Engana-se quem acredita que as empresas valorizam exclusivamente as habilidades técnicas. O que observamos é uma procura por profissionais que agregam soft e hard skills. Diante desta necessidade, é importante conhecer exemplos de empatia no trabalho para implementá-las em sua rotina. Vamos lá?
Para começar, é bom lembrar que trata-se de uma soft skill muito valorizada. De acordo com a natureza dessas habilidades socioemocionais, elas não são capazes de serem aprendidas apenas com aulas, cursos e leituras. Para desenvolvê-las, é necessário transformar ideias em ações.
Um excelente jeito de começar a desenvolver a empatia é a partir de exemplos práticos. Nesse texto, vamos explicar o que é e então trazer algumas situações práticas que irão ajudá-lo. O domínio dessa soft skill pede a aplicação de valores muitas vezes inexplorados.
Aqui no Peixe 30, queremos te ajudar a expandir profissionalmente. Por meio de um teste de competências gratuito, você conhece suas habilidades dominantes e aquelas que precisa aperfeiçoar. Crie já a sua conta!
O que é empatia?
É aquela característica de se colocar no lugar do outro. Isto é: mesmo sem enfrentar um determinado problema ou sentir certa emoção, o profissional é capaz de entender o que o outro está passando e age considerando esse sentimento.
Antes de mostrar um exemplo de empatia no trabalho, é bom lembrar que ela se diferencia da simpatia, principalmente pelo nível de envolvimento.
Uma pessoa simpática não necessariamente se interessa pela experiência alheia, o que deixa a emoção mais superficial. Nos dois casos, visa-se uma convivência em grupo amigável e tranquila.
Quer ver um exemplo de empatia no trabalho? Selecionamos 6!
Baseado na explicação do tópico anterior, essa habilidade pede exercícios frequentes de se colocar no lugar do outro, buscando compreender intenções e valores sem julgamento. As seis situações abaixo destacam essas intenções e podem servir como bons direcionamentos. Confira!
1 – Celebrar vitórias alheias
Um exemplo de empatia no trabalho não significa somente compreender os sentimentos alheios durante momentos difíceis, mas também em ocasiões felizes. A promoção de um colega, por exemplo, é um evento positivo que pode ser compartilhado por profissionais empáticos.
O sucesso do outro não resulta no seu fracasso, de modo que agir com humildade e gentileza é sempre a escolha correta. Quando se é empático, a atitude não é tomada com objetivo de ganhar algo em troca, mas por um desejo genuíno de que outros conquistem o que buscam.
2 – Cuidar com as palavras
Uma regra primária da empatia é: o que disse importa menos do que o que a outra pessoa interpretou. Mesmo se a sua intenção for X, a escolha de palavras, tom de voz, postura corporal e outros elementos podem transmitir uma mensagem Y, totalmente contrária.
Exercer um exemplo de empatia no trabalho pede que se preocupe tanto com o que se diz quanto com a forma com que se fala.
Cuide com as palavras, evite assuntos que podem chatear os colegas de trabalho e busque uma comunicação honesta, respeitando as individualidades e espaços.
3 – Guardar julgamentos para si próprio
É uma tendência humana fazer pré-julgamentos sobre tudo o que experienciamos. Sejam situações do dia a dia, histórias que outros nos contam ou mesmo ideias abstratas que interpretamos. Apesar disso, existe um universo de diferença entre pensar e se expressar.
Este exemplo de empatia no trabalho exige que guarde todos os julgamentos que tenha para si, exceto quando eles têm relevância para o contexto profissional. Mesmo nessas situações, a primeira atitude jamais deve ser a de apontar o dedo, mas a de tentar compreender o outro.
4 – Ouvir sem interromper
Uma das coisas mais comuns observadas em conversas cotidianas é a forma como as pessoas ouvem exclusivamente para responder. Isto é: ao invés de prestar atenção no que é dito, nossa cabeça começa a automaticamente se preparar para o que falaremos em seguida.
Isso faz com que, entre outras coisas, interrompamos nossos interlocutores. Um profissional empático pratica a escuta ativa e não interrompe quando outros estão falando. Dê importância ao discurso alheio e, só a partir da compreensão do que foi dito, fale.
5 – Abraçar as diversidades
Exercer empatia perante semelhantes é uma tarefa relativamente fácil, considerando que muitas das experiências que você vivencia são compartilhadas.
Um exemplo de empatia no trabalho é quando um profissional vai além, abraça diversidades e busca expandir a sua visão de mundo. Tudo isso sem mencionar que você sempre tem muito a aprender e a agregar quando ouve ativamente experiências distintas das suas.
6 – Oferecer ajuda, mas não forçar
Ao pensar em um exemplo de empatia no trabalho, é muito provável que oferecer ajuda seja a primeira coisa que vem à mente. E isso acontece por um bom motivo: auxiliar outros em atividades do cotidiano é uma excelente forma de exercer essa habilidade.
Apesar disso, é preciso saber os momentos em que será necessário dar um passo para trás. Muitas vezes, a pessoa que você tenta ajudar deseja ter a experiência de superar um desafio, de modo que se deve exercer o tato e mudar o percurso.
A empatia no trabalho vai muito além do espaço profissional, pedindo atitudes que extrapolam a vida pessoal. E isso é extremamente positivo! Ser um indivíduo empático é benéfico na busca por oportunidades no mercado, mas também em outros aspectos do convívio social.
Aqui no Peixe 30, sempre apresentamos conteúdos valiosos para profissionais e empresários com o objetivo de promover conhecimento, networking e novas parcerias. Além de ler nossos materiais, aproveite e faça o seu cadastro no nosso aplicativo para desbloquear novas oportunidades!
Faça o download do app Peixe 30 na Play Store
Faça o download do app Peixe 30 na App Store