
Que o mercado de trabalho atual não é o mesmo de décadas passadas não há qualquer dúvida, mas isso não significa que a sua compreensão por parte de candidatos seja mais fácil do que antes. Assim como sempre aconteceu, é indispensável estar por dentro de conceitos.
Por exemplo, é válido compreender o que são Mad Skills. Elas são relativamente novas nos espaços profissionais e abordam um tema que pode confundir muitos. Uma boa maneira de introduzi-las é comparando-as com as soft e hard skills, antigas conhecidas de quem já passou pelos processos de contratação.
Enquanto as “hard” representam conhecimentos sólidos aprendidos por estudos, as “soft” tem um caráter mais empírico e impossível de ser ensinado por livros. Ao lado de ambas estão as “Mad Skills”, as quais merecem um texto completo explicando o que são.
Veja ainda: Quais defeitos e qualidades falar na entrevista?
Descubra o que são Mad Skills
Em tradução livre, “Mad Skills” são “habilidades extraordinárias”, competências que fogem ao que é considerado “tradicional”. Um exemplo prático: existe um colaborador que sabe programar. A partir deste conhecimento, ele aprendeu a estruturar um jogo digital completo. Esta tarefa é algo fora do comum!
No geral, ao explicar o que são Mad Skills, podemos dizer que elas têm relação com interesses fora do campo profissional, mas os quais têm impacto direto e positivo no trabalho. Por se tratar de algo “fora do padrão”, vê-se como diferenciais adquiridos de maneira autodidata, pelo puro interesse do indivíduo.
Considerando que tais características não são “óbvias”, nem sempre são imediatamente identificadas por recrutadores, o que pede introspecção por parte dos profissionais. A ideia é que você consiga “vender o peixe”, destacando habilidades subestimadas em um primeiro momento.
As Mad Skills surgem em um contexto e época onde o mercado de trabalho passa a valorizar o que os profissionais têm de diferente, levando em conta experiências de vida e interesses que contribuíram para “lapidar” seus dons. Naturalmente, possuir essas habilidades facilitará a sua contratação.
5 exemplos de Mad Skills
Uma forma excelente de compreender melhor o que são Mad Skills é aplicando-as em exemplos práticos. Selecionamos cinco habilidades mais comuns, aquelas que aparecem em boa parte dos profissionais que buscam colocação e recolocação no mercado de trabalho.
1. Capacidade de falar em público e a prática teatral
Falar em público é uma habilidade muito almejada em profissionais, especialmente aqueles que buscam posições de liderança. A prática do teatro como hobby pode contribuir para esse tipo de desenvoltura, já que se trata de uma atividade que livra os indivíduos das inibições.
2. Prática de esportes coletivos e o trabalho em equipe
Saber trabalhar bem em equipe (seja como membro do grupo ou líder) é algo que pode ser aprendido a partir da prática de esportes coletivos, como o futebol. Essa é outra qualidade muito procurada em candidatos, considerando a alta diversidade nos espaços profissionais, e trata-se de um bom exemplo para entender o que são Mad Skills.
3. Domínio de instrumentos musicais e a disciplina
Apenas quem toca um instrumento musical compreende como é preciso ser disciplinado para dominar a habilidade. Como consequência, forma-se um profissional com metas claras e que trabalha em prol de conquistá-las, o que o torna bastante atrativo ao mercado de trabalho.
4. Atividades artísticas manuais e a atenção aos detalhes
Qualquer pessoa é capaz de perceber erros notáveis em um trabalho, mas apenas os mais atentos notam os problemas nos detalhes. Essa é uma característica muito associada com quem domina atividades artísticas manuais, como a escultura, a pintura, dentre outras.
5. Jogos eletrônicos e a organização
Os jogos ganham cada vez mais importância nos espaços profissionais. Eles são usados, inclusive, como forma de treinamento em certas funções. Da mesma maneira, eles auxiliam para que os profissionais sejam mais organizados na realização de suas tarefas.
É possível desenvolver Mad Skills?
Explorados os principais exemplos sobre o que são Mad Skills, você pode se questionar: é possível desenvolver essas habilidades? A resposta é “sim”, mas é preciso se atentar ao fato de que elas são aprimoradas de maneira orgânica, a partir de interesses genuínos.
Se não gosta ou não se interessa por esportes coletivos, por exemplo, então a sua prática não contribuirá para que você desenvolva a capacidade de trabalhar em equipe. Não se pode “forçar” uma Mad Skill: o interessante é que encontre algo que goste e tire proveito disto.
Quais são os benefícios de possuir Mad Skills?
Como citado brevemente antes, possuir Mad Skills é um diferencial para lá de excepcional quando falamos sobre a busca por colocação ou recolocação profissional. Por se tratar de algo extraordinário e raro, as chances são altas de que alguém que as possui seja contratado.
Aliado a isso, há também o próprio crescimento profissional acelerado, baseado no que se faz bem. Voltando ao exemplo de programador citado anteriormente, alguém que consegue carregar tarefas completas sozinho agregará valor à empresa e receberá melhores propostas.
Mad Skills são um dos termos contemporâneos usados em processos de recrutamento e seleção que vale a pena compreender. Se possuir tais habilidades, é válido aprender como destacá-las durante uma entrevista, já que elas aumentam as chances de contratação.
Aqui no Peixe 30 sempre publicamos diversos conteúdos para te ajudar nessa jornada pelo desenvolvimento profissional. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades! Nosso aplicativo está disponível para usuários IOS e Android.