ikigai

Ikigai: Descubra agora porque você se levanta todos os dias

Ikigai é uma mandala japonesa cujo propósito é revelar os segredos para você ter uma vida (iki) alinhada com seus desejos, paixões e expectativas (kai). Vamos lhe ensinar nesse texto, todos os detalhes a respeito do ikigai e como encontrar o seu próprio. 

O que você encontrará nesse texto?

  • O que é Ikigai?
  • Por que ikigai é importante?
  • Origem do Ikigai
  • Mas o ikigai funciona?
  • Como encontrar o ikigai?
  • Preenchendo a mandala ikigai

O que é Ikigai?

Ikigai é um termo japonês que explica os motivos que cada pessoa tem para viver. Em sua terra natal, ela significa a busca contínua por atividades que tragam satisfação. A partir daí, alguns especialistas adotaram a premissa de que para viver mais e melhor é preciso um objetivo. 

Por conseguinte, uma pessoa deve ter inúmeros ikigais ao longo da vida, já que não vivemos apenas com um único objetivo. Seu ikigai menor pode ser uma meta diária e simples, já o maior pode ser aquele projeto de vida com o qual você sonha todas as noites

Como a ideia do ikigai é se manter ativo, é claro que ele abarca a esfera profissional, que é onde o ser humano passa a maior parte da sua vida. 

Muitos coaches utilizam o ikigai em seus métodos de consultoria. Dentre as ferramentas usadas estão:  

  • Constelação Organizacional e Familiar
  • Psicologia Positiva
  • Tomada de Decisão
  • Planejamento Estratégico
  • Focalização
  • Análise comportamental
  • Comunicação Efetiva.
  • Âncoras de Carreira
  • Programação Neurolinguística (PNL)

Por que ikigai é importante?

Porque ele lhe revelará um propósito maior na sua vida. Várias vezes somos pegos na armadilha de sempre ser os mais produtivos possíveis. 

Nos prendemos a listas de tarefas realizadas em modo automático e esquecemos de mensurar a importância de cada uma dessas tarefas

O ikigai vem para quebrar o ciclo e nos fazer colocar sentido em todas as realidades que fazemos no dia-a-dia. Dessa forma, começamos uma busca pela auto descoberta, tendo pequenas conquistas todo dia. 

Isso dá sentido à nossa vida como um todo e nos fortalece com uma motivação diária. Por esse motivo, o ikigai é usado para combater o desânimo e a depressão. Afinal, ele promete uma vida plena e ativa por meio de hábitos saudáveis e ações satisfatórias.

Origem do Ikigai

Apesar do conceito já existir, suas práticas só foram estipuladas na década de 2010. 

Elas foram baseadas na observação dos hábitos dos moradores do vilarejo Ogimi, Okinawa, Japão. Esse local contém a população mais envelhecida do mundo e é tida como a “Terra dos Imortais”. 

Apesar de idosa, a população vive de forma saudável. Fazem exercícios, mantém uma alimentação natural e cultivam o senso de comunidade

Ao serem perguntados sobre as razões de sua longevidade e felicidade, um termo estava presente na maioria das respostas: ikigai

Assim, os habitantes de Ogimi passaram a ser vistos como os mestres do ikigai. Eles descobriram um jeito simples e pleno de viver de forma natural. Toda essa pesquisa foi descrita no livro “Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”.  

Mas o ikigai funciona?

Pesquisas conduzidas na Universidade de Toho, Tokyo, indicam que a busca por uma vida feliz tem a ver com o fortalecimento imunológico. Entre os idosos que encontraram seu ikigai, foi registrada uma taxa de mortalidade menor. 

Eles praticam hábitos saudáveis potencializando a força de um tipo específico de glóbulo branco que os protege contra agentes causadores de doenças. 

Ainda no livro “Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”, os autores colocam 10 causas para essa longevidade.

  • Nunca se aposentar
  • Manter a calma 
  • Facilitar a digestão, comendo até obter 80% de satisfação. 
  • Viver cercado de bons amigos. 
  • Cuidar da saúde física
  • Sorrir 
  • Conectar-se à natureza
  • Ter e expressar gratidão
  • Valorizar o presente
  • Seguir o ikigai.

Como encontrar o ikigai?

1. Descubra o que você ama fazer. Tanto atividades pequenas como grandes. 

2. Observe-se. Desacelere e tente encontrar um propósito em tudo o que faz. Não apenas terminar rapidamente. 

3. Lembre-se dos sonhos e brincadeiras da infância. Se quando pequeno você gostava de desenhar, talvez sua paixão esteja em fazer pinturas, por exemplo. 

No livro: “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”, o neuropsiquiatra Ken Mogi lista tópicos para ajudar aqueles que estão buscando seu ikigai.  São eles:

Orgulhe-se

O ikigai não valoriza o hedonismo (imediatismo na busca pelo prazer). Mas sim, as atividades que fazem a diferença

Do que você se orgulha? Ser o melhor funcionário do seu setor? Ter uma alimentação saudável? O que faz diferença para você? Busque essas fontes de orgulho que lhe proporcionarão uma felicidade duradoura e um amadurecimento pessoal.  

Ative o flow

O flow é um estado de bem-estar e equilíbrio psicológico tão profundo que quando entramos em flow fazendo alguma coisa, acabamos nos concentrando 100% nela

O flow desperta uma excitação e alegria que suprimem outros sentimentos ou necessidades por tempo determinado. Ele também inibe o tédio, a desmotivação e o rigor além do limite. 

Ele é provocado por atividades desafiadoras que envolvam o uso de suas habilidades e uma recompensa por passar pelo desafio

Leia mais a respeito no nosso artigo sobre flow. 

Preze por harmonia e sustentabilidade

No mundo empresarial, sustentabilidade significa o equilíbrio entre a preservação e exploração dos recursos naturais. 

Mogi acredita que ainda é necessária a harmonia para complementar a sustentabilidade. 

Colocando em um parâmetro mais humano, podemos interpretar que ele estava dizendo. O ikigai se trata conviver em harmonia, equilibrando as suas atividades e você mesmo, com a natureza e as pessoas a sua volta

Alegre-se com coisas pequenas

Infelizmente não tem como nós tomarmos ações que mudam completamente o mundo todos o dias. Mas podemos partir de ações pequenas que diariamente resultarão em um efeito maior mais à frente.   

Passar por altos e baixos não é motivo para desistir. Perceber que você conquista pequenas vitórias a cada dia alimenta seus sentimentos positivos e te mantém motivado

Preenchendo a mandala ikigai

Os estudiosos criaram uma mandala que revela seus propósitos de vida ao ser preenchida corretamente. Ou seja, desenharam um mapa para o ikigai. Mas como preenchê-la?

Comece desenhando 4 colunas em uma folha de papel e no topo de cada uma escreva uma das seguintes perguntas:

  • O que eu amo fazer?
  • No que eu sou bom?
  • O que eu posso fazer pelo mundo?
  • Pelo que eu posso ser pago? 

Depois que tiver as 4 colunas anote nelas todas as atividades que lembrar de acordo com cada categoria. Não tem problema repetir.  

Terminadas as 4 listas, parte-se para um joguinho matemático. Em outra folha de papel escreva o seguinte: 

  • O que eu amo + O que sou bom = Minha paixão
  • O que sou bom + O que posso ser pago = Minha profissão
  • O que posso ser pago + O que o mundo precisa = Minha vocação
  • O que o mundo precisa + O que amo = Minha missão

E assim chegamos aos 4 pilares do ikigai: Paixão, Missão, Vocação e Profissão

Procure naquela lista de atividades que você escreveu quais as que conseguem unir essas quatro palavras. As atividades que conseguirem fazer isso serão seus ikigais.

Obviamente falar é mais fácil do que fazer, porém se estiver com muitas dificuldades, aqui vão 7 dicas para ajudá-lo a encontrar seu ikigai. 

1. Desligue o piloto automático: Você está realmente fazendo hoje realmente é o seu propósito? Pergunte-se isso sempre.

2. Não se compare com quem não importa: A única pessoa que você deve desejar superar é a si mesmo. Fazendo isso vai chegar muito mais longe do que se comparando com os outros. 

Porém, não faz nenhum mal se inspirar em alguém que sabe mais que você e se importa com o seu crescimento. Inspirar-se não a mesma coisa de se comparar com o outro.  

3. Entenda que todos tem talento: Acredite, existe alguma coisa que apenas você e um grupo seleto de pessoas no mundo conseguem fazer. Descubra o que é e se torne o melhor nela. 

Além disso, concentre-se em estudar e perseverar. O esforço é tão importante quanto o talento nato.   

4. Valorize o presente: O ikigai é um estilo de vida. Vivemos nossa vida no agora, pois não podemos mudar o passado e nem controlar o nosso futuro.  

5. Pense nas atividades que te fazem levantar de manhã: O ikigai te dará energia para se erguer toda manhã, mas para isso você precisa de um propósito para gastar essa energia. 

6. Conscientize-se: Viver o ikigai pede coragem, já que você terá de sacrificar parte do que o rodeia, ou seja, dizer adeus à sua zona de conforto.

7. Entenda ikigai não é passividade: Lembre-se que esse é um estado mental que te faz sentir vivo, livre e ativo independente da idade ou estado físico.        

Mandala ikigai 

Mandala Ikigai
Mandala Ikigai

Preencha com calma sem se importar com o tempo. O que conta aqui é fazer uma profunda análise de si mesmo. 

É recomendável começar pela esfera superior: a do amor. Coloque nela as atividades que você faz ou faria mesmo sem ganhar nada por elas

Depois vá para a da esquerda: a do talento. Peça dicas a colegas e familiares. Deixe a modéstia de lado e escreva tudo que você sabe fazer com qualidade.

Seguindo para a de baixo: a do dinheiro. Coloque sua profissão atual, trabalhos passados e quais outras ocupações que se alinham com o seu perfil profissional.

Termine na da direita: a da necessidade. Acredite, existem coisas que as pessoas ao seu redor precisam e que você pode oferecer. Mesmo que seja difícil, esforce-se para pensar quais ações suas podem provocar mudanças interiores. Vença a si mesmo, seus defeitos. 

Concentre-se em vencer um de cada vez.

Seja útil àqueles que estão ao seu redor, servindo, ajudando, agregando valor.

As pessoas superestimam o que podem alcançar em um ano e subestimam o que podem conseguir em 10. Persevere!

Como praticar o ikigai?

  • Faça atividades físicas 
  • Valorize as pessoas próximas
  • Concentre-se no que está fazendo  
  • Busque se conhecer
  • Viva o presente
  • Desacelere
  • Agradeça
  • Alimente-se bem
  • Faça o que ama

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre ikigai. Agora te recomendamos baixar o app do Peixe 30

Se você for empresário ele te ajudará a encontrar colaboradores confiáveis para a sua empresa. Se for trabalhador, você poderá usá-lo para dar mais visibilidade ao seu trabalho e chamar a atenção de grande corporações. Baixe agora! 

Faça parte desse oceano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *