O que é empregabilidade

O que é Empregabilidade? Entenda tudo sobre o assunto

Empregabilidade é a capacidade que você possui de conseguir um emprego e, uma vez contratado, se manter inserido no mercado que está em constante mudança. Lendo esse texto, você entenderá melhor as nuances e os fatores que influenciam na sua empregabilidade. 

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é empregabilidade?
  • Por que empregabilidade é importante?
  • As bases da empregabilidade
  • Os 6 pilares da empregabilidade
  • Exemplos de empregabilidade

O que é empregabilidade?

Empregabilidade é conjunto de requisitos que o mercado busca em um profissional. O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas estão buscando colaboradores que possam reduzir os custos e aumentar a produção. Portanto, as duas características que coordenam a sua empregabilidade são:  

  • Capacidade de conseguir um emprego
  • Capacidade de manter-se empregado

A empregabilidade está diretamente relacionada com o valor que esse profissional tem para o mercado. Por isso, ele deve manter-se atualizado sobre as mudanças que estão sempre ocorrendo, além de desenvolver suas próprias habilidades. 

Por que empregabilidade é importante?

O mercado está em constante mudança, como já foi dito, e isso faz com que algumas profissões desapareçam e sejam substituídas por outras. Hoje, é raro ver o que há algum tempo era o mais comum: profissionais construindo uma carreira inteira na mesma empresa durante vários anos. Isso mostra a versatilidade do mercado de trabalho. 

É por causa disso que a empregabilidade é importante. Porque ela torna o profissional o próprio empreendedor. Isso porque as opções são variadas de tal forma que mesmo sem um emprego fixo ele não está necessariamente sem renda. 

Nesse contexto, os profissionais que conseguirem se desenvolver e se reinventar melhor de acordo com as demandas, terão maior empregabilidade

As bases da empregabilidade

É importante que você entenda que uma vaga de emprego não pertence a você, mesmo que você a esteja ocupando. Ela pertence à empresa e no momento que o seu patrão quiser, ele pode rescindir o contrato que assinou com você e passar a sua vaga para outro trabalhador que dará mais lucros à companhia. 

Contudo, ninguém pode tirar a sua empregabilidade. Ela é baseada em três fatores:

1- Competências

  • Proatividade: Assumir responsabilidades em sua função e se antecipar às soluções entregando resultados.
  • Ética: É o conjunto de condutas que lhe valorizam aos olhos da empresa. Por exemplo: não usar informações privilegiadas para conseguir vantagens e respeitar as normas da companhia. 
  • Automotivação: Continuar motivado mesmo diante de dificuldades, conservar o trabalho em equipe e pensar à frente.

2- Conhecimento

Mantenha-se atualizado quanto às dinâmicas do mercado. Você pode fazer isso por meio de palestras, cursos, congressos, pós-graduação, MBA, entre outras formas. 

3- Rede de relacionamentos

Esse é um fator que terá relevância a longo prazo. Criar um networking desinteressado e sincero dentro e fora da empresa será extremamente benéfico para você.

Os 6 pilares da empregabilidade

Retomemos o ponto de que o profissional é o próprio empreendedor. Isso significa que você é o único responsável pela sua carreira e se ela vai se desenvolver ou não, depende apenas de você mesmo. Daí entram os 6 pilares da empregabilidade:

  1. Adequação e gosto : Para que trabalho você tem aptidão? Trabalhe com ele. Além disso, se há algo que você goste de fazer, procure transformar essa atividade no seu emprego. É mais provável que produza melhores resultados assim. 
  2. Competência: Refere-se às habilidades do profissional, de forma que ele consiga se manter atualizado em relação às inovações do mercado como já foi dito várias vezes. 
  3. Idoneidade: Diz respeito aos princípios e valores que acatam o que foi acordado segundo as leis e com honestidade. 
  4. Saúde: Aqui se aplicam tanto saúde mental quanto física. O funcionário saudável é o que produz melhores resultados. 
  5. Reserva: Períodos de crise acontecem. O profissional preparado deixa um dinheiro guardado para essas ocasiões e continua focado em sua produtividade mesmo em momentos difíceis. 
  6. Networking: Relacionamentos genuínos se tornam oportunidades. Pense em você e no outro com disposição e empatia. 

O que é índice de empregabilidade?

Teste de empregabilidade
Teste de empregabilidade

Índice de empregabilidade é um indicador que cruza informações sobre as suas habilidades, as dos seus concorrentes e as demandas do mercado. Então, ele te diz seus pontos fortes e fracos e você pode focar no que aperfeiçoar para aumentar sua empregabilidade. 

Como é feito esse cálculo?

Hoje há tecnologia que faz esse trabalho. Existem vários sites justamente com o objetivo de calcular a empregabilidade dos usuários. As variáveis macro são três:

  1. Perfil do candidato
  2. Perfil dos demais profissionais
  3. Variáveis macroeconômicas (quantidade de vagas em aberto na sua área de atuação)

Esse índice permite ao profissional saber as chances gerais dele de conseguir a vaga que quer. Ele também é usado em faculdades para responder aos alunos sobre as perspectivas que eles podem ter para se inserir no mercado.

Como posso testar esse índice?

Procure por sites na internet que ofereçam o teste. Em geral é uma sequência de perguntas com respostas simples. É importante fazer um para que você possa focar nas vagas compatíveis com você.

Tendo seu resultado você poderá: 

  • Criar um plano de carreira
  • Aprimorar seu currículo
  • Preparar-se para uma entrevista
  • Saber suas chances de ser contratado, promovido e até demitido    

Para garantir um alto índice de empregabilidade conheça o mercado e adeque as suas competências a ele. Busque sempre atualização constante. 

Exemplos de empregabilidade

Relacionamentos

A qualidade de relacionamentos no ambiente de trabalho é essencial para a produtividade. Saber respeitar e aceitar as ideias dos seus colegas é importante para manter um clima agradável.   

Equipe

Flexibilidade, comunicação e maturidade são a chave para qualquer trabalho em equipe de qualidade. 

Equilíbrio

Encontrar equilíbrio entre razão e emoção é imprescindível para o profissional que pretende manter sua saúde e alcançar bons resultados. 

Marketing

Você pode ser o melhor na sua área de atuação, mas isso não adianta se ninguém te enxerga. Invista no seu marketing pessoal. Faça questão de mostrar o quanto você é bom. A nova rede social profissional, Peixe 30 é uma ótima opção para te ajudar com a sua visibilidade.  

Aprimoramento

Por fim, mantenha sua empregabilidade em alta buscando sempre mais uma capacitação e um novo aprendizado. Esses são diferenciais muito importantes. 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre empregabilidade. Se é um empresário buscando colaboradores confiáveis ou um trabalhador buscando levar a carreira ao próximo nível, baixe o app do Peixe 30

O Peixe 30 será sua nova rede social profissional em que o mundo todo irá ver o quanto você é bom no que faz. As empresas irão te achar com mais facilidade e os empresários terão um mar de opções para contratar e fazer os seus negócios decolarem. Baixe agora!

Faça parte desse oceano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.