Livros sobre empreendedorismo feminino

Mayk | abril 27, 2022

Imagem artigo

Você sabia que praticamente metade dos empreendedores no Brasil são mulheres? Elas já somam 30 milhões e, mesmo assim, a sua participação ainda é frequentemente ignorada ou subestimada.

 

As mulheres ocupam posição de destaque na gestão de empresas de diversos portes e setores, mas para que isso acontecesse, muitas barreiras tiveram que ser derrubadas. Ao ler livros sobre empreendedorismo feminino, você encontrará muitas histórias inspiradoras. Nós aqui no Peixe 30 atuamos para apoiar as milhares de brasileiras que rompem as estatísticas e alcançam o sucesso nos negócios.

 

Vamos falar um pouco de livros sobre empreendedorismo feminino, escritos por quem já tem experiência na área. Chegou a hora de você aprender com elas: empresárias, investidoras e autoras.

 

Aproveite para fazer o seu cadastro aqui no Peixe 30, apresente-se e conheça outros empreendedores, troque experiências e encontre novos parceiros.

 

Faça o download do app Peixe 30 na Play Store

Faça o download do app Peixe 30 na App Store

 

9 livros sobre empreendedorismo feminino

Fizemos uma lista com algumas obras inspiradoras que foram criadas por empreendedoras de sucesso. Elas contam sobre os erros e acertos e vão te ajudar na sua jornada pelo universo dos negócios.

 

É importante dizer que essa lista não é exclusiva para mulheres: todos os empreendedores podem aprender com as lições dessas empresárias.

 

Um bom empreendedor sabe que compreender diferentes pontos de vista é algo extremamente valioso. Afinal, o problema que você está enfrentando pode já ter sido superado por outros empresários.

 

Beleza Natural – A história da rede de cabeleireiros que levantou a autoestima das brasileiras (2015)

Autora: Liana Melo

 

Começando a lista de livros sobre empreendedorismo feminino, “Beleza Natural” conta a história das empresárias Zica Assis e Leila Velez, e como elas criaram um dos maiores casos de sucesso empresarial do Brasil.

 

A trajetória das duas mulheres e a batalha para tornar a marca Beleza Natural conhecida é contada de maneira inspiradora pela jornalista Liana Melo. O livro é ideal para aqueles que buscam começar seu primeiro negócio.

 

Faça Acontecer – Mulheres, trabalho e a vontade de liderar (2013)

Autoras: Sheryl Sandberg e Nell Scovell

 

Faça Acontecer” é um dos mais notáveis livros sobre empreendedorismo feminino. Ele foi escrito pela diretora de operações do Facebook, uma das maiores empresas do mundo.

 

Seu objetivo principal é incentivar mulheres a tomarem controle dos seus papéis, especialmente no trabalho. Após o lançamento do livro, Sheryl Sandberg fundou uma ONG destinada a apoiar e ajudar outras profissionais a atingirem seus objetivos.

 

#GirlBoss: A inspiradora história da executiva de 100 milhões de dólares (2015)

Autora: Sophia Amoruso

 

Este talvez seja o mais famoso dentre os livros sobre empreendedorismo feminino desta lista. #GirlBoss deu origem a uma série da Netflix lançada em 2017, protagonizada pela atriz Britt Robertson.

 

A obra conta a história de Sophia Amoruso, uma das mais bem-sucedidas empresárias dos Estados Unidos da América (EUA), e a jornada dela para alcançar o sucesso profissional.

 

De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco: Perder o juízo pode ser um bom caminho (2018)

Autora: Linda Rottenberg

 

Escrito pela empresária Linda Rottenberg, o livro “De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco” traz a visão ousada e peculiar da autora, bem como as escolhas feitas por ela para se tornar uma empreendedora de sucesso.

 

A mensagem aqui é clara: não tenha medo de trilhar caminhos não percorridos em busca do seu sonho, mesmo quando o mundo inteiro parece seguir uma trajetória oposta.

 

Empreendedoras de alta performance (2016)

Autoras: Tatyane Luncah, Andréia Roma e Vanessa Cotosck

 

Empreendedoras de alta performance” é uma obra sobre mulheres bem-sucedidas no mercado. Ele traz histórias inspiradoras e conselhos valiosos para aquelas (e aqueles) que têm o objetivo de empreender.

 

Não existe um único caminho para o sucesso, e este livro faz um excelente trabalho mostrando diferentes trajetórias femininas.

 

Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil (2017)

Autoras: Aryane Cararo e Duda Porto de Souza

 

Indo na contramão de outros livros sobre empreendedorismo feminino, “Extraordinárias” foca não somente em mulheres bem-sucedidas em suas carreiras, mas naquelas que alcançaram o sucesso em diferentes aspectos das suas vidas.

 

Com foco em mulheres que moldaram os rumos do nosso país, a obra é uma carta de amor para aquelas que vieram antes e um convite para as empreendedoras que ainda estão por vir.

 

Ganhar, Gastar, Investir: O livro do dinheiro para mulheres (2016)

Autoras: Denise Damiani e Cynthia de Almeida

 

De autoria da empresária Denise Damiani, “Ganhar, Gastar, Investir” oferece valiosos conselhos para mulheres que têm vontade de investir, mas não sabem por onde começar.

 

Em suas páginas, o livro apresenta conceitos, estratégias e lições para aquelas que querem tomar as rédeas da sua vida e obter a independência financeira.

 

Veja também: O que significa mindset?

 

Finanças Pessoais: O que fazer com meu dinheiro (2014)

 

Autora: Marcia Dessen

Planejadora financeira e colunista da Folha, Marcia Dessen escreveu “Finanças Pessoais” com o objetivo de torná-lo um manual financeiro, guiando aqueles que querem saber como melhor administrar os seus recursos.

 

Por conta do seu foco, o livro serve como excelente guia para mulheres que buscam maneiras de melhor administrar suas finanças.

 

Mulheres poderosas têm ambição (2013)

Autora: Heather McGregor

 

Fechando a lista de livros sobre empreendedorismo feminino, “Mulheres poderosas têm ambição” é uma obra escrita pela executiva britânica Heather McGregor, conhecida por suas colunas no jornal Financial Times sob a alcunha de “Mrs. Moneypenny”.

 

Com foco especialmente no público feminino, o livro apresenta lições e conselhos para mulheres ambiciosas que buscam ser líderes bem-sucedidas.

 

Se você é uma mulher empreendedora (ou uma que tem vontade de empreender), temos certeza que essas autoras e suas ideias vão agregar tremendamente à sua jornada.

 

Além de apresentar aqui essa lista de livros sobre empreendedorismo feminino, no Peixe 30 sempre publicamos diversos conteúdos para te ajudar a superar os desafios do mundo dos negócios.

 

Criamos a nossa rede social em vídeo para que você possa construir novas relações estratégicas, descobrir novos fornecedores ou tenha suas soluções descobertas por quem precisa delas. Cadastre-se gratuitamente e descubra novas oportunidades!

 

O app Peixe 30 está disponível aqui para usuários IOS e neste link para Android

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]