Objetivos para colocar em um currículo. Veja algumas dicas!

Mayk | julho 02, 2024

Imagem artigo

Já sabemos que esse documento essencial para uma seleção de emprego é composto de vários elementos: informações pessoais, contato, formação acadêmica, experiências profissionais prévias, habilidades, formações adicionais, etc. Contudo, vale dedicar uma atenção especial ao escolher os objetivos para colocar em um currículo.

 

De uma forma ou de outra, todos os itens citados na elaboração do CV são cruciais, permitindo que recrutadores conheçam melhor suas características e optem por chamá-lo para uma entrevista presencial ou online. Por conta disso, você deve dedicar-se e causar uma boa impressão.

 

No caso específico do objetivo, existe uma camada “extra” de dificuldade, levando em conta que este item é mais amplo do que os outros e permite um maior número de variáveis. Para auxiliar aqueles que estão desenvolvendo um currículo, vamos falar mais sobre o tópico.

 

Seja bem-vindo ao blog do Peixe 30, somos uma plataforma com diversas ferramentas que conecta profissionais e empresas. Baixe o app e seja descoberto por recrutadores. Conclua o seu cadastro e tenha acesso a um estudo sobre o seu perfil comportamental:

O que é o objetivo em um currículo?

Esse espaço serve exatamente ao propósito que o seu nome indica: estabelecer quais são os seus objetivos profissionais, de acordo com a área de atuação e vaga para a qual está se inscrevendo. O texto está muito aliado às suas expectativas sobre a profissão.

 

Embora o mais recomendado seja que os objetivos para colocar em um currículo apareçam sempre, algumas vagas dão mais ou menos relevância para o campo, o que pode ser percebido pelo candidato a partir da divulgação inicial. Em todos os casos, é preciso dar importância ao texto.

 

Não tenha medo de escrever e reescrever a mensagem, especialmente se estiver aplicando para vagas distintas. Seus objetivos devem representá-lo no momento e deixar claro caminhos para o futuro a fim de que recrutadores se interessem por conhecê-lo melhor.

 

5 dicas para formular objetivos para colocar em um currículo

Agora que já compreendeu o que é o item, vamos mostrar cinco dicas que você pode usar para formulá-lo. Como mencionamos antes, não existe uma única maneira de escrever essa parte do documento, mas as orientações abaixo vão te dar um norte!

 

1 – Seja sucinto e não se estenda mais que o necessário

Durante um processo seletivo, um recrutador recebe dezenas, às vezes centenas, de currículos. Isso se ele estiver trabalhando exclusivamente em um único recrutamento. Na maioria das vezes, um mesmo profissional é responsável por múltiplas seleções.

 

Pensando nisso, é imprescindível que os objetivos para colocar em um currículo não tomem mais tempo que o necessário. A ideia aqui não é que faça uma redação aprofundada, mas que consiga, em poucas palavras, explicar quais são as suas metas e expectativas, condensando a mensagem desejada.

2 – Peça a opinião de outros profissionais

Uma boa maneira de saber se está no caminho certo é pedir a opinião de outros profissionais que estejam na mesma área e/ou compreendam sobre a empresa e processos seletivos. Essas pessoas ajudarão a guiá-lo, visando que tenha as melhores chances.

 

Priorize sempre o que escreveu genuinamente, mas esteja aberto a críticas e altere o que for necessário, caso concorde com outras opiniões. Isso o ajudará a refinar o texto dos objetivos para colocar em um currículo, o que geralmente traz bons resultados durante sua elaboração para processos seletivos.

 

3 – Evite frases vazias e genéricas

É comum que alguns candidatos encarem as etapas do recrutamento como “performances”, onde precisam apresentar uma imagem específica para serem selecionados. Na prática, isso não poderia estar mais incorreto! Os melhores profissionais são autênticos.

 

Isso é refletido nos objetivos para colocar em um currículo, os quais devem ser escritos de maneira genuína, sem frases de efeito, genéricas ou que não representem quem é. Assim como outros aspectos, o conteúdo serve para apresentar o seu melhor a um profissional que o desconhece.

4 – Seja honesto

Esse item, assim como o anterior, também prioriza a autenticidade, mas vai um pouco além. Currículos, incluindo o campo dos objetivos, jamais devem conter mentiras. Você deve mostrar o seu melhor lado, é claro, mas ser sincero quanto aos interesses e expectativas.

 

Sempre existirá a possibilidade de que os objetivos para colocar em um currículo não se alinhem com a vaga, mas é muito melhor ser rejeitado por algo verdadeiro, do que aprovado por uma mentira. Quando existir um “match”, você saberá que foi selecionado exatamente por quem é e pelo que oferece.

5 – O objetivo não é a única parte relevante do currículo

Ao direcionar muita atenção a esse campo, é comum perder de vista outros elementos indispensáveis do currículo, o que é um erro. Deve existir sintonia entre todas as informações, considerando que o documento representa quem você é dentro do âmbito profissional.

 

Não deixe que a preocupação com os objetivos para colocar em um currículo o afaste de outros espaços importantes, como a disposição das experiências profissionais, formações e habilidades. O documento é sempre visto integralmente, o que significa que cada uma das partes importa.

 

Escreva com calma, deixe o texto descansar, revise e peça a opinião de pessoas em quem confia. Quando estiver certo de que desenvolveu um bom material, envie o documento! Essa primeira etapa vai ser a responsável por abrir muitas portas no mercado de trabalho.

 

Aqui no Peixe 30 sempre publicamos diversos conteúdos para te ajudar nessa jornada pelo desenvolvimento profissional.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa construir novas relações estratégicas, enriquecer seu currículo e ser visto por empresas contratantes. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

O aplicativo está disponível para usuários IOS e Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]