Como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho?

Mayk | fevereiro 23, 2023

Imagem artigo

Construir, desenvolver e manter relacionamentos interpessoais no trabalho são soft skills bastante cobiçadas. De maneira resumida, elas se referem à capacidade do profissional em ter relações significativas no âmbito profissional, as quais beneficiam mutuamente a todos.

 

Aprimorar essa característica não é fácil, o que leva muitos profissionais a buscarem maneiras de como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho. Algumas pessoas têm maior facilidade em se comunicar, enquanto outras podem encontrar grande dificuldade na tarefa. Isso faz parte das diferenças entre os colaboradores e não é um fator determinante para o sucesso da empreitada.

 

Com os novos métodos de seleção, as empresas já enxergam a necessidade de encontrar novos candidatos que tenham uma determinada habilidade. Isso vai facilitar a sua adaptação ao local de trabalho e a alcançar bons resultados.

 

Contudo, determinadas características podem ser difíceis de encontrar e a gestão precisa criar um plano de desenvolvimento de talentos para os seus funcionários. Em todos os casos, os benefícios obtidos ao melhorar a comunicação contribuem para o sucesso profissional e da organização.

 

Vamos explicar melhor. Leia com atenção!

 

Veja dicas de como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Um relacionamento interpessoal é composto de fases. A definição mais frequente o divide em: conhecimento, construção, continuação, deterioração e finalização. As dicas a seguir servem para ajudá-lo nas três primeiras etapas, a fim de construir e manter boas relações.

 

Saiba escutar ativamente

Você sabia que existe diferença entre ouvir e escutar?

 

Ouvir é um processo automático da maioria dos seres humanos, no qual um estímulo auditivo externo é captado pelo nosso sentido. Escutar é uma ação que depende da vontade do interlocutor e exige que ele preste atenção ao que foi expressado pelo outro.

 

O processo da escuta ativa segue a mesma lógica. A partir dela, o interlocutor exerce empatia e interesse genuíno, compreendendo o que a outra pessoa falou e facilita os processos de comunicação. Como consequência, esta atitude melhora os relacionamentos interpessoais no trabalho e fora dele.

 

Seja receptivo a feedbacks

É comum que você aceite mais facilmente feedbacks de superiores hierárquicos no ambiente de trabalho, mas esse é um paradigma que precisa ser quebrado. Especialmente em novos modelos de cultura empresarial, a hierarquia horizontal dá igual importância à voz de todos.

 

Logo, esta dica sobre como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho envolve a mudança de atitude. É necessário ser mais receptivo aos feedbacks de todos os colegas de trabalho. Uma parte importante disso é reconhecer falhas e admitir erros, buscando sempre melhorar comportamentos no trato com outras pessoas.

 

Abrace a diversidade

O contato com o diferente começa cedo na sua vida, quando deixa o âmbito familiar e começa a ir para escola. Na vida adulta isso naturalmente se intensifica, especialmente no âmbito profissional. E você só tem a ganhar com essas experiências!

 

O contato com pessoas diferentes expande seus horizontes e permite considerar outros pontos de vista. A fim de estabelecer relacionamentos interpessoais significativos, é preciso que você esteja aberto e abandone pré-julgamentos e perspectivas de confirmação.

 

Delimite a separação entre o pessoal e o profissional

Boas relações interpessoais no trabalho não necessariamente são sinônimo de amizades. Embora seja possível fazer genuínos amigos por meio de contatos profissionais, essa não deve ser uma meta. Compreender tais questões exige delimitar o seu espaço pessoal.

 

Na prática, o que precisa ser feito é ter uma divisão clara entre os diferentes âmbitos da sua vida. Ao contrário do que se pode imaginar, isso permitirá que você seja mais aberto ao contato alheio, estimulando o desenvolvimento desses relacionamentos.

 

Faça exercícios de autoconhecimento

O autoconhecimento é a ferramenta mais importante para aqueles que buscam formas de como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho. A explicação para isso é bem simples: a partir do momento em que você se compreende profundamente, será mais fácil entender o outro.

 

É exatamente por causa disso que a capacidade de autoconhecimento é uma das soft skills mais requisitadas no mercado de trabalho. Além de reforçar a empatia, ela permite que você saiba como se comportar em situações diversas, sendo mais flexível e adaptável.

 

Tenha uma atitude positiva

Você com certeza já ouviu aquele ditado: “trate os outros como gostaria de ser tratado”, certo?

 

Essa frase simples ajuda a compreender o que significa ter uma “atitude positiva”. A ideia passa longe de uma positividade forçada e “bom dia” automático. O que se busca aqui é um genuíno otimismo, proatividade e simpatia espontânea.

 

Um profissional com atitudes positivas se torna alguém confiável, especialmente em ações em equipe. Esse aspecto positivo melhora a maneira como você é visto no ambiente de trabalho e, naturalmente, ajuda a desenvolver os relacionamentos interpessoais.

 

Desenvolva sua comunicação

Qualquer tipo de relacionamento exige troca de informações. Isso é verdade tanto para o âmbito pessoal (como laços familiares, românticos e amizades) quanto para o profissional. Uma boa relação só consegue ser estabelecida se existe comunicação efetiva.

 

A fim de melhorar esse aspecto, pode ser interessante exercitar a maneira como você se comunica. Isso inclui não somente a comunicação verbal (a fala e a escrita), mas também a escuta e a maneira como se posiciona fisicamente diante das outras pessoas.

 

Por fim, o mais importante dentre as opções de como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho é manter-se íntegro a quem você é. Essa pode parecer uma afirmação clichê, mas é verdade. Desenvolver habilidades sociais passa pela aprimoração da comunicação de maneira humilde e sincera.

 

Lidar com pessoas exige uma constante atualização de processos e este é um dos objetivos do Peixe 30. Em nossa rede social você encontra histórias de outros profissionais, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Cadastre-se já!

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

 

Após ver as dicas de como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho, leia:

 

Como fazer vídeo para entrevista de emprego?

Aprenda como desenvolver habilidades de liderança

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]