Como dar feedback para o chefe? Transforme esse momento em oportunidade

Mayk | abril 24, 2023

Imagem artigo

Um ambiente de trabalho é composto de pessoas, cada uma com funções, personalidades e valores diferentes. Em uma organização harmoniosa, essas diferenças contribuem para a promoção da diversidade e a melhoria das atividades em equipe.

 

A fim de desenvolver uma boa relação entre profissionais no ambiente de trabalho, o feedback é uma poderosa ferramenta. E, ao contrário do que se imagina, ele não existe de maneira unilateral: é possível (e até mesmo incentivado) que colaboradores avaliem seus líderes.

 

A partir dessa verdade, surge uma grande dúvida: como dar feedback para o chefe da maneira correta? Criticar profissionalmente um gestor pode ser intimidador, mesmo em empresas que incentivam o diálogo aberto.

 

Pensando nisso, neste texto vamos listar algumas dicas importantes para que você saiba como fazer este tipo de avaliação. Leia com atenção!

 

Aprenda como dar feedback para o chefe

A primeira coisa que podemos te contar é que essa tensão é muito normal. A cultura de receber feedback não é muito difundida em todas as empresas, menos ainda a adoção de avaliação por parte dos funcionários.

 

Entenda que todo este processo é muito benéfico para ajustar tarefas e aumentar o rendimento da equipe. Por isso, veja abaixo algumas dicas de como dar feedback para o chefe.

 

Marque uma reunião individual

Uma regra primordial em ambientes de trabalho é: feedbacks jamais devem ser feitos publicamente. Isso vale também para elogios, mas é especialmente verdade quando falamos de críticas construtivas. Em todas as hipóteses, prefira conversas individuais.

 

A única situação em que feedbacks podem ser dados em grupo é quando o que se está avaliando é a performance da equipe como um todo. No caso de avaliações dos líderes, o mais indicado é que você marque previamente uma reunião.

 

Esteja preparado

Bons líderes não dão feedbacks ou fazem críticas sem uma boa preparação prévia. Da mesma forma, colaboradores devem elaborar criteriosamente os argumentos que irão utilizar, refletindo a respeito do que precisa ser falado.

 

Além disso, importa também a maneira como se irá discutir o assunto. Ao aprender como dar feedback para o chefe, opte por um tom educado, mas firme. Se você tiver convicção do que está falando, passará a mensagem de maneira mais clara. Em todos os casos, treinar antes pode ser benéfico.

 

Comece e termine com pontos positivos

Na área da gestão de pessoas existe uma técnica chamada de “feedback sanduíche”. Ela consiste em começar e finalizar uma conversa com um elogio, deixando as críticas situadas no meio. O objetivo desse método é aumentar a receptividade de quem está ouvindo.

 

Para além de uma técnica profissional, incluir elogios é recomendado pois demonstra que você percebe os elementos positivos da gestão. É muito importante, porém, fazer isso de maneira sucinta e genuína, sem parecer que está “enrolando”.

 

Contextualize com exemplos e dados

Parte da preparação de um feedback entre gestor e colaborador (independentemente de quem está se dirigindo a quem) é o registro de exemplos e dados. Se um comportamento profissional requer mudança, ter informações detalhadas é essencial.

 

Além de permitir que o gestor perceba exatamente quais situações você está apontando, a contextualização do feedback ajudará para que o problema seja solucionado mais rápido. Se possível, organize os dados essenciais de acordo com as datas.

 

Preze pelo profissionalismo

Esta dica de como dar feedback para o chefe reforça a necessidade de manter a conversa sempre de forma respeitosa. Uma avaliação, independentemente do lado que parta, é uma troca de ideias, críticas, elogios e sugestões entre duas pessoas que trabalham juntas e querem melhorar a qualidade daquilo que fazem.

 

O perfil do gestor também tem importância aqui. Caso o líder em questão seja alguém com atitudes menos formais, é possível desenvolver a conversa de maneira casual. Em todos os casos, é preciso ficar atento para que a discussão jamais caia no âmbito pessoal.

 

Saiba ouvir

Tão importante quanto oferecer um feedback é saber ouvir o que a outra parte tem a dizer. Tenha confiança na sua posição, mas também ofereça espaço para que o líder dê o seu ponto de vista. Isso facilitará para que as duas partes consigam se entender.

 

Nesse ponto, uma característica que precisa ser exercida é a empatia. Algumas situações são mais incômodas do que outras, e cabe a você decidir os momentos em que explicações são ou não adequadas. Apesar disso, procure não interromper e ouça ativamente.

 

Ofereça sugestões

Uma parte importante dos feedbacks é o seu propósito. Nenhum colaborador oferece avaliações (tanto positivas quanto negativas) aos gestores sem um objetivo bem definido. No caso dos elogios, por exemplo, existe o incentivo a algum comportamento.

 

Partindo desse princípio, é interessante finalizar a conversa oferecendo sugestões. Pode ser intimidadora a perspectiva de sugerir algo a um gestor, mas bons líderes compreendem a importância de ouvir ideias e serão receptivos às sugestões bem embasadas.

 

Caso necessário, recorra ao RH

Por fim, a nossa última dica de como dar feedback para o chefe envolve a busca por um treinamento adequado. Algumas vezes a situação não caminha da melhor maneira. Isso pode se dar por uma ausência de receptividade, dificuldade em aceitar críticas ou mesmo comportamentos não profissionais.

 

Nesses casos, o mais indicado é recorrer ao setor de Recursos Humanos da empresa. Um diálogo aberto é sempre o mais recomendado, mas os profissionais de RH têm função vital em mediar e resolver questões difíceis entre gestores e colaboradores.

 

Nas dinâmicas de poder que permeiam os ambientes de trabalho, o colaborador é sempre a parte mais fraca, mas isso não significa que não existe espaço para diálogos. Bons líderes sabem ouvir o que sua equipe tem a dizer, mesmo quando os feedbacks não são positivos.

 

Preocupado com o seu desenvolvimento, o Peixe 30 traz uma série de ferramentas exclusivas que avaliam o seu perfil comportamental e ainda permite a publicação de vídeos para que você tenha segurança para fazer suas apresentações.

 

Crie já o seu perfil, conheça novas pessoas, receba feedbacks e amplie seu networking:

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]