoal, podemos dizer que é a sua marca profissional; a maneira que projeta a própria imagem e como os outros a percebem.

 

Embora compartilhem similaridades e estratégias, o marketing e o branding pessoal são coisas distintas. Enquanto o primeiro preocupa-se exclusivamente com a recepção de outros, o segundo é a essência do profissional e o caminho que direciona esta divulgação.

 

Por se tratar de algo íntimo e complexo, a compreensão do que é branding pessoal envolve diferentes aspectos da vida de um profissional. Ele deve incluir aqui os seus conhecimentos, sua história e sua visão de mundo.

 

Acima de tudo, para trabalhar o branding pessoal, entenda que ele está alinhado com valores morais e éticos pelos quais o profissional atua.

 

 

Como desenvolver o branding pessoal?

O desenvolvimento desse item é uma jornada com múltiplos caminhos, o que significa dizer que não existe uma única maneira de fazer isto. Na verdade, o mais indicado é que diversas estratégias sejam utilizadas em conjunto, de acordo com os seus objetivos.

 

Tudo começa com o autoconhecimento, para compreender quais são seus pontos fortes e fracos na área de atuação profissional que escolheu. A partir disso, parte-se para a descoberta de como outras pessoas o enxergam nesse âmbito e como membro de uma equipe.

 

É possível, então, aprender o que é branding pessoal e definir qual será a sua marca. Isto é, aos olhos do mercado, que tipo de profissional você é? Com a saturação de algumas áreas, essa etapa o ajuda a se destacar após definir os objetivos individuais, como explicamos antes.

 

Logo, é preciso traçar estratégias, tanto offline quanto no meio digital, mantendo os conteúdos dos seus canais de comunicação alinhados com os valores que deseja projetar. Naturalmente, isso inclui a eliminação de materiais prejudiciais e que não o representem.

 

Entender de branding pessoal e desenvolvê-lo é uma tarefa que requer dedicação constante, especialmente na relação com outras pessoas. Você precisa interagir com profissionais de confiança e manter o networking ativo. Tudo isso, é claro, é feito sem jamais abandonar o que o torna alguém autêntico.

 

O que não fazer ao desenvolver o branding pessoal?

Tão importante quanto saber quais atitudes tomar para desenvolver a sua marca, é ter em mente o que não deve ser feito. Erros são bastante comuns, principalmente quando alguns profissionais interpretam o termo como algo semelhante a criar uma imagem falsa.

 

Em outras palavras, ao entender o que é branding pessoal, você deve manter-se igual a si mesmo. O desenvolvimento profissional não pode te transformar em outra pessoa. É interessante, ainda, mencionar que necessitar da validação de outros também é algo negativo, ainda que sejam superiores na hierarquia.

 

Por fim, é preciso cuidar da saúde física e do bem-estar psicológico. Nenhuma pessoa é capaz de dar o seu melhor quando esses aspectos da vida não estão alinhados. Nesse sentido, a construção de um branding requer cuidados pessoais para que você esteja bem!

 

Qual é a importância do branding pessoal?

Considerando a maneira como estamos abordando o que é branding pessoal até aqui, podemos dizer que ele tem o seu maior impacto observado no meio profissional. Entre outras coisas, ele serve para dar mais visibilidade ao seu perfil, colaborando para o crescimento na carreira e na inteligência emocional.

 

Neste último ponto, é possível observar um aumento na autoconfiança, o que é trazido pela posição de autoridade que o branding pessoal agrega. Quando se fala sobre um determinado assunto, o objetivo é que o profissional em questão seja um nome pensando de imediato.

 

No caminho do aumento de oportunidades no mercado de trabalho, existe a promoção da segurança e dos possíveis caminhos a seguir. Em outras palavras, o profissional com um branding pessoal forte tem mais opções, podendo escolher vagas que mais o interessam.

 

É válido notar que algumas áreas do mercado valorizam mais essa característica do que outras. Profissionais que lidam com a comunicação social e segmentos adjacentes, por exemplo, observam uma importância vital no desenvolvimento e aprimoramento do branding pessoal.

 

Como mencionado ao longo deste texto sobre o que é branding pessoal, a ideia central aqui é focar no que tem de melhor, priorizando qualidades que valorizam uma carreira.

 

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter e baixe o app Peixe 30. Você terá acesso a várias informações que vão facilitar o seu dia.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]