Exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas

Mayk | setembro 23, 2022

Imagem artigo

Casos de empresas pequenas que se tornaram gigantes são sempre inspiradores. Embora elas talvez não sejam tão frequentes quanto aquelas que já abriram as portas com um capital considerável, sua jornada difícil ensina lições valiosas de coragem e perseverança.

 

Não existe uma única fórmula para o sucesso, mas é possível aprender muito com exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas, assim como a leitura dos melhores livros para empreendedores. Como em qualquer campo do conhecimento, os que vieram antes pavimentam o caminho para os que virão depois.

 

Pensando nisso, neste texto apresentaremos exemplos de estratégias utilizadas por empresas de sucesso. A ideia principal é trazer inspiração para empreendedores como você que ainda não estão onde gostariam, para que percebam que é possível crescer com trabalho duro e criatividade!

 

5 exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas

Ao decidir empreender, muitos desafios vão fazer parte da sua rotina. Para que você não se sinta desmotivado, veja histórias inspiradoras de quem já passou pela mesma situação. Reunimos algumas aqui!

 

1. Aposte em nichos pouco explorados

Um elemento recorrente em casos de sucesso é a boa observação do mercado. O que é oferecido para as pessoas dentro da sua área de atuação? Existe alguma falta? O que está saturado e o que parece estar em alta? Encontrar as respostas destas perguntas pode ser crucial.

 

Netflix, Uber, Airbnb. Os gestores por trás de todas elas foram capazes de observar o mercado com atenção e identificar espaços onde poderiam se encaixar. Eles apostaram no oferecimento de produtos e serviços com alta demanda, mas pouca oferta.

 

A ideia por traz destes exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas é que você seja capaz de encontrar um público que não está sendo contemplado e trabalhar para oferecer o que eles buscam. Mais do que seguir tendências, o objetivo é identificá-las antes dos concorrentes, tornando a sua marca uma referência dentro daquele nicho.

 

2. Expanda o que você faz bem

Tão importante quanto abrir uma empresa com boa perspectiva de crescimento, é iniciar um negócio que contemple algo que saiba fazer bem. Um nicho X pode ser tendência no momento, mas se você não for capaz de oferecer um produto de qualidade, isso não vai adiantar de nada.

 

Este exemplo de estratégia empresarial bem-sucedida foi inspirado em negócios como a Imaginarium e leva em conta a expertise de quem está por trás da ideia. Se você conseguir entregar algo de qualidade para os clientes, as suas chances de crescer aumentam consideravelmente.

 

Comece pequeno e veja o que executa bem. Baseado nisso, abandone (ao menos temporariamente) elementos que apresentam falhas e invista em expandir aquilo que está dando certo. Com essa estratégia, suas qualidades contribuem para o crescimento da empresa.

 

3. Acompanhe resultados e se adapte

Uma estratégia pode ser bem-sucedida no momento da sua aplicação, mas nada garante que as coisas continuarão assim. Um bom empreendedor tem uma visão a longo prazo, proporcionada especialmente pela observação direta de como o negócio está andando.

 

A maneira mais fácil de fazer isso é com o acompanhamento dos resultados. Como a estratégia utilizada impactou as vendas? O que os clientes acharam dos produtos/ serviços? O que o público-alvo está buscando nesse momento? Como pode oferecer mais do que os concorrentes?

 

O mercado e o comportamento dos consumidores estão sempre se modificando, de modo que o seu negócio deve seguir a mesma lógica. Não tenha medo da mudança, abrace-a. Mais do que isso, coloque-se à frente dela e lidere tendências.

 

4. Tenha objetivos claros

Nenhuma empresa chega ao topo sem ter uma boa ideia de quais são os seus objetivos. O cerne de qualquer estratégia empresarial bem-sucedida está em saber o que o seu negócio é, o que ele é capaz de oferecer e como você pretende alcançar o sucesso.

 

Estratégias de investimento, crescimento e manutenção estão entre as principais. Compreender qual a mais adequada para cada etapa passa necessariamente por conhecer a marca que se tem em mãos, seus valores, ideais, público e o que você é capaz de oferecer.

 

É importante ressaltar que ter objetivos claros não significa ser inflexível, muito pelo contrário. Este exemplo de estratégia empresarial bem-sucedida reforça a necessidade de você ser capaz de unir seus valores com elementos externos, abraçando mudanças sem nunca perder o senso de identidade que o torna diferente dos concorrentes.

 

5. Aprenda com estratégias de concorrentes

Essa dica é talvez o foco principal do texto e une tudo o que falamos até aqui. O objetivo é que você tenha conhecimento de diferentes exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas, mesmo que elas sejam concorrentes, observe seus resultados e impactos e aprenda empiricamente através disto.

 

Mais do que se inspirar com estratégias de sucesso, é possível aprender também com as falhas. Se uma empresa não foi bem-sucedida aplicando uma estratégia específica, você pode tentar descobrir porque isso aconteceu e, a partir da resposta, saber como acertar.

 

Como falamos anteriormente, a dica aqui não é “copiar” o que deu certo ou evitar completamente o que deu errado, mas compreender os motivos que levaram ao sucesso e ao fracasso. Um bom empreendedor saberá usar essa observação a seu favor!

 

O que achou das estratégias listadas aqui?

Embora nem todos os exemplos de estratégias empresariais bem-sucedidas possam ser aplicáveis na sua situação, eles, com certeza, podem servir como um guia, apontando caminhos e valores com maiores chances de sucesso. Inspire-se, bole sua estratégia e não desista. O caminho é árduo, mas as recompensas são numerosas!

 

Este foi mais um conteúdo criado pela redação do Peixe 30 para auxiliá-lo na gestão do seu negócio. Você pode ler as dicas de como fazer uma avaliação de desempenho e aprender a implementar um programa de treinamentos e desenvolvimento para fortalecer a sua equipe.

 

O Peixe 30 é uma rede social profissional criada no Brasil e apresenta diversas dicas de gestão e carreira. Entre para este nosso oceano, veja histórias de sucessos de outros empreendedores, inspire-se e fortaleça o seu networking.

 

O aplicativo está disponível para usuários IOSneste link para Android.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Dica de roteiro para vídeo currículo

O Peixe 30 surgiu com o objetivo de facilitar a interação profissional em vídeo, uma...

Como fazer a descrição de cargos?

Toda organização é composta de profissionais com atribuições distintas e funções definidas. Empresas só crescem...

Quais são as habilidades interpessoais?

Se você trabalha mesmo que de maneira tangente com processos seletivos, com certeza já se...

Como avaliar um candidato à vaga de emprego?

Somar ao quadro profissional de uma empresa é um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais...

Como ser um bom líder de equipe? Veja dicas valiosas

Mais do que saber como liderar, é preciso administrar conflitos e estimular pessoas a fim...

Como chamar a atenção de um funcionário?

Posições de liderança naturalmente carregam responsabilidades. Saber gerir uma equipe está associado a habilidades interpessoais...

Como criar um anúncio de vaga de emprego?

A busca por bons colaboradores é um dos maiores desafios do setor de Relações Humanas...

ASSUNTOS

TEMAS

O que é Job Hunter? Por que você precisa de um?

O que é Job Hunter Ler mais

Você sabe o que é job hunter? Eles podem te ajudar muito na sua recolocação profissional. Leia esse texto e aprenda tudo sobre eles.

Headhunter ou Recrutador

Headhunter ou recrutador Ler mais

Talvez você já tenha ouvido sobre headhunter ou recrutador. Esse profissional pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Leia tudo sobre eles nesse texto.

Recolocação Profissional: o que é, por que fazer e dicas para conseguir

Recolocação profissional Ler mais

Aprenda tudo sobre recolocação profissional. O que é e como conseguir a sua. Será muito importante para você!