O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Você sabe o que é um job hunter? Nesse artigo, iremos te explicar o que é e porque você deveria considerar contratar um. Aqui você também vai aprender a diferença deles para os headhunters. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é Job Hunter?
  • Headhunter X Job Hunter
  • Qual o perfil de um Job Hunter?
  • Por que você deveria contratar um Job Hunter?
  • Que contribuição os Job Hunters dão às empresas?
  • Como contratar um Job Hunter?
  • Como se tornar um job hunter?

O que é Job Hunter?

Traduzindo para o português, job hunter significa “caçador de trabalho”, um nome bem auto explicativo para suas funções. Eles são profissionais voltados para buscar vagas ou posições alinhadas a um plano de carreira para seus clientes

Eles surgiram em função das mudanças no mercado, que antes valorizava mais a segurança de um emprego na mesma empresa por um longo tempo. Hoje, com a “Era do conhecimento” proporcionada pela internet, o mercado passou a valorizar mais o perfil, os objetivos e os benefícios de cada empregado e de cada companhia.  

Isso alterou a forma como os colaboradores se portavam no mercado. Antes eles eram reativos, trabalhando quase toda a vida na mesma empresa e esperando suas promoções. Agora são proativos e constroem a própria trajetória. Essa nova postura deu sentido à profissão de job hunter. 

A função desse profissional é justamente te ajudar a traçar um plano de carreira. Ele precisa ter um networking de qualidade e estar constantemente atualizado sobre o mercado.

Principais funções de um Job Hunter

Job hunter orientando profissional
Job hunter orientando profissional
  • Estudar seu mercado 
  • Construir networking
  • Manter contato constante 
  • Fazer recolocação de profissionais no mercado
  • Abrir e acompanhar canais que publiquem vagas 
  • Elaborar ou ajudar na elaboração de currículos e perfis em redes sociais profissionais, como o Peixe 30
  • Divulgar o currículo do cliente
  • Encontrar vagas junto a headhunters, empresas, sites e consultorias para indicar ao cliente
  • Dar suporte para a mudança de carreira
  • Orientar profissionais insatisfeitos, mostrando vantagens e desvantagens do reposicionamento, recolocação ou mudanças específicas 
  • Indicar cursos e outros tipos de acompanhamento

Headhunter X Job Hunter

Pela similaridade dos termos é comum que haja confusão entre eles, mas são ocupações diferentes. Como já explicamos, job hunters são caçadores de trabalho contratados por pessoas individuais. Eles as ajudam a encontrar as melhores oportunidades de emprego ou auxiliar na evolução da carreira. 

headhunters são caçadores de cabeças. Esse termo é usado para demonstrar um nível sênior. Isso porque eles não são contratados por pessoas, mas por empresas. Apesar de ambas as profissões atuarem no setor de Recursos Humanos com recrutamento e seleção, o headhunter normalmente assume cargos mais altos que envolvem gestão. 

Ou seja, enquanto o headhunter caça os melhores profissionais para levar para a sua empresa, o job hunter caça as melhores vagas para levar até o profissional que o contratou. Assim, os dois profissionais complementam as funções um do outro. 

Qual o perfil de um Job Hunter?

O melhor perfil que um Job Hunter pode ter é o de alguém bem atualizado e antenado sobre seu mercado. 

Lembre-se que se você trabalhar em uma área muito específica (saúde por exemplo), precisará se certificar de que seu job hunter trabalha na mesma área. Afinal, se você contratar um hunter que não acompanha o mercado em que você está inserido ele terá várias dificuldades até mesmo para atualizar o seu currículo.   

O seu job hunter precisa ter um networking bem sólido, ser uma pessoa empática, proativa, resiliente e criativa na parte de solucionar problemas. Ele precisa ouvir o que você precisa, observar as demandas do mercado e achar coisas em comum entre os dois para apresentar ao cliente uma vaga ideal para ele e para a companhia. 

Por que você deveria contratar um Job Hunter?

Contratar um job hunter pode ser uma ótima pedida se você quiser dar o próximo passo em sua carreira. Quando você quiser trocar de emprego ou competir por um cargo mais alto, o hunter pode ser uma grande ajuda. 

Em vez de simplesmente pedir indicação para conhecidos ou começar o disparo a esmo de currículos em sites de vagas ou redes sociais profissionais, considere contratar um hunter. 

Ele irá cruzar os seus pontos fortes e fracos com as demandas do mercado e criar um ótimo currículo para você. Assim, ele te dirá exatamente como e para qual direção atirar. Isso faz com que as possibilidades de retorno sejam muito maiores. 

Essa mesma lógica é aplicada para quando você está insatisfeito com o seu trabalho. Antes de tomar qualquer decisão, contrate um job hunter. Ele fará uma análise das suas opções e de como cada uma afetará sua vida profissional

Ele lhe dirá as vantagens e desvantagens de continuar na vaga atual e se é possível uma realocação baseado em dados do próprio mercado e nos seus motivos para querer trocar de cargo. 

Que contribuição os Job Hunters dão às empresas?

Apesar de ser focado em oferecer seus serviços a pessoas físicas o job hunter também pode ser o colaborador de uma empresa que queira humanizar seu atendimento. 

Normalmente é aí que entra o serviço de outplacement. A empresa encaminha seus recém-demitidos a job hunters da própria empresa para que sejam recolocados no mercado o mais rápido possível

O hunter ainda facilita as tarefas do setor de RH na parte de recrutamento e seleção. Como o trabalho dele é encontrar vagas que estejam de acordo com o perfil de seus clientes, indiretamente ele está fornecendo às empresas colaboradores eficientes

Além disso, eles mantém contato constante com headhunters e os ajudam a encontrar os funcionários certos para a empresa. 

Como contratar um Job Hunter?

Não adianta contratar um profissional que não irá fazer o serviço, portanto, antes de contratar um job hunter verifique sua credibilidade. 

Comece vendo se ele é autônomo ou se é funcionário de alguma empresa. Se ele for um funcionário será mais fácil, pois você pode verificar se a empresa possui CNPJ, e consultar sua reputação e vários sites de avaliação. Você também pode procurar com antigos clientes para saber se a empresa é confiável.

Se ele for autônomo, a prática de consultar antigos clientes continua sendo recomendável. Também verifique seu tempo de trabalho. Maus profissionais tendem a durar pouco nesse mercado. Também lembre-se de verificar se o hunter é especializado na sua área.  

Depois de checar toda a reputação do profissional ou empresa formalize o serviço com um contrato e o guarde. Veja as atividades, prazos, valores e garantias. Se perceber que o método não está funcionando peça por mudanças

Além disso, tenha em mente que nenhum job hunter pode garantir a sua contratação ou mesmo seu processo seletivo, ele apenas aumenta consideravelmente as suas chances. Por isso, não caia em armadilhas como hunters que prometem vagas

Como se tornar um job hunter?

Não existe fórmula. A maioria começa trabalhando na área do curso onde se formou (engenharia, medicina, marketing, etc) e assim eles ganham conhecimento técnico e de como aquele mercado funciona. Também têm contato com profissionais relevantes do meio e começam a ajudar colegas a se recolocarem. 

A partir daí evoluem até ganharem o status de consultores de carreiras. O mais comum, no entanto, é serem formados em cursos de administração ou Recursos Humanos. Eles tratam de perfis profissionais e recrutamento desde a faculdade, logo são os mais propícios a seguir tal carreira.

Porém, a experiência necessária para ser um job hunter não vem do diploma, e sim da prática com o mercado. Os desafios, os diferentes projetos e atualização constante, além da construção de um bom networking e a capacidade de entender as demandas do cliente são o que formam um job hunter de qualidade. 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que tenha entendido o que é job hunter. Se estiver precisando se recolocar no mercado ou encontrar colaboradores para sua empresa sugerimos que contrate um. Também recomendamos baixar o Peixe 30. Esse app te ajudará bastante em sua escalada profissional

Faça parte desse oceano! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como resolver conflitos entre funcionários e melhorar a produtividade?

O colaborador passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, já parou...

Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Alcançar o sucesso na carreira é uma batalha contínua. Especialmente em setores saturados, a tarefa...

Quais são os indicadores de RH?

Gerenciar uma organização significa estar à frente de pessoas. Comumente chamados de colaboradores, eles são...

O que é turnover e como reduzi-lo?

Por diversas razões, a falha na reposição pode interferir na produtividade da empresa e impactar...

Quais são os nove tipos de avaliação de desempenho e como aplicá-las?

A metodologia é indispensável no desenvolvimento da gestão de pessoas   Você, profissional de Recursos...

Exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas

Casos de empresas pequenas que se tornaram gigantes são sempre inspiradores. Embora elas talvez não...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!