Como melhorar a jornada do candidato? Contrate os melhores!

Mayk | dezembro 08, 2023

Imagem artigo

Nesse texto, falaremos sobre o termo designado para representar as etapas pelas quais um profissional passa na busca por preencher uma determinada vaga de trabalho. Nosso objetivo será mostrar como melhorar a jornada do candidato pelo ponto de vista dos recrutadores. Pronto para tirar suas dúvidas?

 

Ao elaborar um processo seletivo, é imprescindível que o setor de RH se preocupe com a jornada do candidato em todas as suas fases. Este ciclo segue desde a divulgação da vaga até a contratação efetiva, considerando elementos como acessibilidade, demanda e desistências.

 

Preocupar-se com isso é algo importante porque envolve não somente contratações mais acertadas, mas também a melhoria da imagem da empresa perante o mercado de trabalho. Diante disso, alguns elementos podem ser observados e aprimorados.

 

Vamos falar sobre eles e tirar as principais dúvidas sobre o tema no decorrer deste artigo criado pela redação do Peixe 30. Somos uma rede social profissional em vídeo e oferecemos diversas ferramentas para facilitar a vida daqueles que atuam em recrutamento e seleção.

 

 

Veja como melhorar a jornada do candidato

Do primeiro ao último passo, os profissionais do setor de RH de uma organização devem estar atentos a todas as etapas dos processos seletivos. Abaixo, selecionamos as 7 principais dicas que podem ajudá-los nessa tarefa.

 

1 – Realize um planejamento prévio

Embora o candidato inicie a jornada ao entrar em contato com uma vaga, a tarefa dos profissionais do RH começa antes, durante o planejamento dos processos seletivos. É a partir do que é decidido aqui que etapas posteriores são conduzidas, o que denota sua importância.

 

Se quer saber como melhorar a jornada do candidato, é preciso que a divulgação de uma vaga seja feita nos lugares adequados, considerando a área de atuação profissional e o perfil de candidato buscado. Para facilitar o planejamento, podem ser usadas tecnologias, como softwares, formulários e demais ferramentas de recrutamento e seleção.

 

2 – Forneça informações claras

Não é incomum que uma parcela considerável dos candidatos desista de um processo seletivo simplesmente porque não compreendeu corretamente o que a vaga pedia. Esse tipo de situação aumenta o trabalho dos recrutadores, atrasa a seleção e desperdiça recursos.

 

Ao ler sobre como melhorar a jornada do candidato, torna-se importante que o anúncio de uma vaga seja claro e transparente, oferecendo o máximo de informações possíveis, incluindo a remuneração. Este tipo de cuidado ajuda a diminuir eventuais ruídos na comunicação. O tempo “gasto” nessas descrições é recuperado nas etapas subsequentes.

 

3 – Invista em diversidade

Nas últimas décadas, a busca pela diversidade no ambiente de trabalho se tornou um dos pilares do setor de Recursos Humanos. Cada vez mais, busca-se a inserção de minorias, as quais trazem perspectivas únicas e que enriquecem uma equipe.

 

Essa atitude deve ser refletida em todos os setores de uma organização, e deve aparecer em destaque nas iniciativas de como melhorar a jornada do candidato. Isso pode ser visto por meio de linguagem inclusiva e acessibilidade da vaga para os mais diferentes tipos de públicos. Necessidades individuais devem ser consideradas com cuidado e empatia.

 

4 – Simplifique a jornada do candidato

A burocracia em processos seletivos é um dos principais motivos que levam profissionais talentosos a desistirem da busca por uma vaga específica. Pensando nisso, é importante simplificar ao máximo a jornada do candidato, melhorando o acesso a etapas posteriores.

 

O recrutamento deve ser condizente com a função, as respostas aos candidatos devem ser ágeis e a inserção de informações deve ser minimizada. Jamais peça que um profissional insira ou envie dados mais de uma vez.

 

5 – Ofereça feedback em todas as etapas

Uma das principais reclamações de candidatos, quando falamos sobre processos seletivos, é a falta de feedback por parte dos recrutadores. Seja após o envio de currículo, entrevista ou testes, não é incomum que os profissionais fiquem “no escuro”, sem obter qualquer resposta.

 

É importante que recrutadores eliminem esse tipo de incerteza se quiserem aprender como melhorar a jornada do candidato, garantindo o feedback em todas as etapas. Isso pode ser feito por meio de uma comunicação clara e respeitosa, especialmente nas situações em que a informação a ser dada é negativa.

 

6 – Humanize as interações

Em um dos itens anteriores, mencionamos a característica da “empatia”, mas é válido dedicarmos um item exclusivamente para isso, levando em conta a importância de relações humanizadas no ambiente profissional. Naturalmente, isso começa nos processos seletivos.

 

Logo, uma dica de como melhorar a jornada do candidato é fazer com que ele se sinta confortável e atraído pela vaga, com cuidados na descrição das funções e no clima da entrevista. O objetivo aqui é manter o profissionalismo, ao mesmo tempo em que ele não se sinta como “apenas mais um” avaliado.

 

7 – Monitore

A partir dos resultados obtidos em processos seletivos anteriores, recrutadores podem aprender como melhorar trabalhos futuros. Isso é feito por meio de feedbacks dos candidatos, com a monitoria das respostas oferecidas ao fim da conclusão de um ciclo de avaliações.

 

É preciso sempre buscar aprimoramento e atualização, vendo profissionais avaliados como potenciais clientes e, mais ainda, contratações futuras. Manter uma boa relação com eles ajuda na elaboração de um pipeline de talentos e um networking efetivo.

 

Cada processo seletivo é único, mas os princípios trabalhados ao longo do texto são essenciais, independentemente da área de atuação da empresa e dos requisitos da vaga. Com maior cuidado e empatia diante da jornada, a imagem da organização só tende a melhorar.

 

Depois de ler aqui as explicações de como melhorar a jornada do candidato, que tal ser mais efetivo em seus processos seletivos? Conheça agora o Peixe 30 Recruiter.

 

Com o nosso software de recrutamento e seleção, você reduz o tempo na avaliação de perfis e encurta o caminho para encontrar novos talentos. Use a tecnologia para otimizar o seu trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

Como fazer um recrutamento interno? Promova os melhores talentos!

Para os profissionais do setor de Recursos Humanos, processos seletivos são uma parte importante do...

Como entrevistar um candidato à vaga de emprego? Encontre novos talentos

O momento em que o recrutador se encontra pela primeira vez com um talento e...

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego? Encante os recrutadores!

Embora os processos seletivos realizados exclusivamente pela internet já existissem há algum tempo, a pandemia...

Como responder perguntas na entrevista de emprego? Consiga a sua contratação!

Um processo seletivo consiste de múltiplas etapas, onde os recrutadores buscam informações sobre os profissionais...

Como pedir feedback de entrevista após rejeição? Veja como se beneficiar!

Ninguém gosta de ser excluído, especialmente durante um processo seletivo. O profissional que está em...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]