
Nesse texto, falaremos sobre o termo designado para representar as etapas pelas quais um profissional passa na busca por preencher uma determinada vaga de trabalho. Nosso objetivo será mostrar como melhorar a jornada do candidato pelo ponto de vista dos recrutadores. Pronto para tirar suas dúvidas?
Ao elaborar um processo seletivo, é imprescindível que o setor de RH se preocupe com a jornada do candidato em todas as suas fases. Este ciclo segue desde a divulgação da vaga até a contratação efetiva, considerando elementos como acessibilidade, demanda e desistências.
Preocupar-se com isso é algo importante porque envolve não somente contratações mais acertadas, mas também a melhoria da imagem da empresa perante o mercado de trabalho. Diante disso, alguns elementos podem ser observados e aprimorados.
Vamos falar sobre eles e tirar as principais dúvidas sobre o tema no decorrer deste artigo criado pela redação do Peixe 30. Somos uma rede social profissional em vídeo e oferecemos diversas ferramentas para facilitar a vida daqueles que atuam em recrutamento e seleção.
Veja como melhorar a jornada do candidato
Do primeiro ao último passo, os profissionais do setor de RH de uma organização devem estar atentos a todas as etapas dos processos seletivos. Abaixo, selecionamos as 7 principais dicas que podem ajudá-los nessa tarefa.
1 – Realize um planejamento prévio
Embora o candidato inicie a jornada ao entrar em contato com uma vaga, a tarefa dos profissionais do RH começa antes, durante o planejamento dos processos seletivos. É a partir do que é decidido aqui que etapas posteriores são conduzidas, o que denota sua importância.
Se quer saber como melhorar a jornada do candidato, é preciso que a divulgação de uma vaga seja feita nos lugares adequados, considerando a área de atuação profissional e o perfil de candidato buscado. Para facilitar o planejamento, podem ser usadas tecnologias, como softwares, formulários e demais ferramentas de recrutamento e seleção.
2 – Forneça informações claras
Não é incomum que uma parcela considerável dos candidatos desista de um processo seletivo simplesmente porque não compreendeu corretamente o que a vaga pedia. Esse tipo de situação aumenta o trabalho dos recrutadores, atrasa a seleção e desperdiça recursos.
Ao ler sobre como melhorar a jornada do candidato, torna-se importante que o anúncio de uma vaga seja claro e transparente, oferecendo o máximo de informações possíveis, incluindo a remuneração. Este tipo de cuidado ajuda a diminuir eventuais ruídos na comunicação. O tempo “gasto” nessas descrições é recuperado nas etapas subsequentes.
3 – Invista em diversidade
Nas últimas décadas, a busca pela diversidade no ambiente de trabalho se tornou um dos pilares do setor de Recursos Humanos. Cada vez mais, busca-se a inserção de minorias, as quais trazem perspectivas únicas e que enriquecem uma equipe.
Essa atitude deve ser refletida em todos os setores de uma organização, e deve aparecer em destaque nas iniciativas de como melhorar a jornada do candidato. Isso pode ser visto por meio de linguagem inclusiva e acessibilidade da vaga para os mais diferentes tipos de públicos. Necessidades individuais devem ser consideradas com cuidado e empatia.
4 – Simplifique a jornada do candidato
A burocracia em processos seletivos é um dos principais motivos que levam profissionais talentosos a desistirem da busca por uma vaga específica. Pensando nisso, é importante simplificar ao máximo a jornada do candidato, melhorando o acesso a etapas posteriores.
O recrutamento deve ser condizente com a função, as respostas aos candidatos devem ser ágeis e a inserção de informações deve ser minimizada. Jamais peça que um profissional insira ou envie dados mais de uma vez.
5 – Ofereça feedback em todas as etapas
Uma das principais reclamações de candidatos, quando falamos sobre processos seletivos, é a falta de feedback por parte dos recrutadores. Seja após o envio de currículo, entrevista ou testes, não é incomum que os profissionais fiquem “no escuro”, sem obter qualquer resposta.
É importante que recrutadores eliminem esse tipo de incerteza se quiserem aprender como melhorar a jornada do candidato, garantindo o feedback em todas as etapas. Isso pode ser feito por meio de uma comunicação clara e respeitosa, especialmente nas situações em que a informação a ser dada é negativa.
6 – Humanize as interações
Em um dos itens anteriores, mencionamos a característica da “empatia”, mas é válido dedicarmos um item exclusivamente para isso, levando em conta a importância de relações humanizadas no ambiente profissional. Naturalmente, isso começa nos processos seletivos.
Logo, uma dica de como melhorar a jornada do candidato é fazer com que ele se sinta confortável e atraído pela vaga, com cuidados na descrição das funções e no clima da entrevista. O objetivo aqui é manter o profissionalismo, ao mesmo tempo em que ele não se sinta como “apenas mais um” avaliado.
7 – Monitore
A partir dos resultados obtidos em processos seletivos anteriores, recrutadores podem aprender como melhorar trabalhos futuros. Isso é feito por meio de feedbacks dos candidatos, com a monitoria das respostas oferecidas ao fim da conclusão de um ciclo de avaliações.
É preciso sempre buscar aprimoramento e atualização, vendo profissionais avaliados como potenciais clientes e, mais ainda, contratações futuras. Manter uma boa relação com eles ajuda na elaboração de um pipeline de talentos e um networking efetivo.
Cada processo seletivo é único, mas os princípios trabalhados ao longo do texto são essenciais, independentemente da área de atuação da empresa e dos requisitos da vaga. Com maior cuidado e empatia diante da jornada, a imagem da organização só tende a melhorar.
Depois de ler aqui as explicações de como melhorar a jornada do candidato, que tal ser mais efetivo em seus processos seletivos? Conheça agora o Peixe 30 Recruiter.
Com o nosso software de recrutamento e seleção, você reduz o tempo na avaliação de perfis e encurta o caminho para encontrar novos talentos. Use a tecnologia para otimizar o seu trabalho!