Você sabe qual é a importância do Dia do Trabalhador?

Mayk | abril 28, 2022

Imagem artigo

Entenda a história desta data e o que ela representa na conquista das leis trabalhistas

 

Que o dia 1º de maio é dedicado ao Dia Mundial do Trabalho ou Dia do Trabalhador, todo mundo sabe. Mas, você sabe qual é o significado da data, tanto para a empresa quanto para o colaborador?

 

Por sermos uma rede social profissional, em que apresentamos conteúdos para empresários e empregados, nós do Peixe 30 resolvemos criar esse conteúdo para trazer algumas informações sobre a importância do Dia do Trabalhador e um breve histórico sobre o seu surgimento.

 

A Revolução Industrial, com todas as suas transformações, provocou impactos também nas relações profissionais. De fato, ao visar o aumento da produção e inserção das novas tecnologias, ela mudou o ritmo trabalhista, nem sempre para melhor, no começo.

 

Diante disso, após os impactos da revolução que aconteceu na segunda metade do século XVIII, os trabalhadores se uniram por melhores condições, mudanças nas leis e jornadas. Essa é só a ponta do iceberg quando se fala na importância do Dia do Trabalhador.

 

Veja também: Como lidar com um chefe ruim?

Como surgiu o Dia do Trabalhador no Brasil?

A data surgiu após diversas manifestações pelo mundo algumas décadas antes, mas no Brasil ela foi oficialmente reconhecida apenas em 1924, após os primeiros movimentos organizados, principalmente, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O estado paulista, por exemplo, foi palco de uma das maiores greves do país, em 1917.

 

Durante o Estado Novo, o presidente Getúlio Vargas promulgou leis ainda vigentes, como a Consolidação das Leis do Trabalho, no Decreto nº 5.452/1943, que unificou toda a legislação trabalhista do país. Ele ainda regulamentou as relações de trabalho:

 

  • Estabelecimento do salário mínimo;
  • Criação da Justiça do Trabalho;
  • Licença maternidade;
  • Licença paternidade;
  • FGTS;
  • Férias remuneradas;
  • Proteção contra a demissão arbitrária ou sem justa causa;
  • Piso salarial;
  • Proibição de discriminação salarial ou demissão sem critérios dos trabalhadores com alguma deficiência.

 

História do Dia do Trabalhador

No dia 1º de maio de 1886, operários dos Estados Unidos da América (EUA) saíram às ruas de Chicago, após deflagrar greve geral, no que ficou conhecido como a Revolta de Haymarket. Entre as reivindicações, os trabalhadores pediam redução da jornada de 13 para 8 horas diárias.

 

Dois dias depois do movimento, os manifestantes foram reprimidos, inicialmente, com uma bomba lançada na praça onde se reuniam, matando oito pessoas. Depois, a polícia abriu fogo contra o grupo, o que feriu e matou mais trabalhadores.

 

Oito manifestantes foram acusados de lançar o artefato, porém, sem provas, mas ainda assim, acabaram presos. Um deles suicidou-se, enquanto sete foram soltos apenas sete anos depois, após serem declarados inocentes.

 

Porém, o movimento deu início a protestos similares no mundo todo, em especial, na Europa. Na França, por exemplo, manifestações também resultaram em mortes no norte do país, também no dia 01 de maio, mas no ano de 1891.

 

Em 20 de junho de 1889, a data de 01 de maio foi reconhecida como o Dia Internacional  Dia Mundial do Trabalho. Entretanto, somente em 1919 foi considerado feriado nacional na França e, depois, em outros países.

 

A questão é que, logo após o movimento de Chicago, a jornada foi realmente reduzida para oito horas diárias, destacando a importância do Dia do Trabalhador. Outras conquistas foram somadas posteriormente, como a instituição de leis trabalhistas.

 

Entenda o que fazer após ser demitido!

Qual é a importância do Dia do Trabalhador para a empresa?

Além de reconhecer – e aplicar – as leis trabalhistas na empresa, é importante que a organização valorize o que a faz crescer: seu capital humano. Este é o seu principal valor, o que demanda o investimento na valorização do colaborador.

 

Porém, não é só fazer festinha no dia, mas elaborar campanhas de valorização e engajamento que, aliás, devem durar além da data. Tudo pode começar por uma avaliação do perfil comportamental e do fit cultural. Desta forma, será possível adotar medidas que façam sentido para os trabalhadores da instituição.

 

Ações interessantes podem fortalecer a cultura organizacional, como:

  • Ações personalizadas para o colaborador, que respeite suas particularidades, e não tratá-lo como apenas mais um número. Vale o envio de cartões, brindes especiais e outros instrumentos que elevem a participação de cada funcionário na organização;
  • Investir no desenvolvimento do trabalhador, com treinamentos e atividades especiais periodicamente. Na data, apostar em eventos específicos, como palestras motivacionais que envolvem todos os colaboradores;
  • Concursos culturais que despertem a criatividade e fortaleçam os canais de comunicação internos.

 

Porém, novamente, frisamos que a importância do Dia do Trabalhador não se resume às comemorações da data, mas em ações efetivas dentro da organização. Aprimorar a experiência do colaborador vai fortalecer a relação com ele e ainda colabora com a manutenção de talentos na empresa.

 

Se você é o dono do negócio, convide os trabalhadores para um debate e avaliem como podem ser melhoradas as condições internas. Essa troca pode agregar muito a relação trabalhista e gerar benefícios para ambas as partes.

 

O Peixe 30 está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, você pode baixá-lo gratuitamente:

 

  • Link para usuários IOS
  • Link para usuários Android

 

Depois de entender aqui qual é a importância do Dia do Trabalhador, aproveite para ver o que significa mindset e aprenda como ser uma pessoa proativa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas? Supere os desafios!

Ninguém gosta de conflitos, especialmente no trabalho. Apesar disso, é ingenuidade acreditar que o espaço...

Como ser uma pessoa flexível no trabalho? Domine esta habilidade!

“Flexibilidade” é uma habilidade presente em descrições de vagas de emprego. Mas como ser uma...

Como estudar para um processo seletivo? Conquiste os melhores cargos!

Participar de um processo seletivo pode gerar insegurança e ansiedade em muita gente. Mesmo que...

Como colocar pretensão salarial no currículo? Descubra!

Não importa se você está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez ou se...

O que é insubordinação no trabalho? Veja como lidar com a situação!

Assim como qualquer outra atividade que envolve a interação entre pessoas, a rotina organizacional traz...

Dinâmicas para fortalecer o trabalho em equipe e melhorar a performance!

Um time engajado é o sonho de todo gestor para alcançar os melhores resultados. Mesmo...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]