Criatividade profissional

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Criatividade é a capacidade de imaginar, inventar e produzir conceitos e coisas inéditas. Todas as pessoas têm ideias em algum momento, mas nem todas as colocam em prática. Nesse artigo vamos te ensinar mais sobre criatividade profissional e como você pode incentivá-la na sua empresa, seja consigo ou com colaboradores. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é criatividade?
  • Elementos da criatividade profissional
  • Características comuns em pessoas criativas
  • Como é a rotina de alguém criativo?
  • Como o ambiente influencia na criatividade profissional?
  • Tipos de criatividade
  • Por que a criatividade profissional é importante? 
  • Como desenvolver a criatividade profissional?

O que é criatividade?

Criatividade é o ato de transformar ideias novas em realidade. Uma pessoa criativa enxerga o que os demais não conseguem. Encontra padrões e conecta eventos que aparentemente eram desconexos. 

Atente-se para a palavra “ato” na definição. A criatividade envolve pensamento e produção. Se você não coloca suas ideias em prática, não é criativo. É apenas imaginativo.

Segundo o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, quando você está em processo criativo, você está em estado de “Flow”. Isto é, a sua atenção está tão focada na sua invenção que você se desprende de sensações mundanas como fome ou cansaço

Elementos da criatividade profissional

1- Associação 

Associação é o processo realizado pelo nosso cérebro de processar informações em sequência tentando encontrar uma conexão entre elas. Você enxergar ou não essas conexões é que o define como pessoa criativa. Ser capaz de fomentar essas associações é o que faz com que pessoas criativas tenham um vasto repertório de ideias.

2- Questionamento

“O que aconteceria se mudássemos isso?”. Se você já ouviu alguém fazendo esse tipo de pergunta, essa pessoa provavelmente é criativa. Isso porque os criativos não deixam dúvidas passarem, eles são curiosos e não aceitam respostas fáceis. Gostam de questionar o status quo. Querer entender o “porquê” das coisas é típico de alguém criativo. 

3- Observação

A pessoa criativa observa os processos de todas as coisas e tem insights de como aquilo funcionaria melhor ou pior dependendo das mudanças que fossem feitas. Foi assim que foram criadas a maior parte das invenções inovadoras da história da humanidade.       

4- Networking

Esse não é o networking convencional. A rede de contatos dos criativos é dotada de pessoas com diferentes experiências e culturas, além de normalmente não concordarem com as ideias do inovador. É um networking voltado para encontrar diferentes ideias igualmente criativas. 

5- Experimentação

Por fim, os criativos experimentam suas ideias e não se satisfazem. Estão sempre buscando novas hipóteses. Eles mergulham em todas as experiências e buscam coisas novas para aprender algo diferente todo dia. 

Como é o processo criativo? 

Preparação 

Essa etapa é mais mecânica e repetitiva, por isso é bastante desvalorizada, mas ela é o embrião para algo grande ser criado. Ela consiste em várias atividades comuns que são a preparação para o trabalho verdadeiro. 

Incubação

Incubação acontece quando as redes do cérebro se juntam para criar uma ideia. Essas conexões são tantas que se torna necessário filtrar as ideias. Essa é a parte mais frágil do processo. Ela pode ser facilmente interrompida devido às tantas preocupações do dia a dia. 

Iluminação

Essa é a parte do processo em que a ideia surge, ganha forma e começa a sua estruturação. Ela é bastante representada em desenhos como uma lâmpada se acendendo na cabeça de algum personagem. 

Implantação

É a parte de maior execução do processo. Essa é a etapa em que o produto está sendo efetivamente criado. Normalmente é nela que as pessoas se confundem por não terem consciência do que foi realizado para chegar a tal ponto. Dentro do mundo profissional, isso pode se traduzir em prazos irreais ou que não compreendam o processo como um todo.  

Características comuns em pessoas criativas

Veja agora algumas características normalmente encontradas em pessoas que se provaram bastante criativas. 

  1. Possuem muita energia, mas geralmente são quietas e tranquilas;
  2. Normalmente são espertas, porém, ingênuas;
  3. Combinam responsabilidade e irresponsabilidade;
  4. Alternam entre imaginação e realismo;
  5. Comumente, ou são muito extrovertidas ou muito introvertidas, sem um meio termo;
  6. São humildes e orgulhosas ao mesmo tempo;
  7. Tendem a escapar de estereótipos e tem uma tendência à androginia;
  8. São normalmente imaginadas como rebeldes e independentes;
  9. Costumam ser apaixonadas pelo trabalho, mas podem ser extremamente objetivas sobre ele;
  10. É comum se exporem a grandes sofrimentos ou grandes satisfações devido à sua abertura e sensibilidade. 

Como é a rotina de alguém criativo?

  • Acorde cedo: Você aproveitará melhor o dia e diminuirá as distrações. 
  • Exercite-se: Isso dará uma sensação de bem estar que será bem vinda quando estiver tentando pensar em algo produtivo.
  • Tenha uma agenda: Pessoas criativas se organizam para cumprir prazos, e conseguem espaço na sua agenda para fazer atividades de lazer.
  • Trabalhe a todo momento: Quando alguém criativo têm uma ideia, a primeira coisa que ela faz é anotá-la, não importa a hora ou o lugar. Elas sabem que boas ideias podem surgir a qualquer momento. Então anote você também.
  • Mantenha-se ativo: Se você deseja criar, então precisa sair em busca de novas experiências e novas ideias. Inatividade é uma das maiores inimigas da criatividade.  

Como o ambiente influencia na criatividade profissional?

Escritório descontraído
Escritório descontraído

Um ambiente de trabalho que dá liberdade para que seus funcionários trabalhem como acharem melhor é imprescindível para estimular a criatividade. Portanto, se quiser estimular a criatividade da sua equipe crie um ambiente aberto, claro e divertido de trabalhar. 

Exija resultados e o cumprimento de prazos, apenas. No mais, deixe seus funcionários trabalharem como preferirem. Verá como a produtividade da sua empresa aumentará rapidamente. 

Tipos de criatividade

Criatividade deliberada e cognitiva

Criatividade deliberada é aquela que exige mais dedicação do indivíduo, pois ela é proveniente de um processo. Esse processo é o cognitivo, em que é preciso reunir o máximo de informações para que se desenvolvam novos conceitos.

Criatividade deliberada e emocional

Essa criatividade, apesar de ser deliberada assim como a última, é menos exigente pois o processo é mais subjetivo. Ele pode ser desencadeado por memórias, músicas, sensações, elementos bem pouco palpáveis, mas que têm diferentes valores para cada pessoa.   

Criatividade espontânea e cognitiva

Essa é aquela criatividade surgida sem aviso prévio popularmente chamada de “insight”. Contudo, por mais espontânea que seja, ela ainda é cognitiva, pois costuma acontecer em intervalos entre um momento de trabalho rigoroso e outro. 

Criatividade espontânea e emocional

Essa é a criatividade normalmente atribuída a artistas. É aquele momento em que você está descansando, ou fazendo alguma atividade de lazer e de repente tem uma ideia aparentemente do “nada”.

Na verdade, essa ideia não surgiu do completo nada. Ela surgiu das constantes e variadas experiências do dia a dia que temos a todo momento. Em algum momento elas motivaram seu cérebro a pensar nessa ideia. Contudo, ela veio de maneira quase 100% espontânea. 

Criatividade coletiva

A criatividade profissional em sua grande maioria é coletiva. Empresas por todo o mundo praticam o conhecido “brainstorming”. Trata-se de uma dinâmica que consiste justamente em cada um dar seus palpites para que então eles se fundam em uma grande e eficaz ideia completa 

Por que a criatividade profissional é importante? 

Agora você vai entender porque deveria pensar sério a respeito de criar um ambiente propício para o desabrochar da criatividade profissional na sua empresa. 

Soluções para problemas

Criatividade é imprescindível para que problemas sejam resolvidos de maneira inovadora, além de manter vários projetos já ativados. Em momentos de crise, os profissionais que seguram a empresa são exatamente os mais criativos. 

Engajamento

Criatividade também promove engajamento dos colaboradores. Uma equipe mais ativa na gestão é muito mais benéfica para a companhia do que apenas um líder que precisa carregar toda a carga estratégica

Produtividade

Você pode ter um vasto plantel de funcionários bastante criativos, mas o ambiente de trabalho que você lhes proporciona pode coagi-los a guardar suas ideias. Faça o contrário. Estimule a criatividade deles e verá que a produtividade de cada um vai aumentar consideravelmente, porque eles ficarão mais comprometidos

Menos erros

Maior criatividade resulta em uma comunicação mais aberta e assim, eventuais erros são rapidamente detectados e corrigidos. Isso também evita que comecem a surgir boatos e reclamações que levem a estrutura de trabalho em equipe à ruína. 

Avanços

A criatividade gera um conceito chamado de “economia criativa” que está cada vez mais presente na sociedade. 

Ele acontece quando cada vez mais atividades operacionais são automatizadas e os humanos precisam ser mais criativos porque lhes são delegados cada vez mais funções estratégicas. Esses são avanços propiciados pela criatividade profissional.  

Como desenvolver a criatividade profissional?

Estude seu comportamento criativo

Procure perceber em quais circunstâncias você costuma ter mais ideias. Quando descobrir, procure criar essas condições em seu ambiente de trabalho. Músicas, comidas, odores, qualquer coisa que te ajude. 

Seja observador

Observe bem o ambiente a sua volta. Quando tirar o seu horário de pausa do serviço pare de olhar para telas. Olhe para o local em que está, para as pessoas que estão com você e o que estão fazendo

Analise os cenários

Antes de entregar qualquer trabalho, revise-o. Pense sobre o que poderia ser melhorado. Essa prática te ajuda a perceber os erros cometidos, mas também esclarecer melhor o conteúdo do projeto. Os criativos tendem a se incomodar com o senso comum e pensam constantemente em cenários alternativos. 

Consuma arte

Ninguém disse que é proibido nutrir a sua criatividade a partir da dos outros. Consuma músicas, filmes ou qualquer tipo de arte para se inspirar. Produções criativas podem ascender a criatividade dentro de você

Exercite suas habilidades

Qualquer atividade que você adora e se entrega com todo o prazer pode ser um bom motor para a sua criatividade. Então, procure estar sempre que puder praticando o que mais gosta. 

Descanse 

Momentos de descanso são tão importantes para a sua produtividade quanto os momentos de trabalho efetivo. Não tente passar dos limites achando que será melhor depois, pois não será. Muito pelo contrário. Além disso, são nos momentos de ócio que as melhores ideias tendem a surgir. 

Busque atualizar-se

Além do fato de que a realidade hoje muda em uma velocidade impressionante, manter-se atualizado ajuda a alinhar sua criatividade com o que há de novo. Dessa forma, você poderá prever tendências e achar soluções para problemas

Desafie a si mesmo

Para exercitar sua criatividade, proponha-se pequenos desafios diários. Faça coisas que normalmente não faz ou tem medo de fazer. Crie esse hábito de se desafiar até ele se tornar prazeroso.  

Faça coisas diferentes

A criatividade vai aumentar bastante dentro de você a partir do momento em que novos hábitos forem criados. Consuma artes diferentes, comidas diferentes, ouça novas músicas, faça atividades fora do habitual. Isso vai enriquecer muito o seu processo criativo. 

Esperamos que tenha gostado desse artigo sobre criatividade profissional. Se não fosse esse tipo de criatividade o Peixe 30 não existiria. 

Não estaríamos oferecendo um espaço para os trabalhadores se mostrarem para o mercado com o melhor que têm, nem para os empresários acharem colaboradores de qualidade para seus negócios. Não fique de fora, coloque sua criatividade em prática, baixe o app e mostre seus resultados no Peixe 30

Faça parte desse oceano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]