Sociedade 5.0: Aprenda o que é e quais são seus objetivos

admin | novembro 26, 2020

Imagem artigo

A sociedade está sempre sofrendo grandes mudanças devido ao avanço da tecnologia. É nesse contexto que surge a Sociedade 5.0, uma forma de organização baseada nesses avanços que afetará profundamente a cultura de produção e as próprias identidades das empresas. Leia o texto e aprenda tudo sobre a Sociedade 5.0.  

O que você encontrará nesse texto:

  • O que é Sociedade 5.0?
  • O que é Smart City?
  • Como surgiu o conceito: Sociedade 5.0?
  • O que se almeja com a Sociedade 5.0?
  • Como vai funcionar a Sociedade 5.0?
  • Desafios da Sociedade 5.0
  • Os valores da Sociedade 5.0
  • Principais tecnologias da Sociedade 5.0

O que é Sociedade 5.0?

Sociedade 5.0 é um modelo de sociedade voltado para atender todas as necessidades de qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer lugar. Mas como isso será feito? 

A resposta é: com avanço tecnológico. As cidades serão inteiramente conectadas, unindo o mundo físico ao ciberespaço. Além disso, serão desenvolvidas ferramentas como big data, internet das coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Porém, isso não é tudo.

Com a vinda da Sociedade 5.0, virão veículos autônomos, robôs super avançados que poderão desempenhar funções pelos humanos, novas formas de promover avanços junto à sustentabilidade do meio ambiente, entre outros benefícios. Mas isso é possível?

Olhe à sua volta. Fábricas já utilizam braços mecânicos nas linhas de montagem. Inteligências Artificiais existem em qualquer aparelho celular. Carros autônomos já existem. A Sociedade 5.0 não está tão distante quanto parece. 

O que é Smart City?

As Smart Cities (Cidades Inteligentes) são as que integrarão a Sociedade 5.0. Alimentadas por uma tecnologia futurística, elas proporcionam aos seus cidadãos vidas felizes e produtivas sem agredir o meio ambiente. Sabe como fazem isso?

Toda a sua gestão pode ser feita por um sistema de big data. Sua rede de distribuição hídrica e elétrica podem ser automatizadas. Os transportes serão autônomos, entre outros avanços. Podemos dar um exemplo aqui mesmo, do Brasil. 

Uma cidade do interior de São Paulo chamada Águas de São Paulo se tornou um smart city ao receber a influência maciça da iniciativa privada. Uma das vantagens adquiridas foi um aplicativo que ajudava os motoristas a encontrarem vagas.

Como surgiu o conceito: Sociedade 5.0?

O conceito de Sociedade 5.0 surgiu no Japão em 2016 (sim, é bem recente). O governo japonês lançou o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia para que se promovessem inovações no país entre 2016 e 2021. Nesse plano constava o conceito de Sociedade 5.0. A pergunta que fica é: por quê 5.0? 

Sociedade de Caça (1.0)

Formada pelos primeiros seres-humanos. Nômades caçadores e coletores que se mudavam de terra quando a atual não tinha mais capacidade de lhes atender.

Sociedade de Agricultura (2.0) 

Munidos com técnicas de cultivo, os homens passaram a adotar um modo de vida sedentário e a população aumentou de maneira inacreditavelmente rápida.

Sociedade industrial (3.0)

O desenvolvimento de motores a vapor resultou na revolução industrial, gerando aumento da produção de bens e de antropoceno (impacto da ação humana no meio ambiente).

Sociedade da informação (4.0)

O surgimento dos computadores iniciou a Era da Informação, em que grandes massas de dados são processados e pessoas podem se comunicar a qualquer momento de qualquer lugar

Essas sociedade também é chamada de Indústria 4.0

Sociedade 5.0

Computadores, hiperconexão e avanços tecnológicos quase inacreditáveis resultam em um modo de vida inteligente, produtivo e sustentável.   

O que se almeja com a Sociedade 5.0?

O governo japonês fez um vídeo para promover a Sociedade 5.0. Nele, pontuaram alguns problemas atuais que seriam solucionados ou amenizados. São eles:

  • Queda na taxa de natalidade e envelhecimento populacional
  • Agressões ao ambiente
  • Concentração urbana
  • Mão de obra limitada
  • Desastres 
  • Restauração regional.

Como vai funcionar a Sociedade 5.0?

Haverá uma grande fusão entre o espaço físico e virtual. Sabe os dados que hoje nós armazenamos na nuvem via internet para depois analisar as informações? 

Na Sociedade 5.0 iremos acumulá-los no ciberespaço e eles serão analisados por uma IA. Dessa forma, resultando em várias formas de interações como mundo físico. 

Pessoas e sistemas serão conectados para otimizar resultados. Vamos a alguns exemplos práticos:  

Drones

Veículos aéreos não tripulados serão protagonistas no mercado de entregas de mercadorias e resgate de pessoas

Smart home

Casas se tornarão mais eficientes e confortáveis graças a sua conexão com internet e inteligência artificial.

Medicina aliada à robótica

Robôs erram menos e não se cansam, ou seja, são os candidatos perfeitos para ajudar com o problema do envelhecimento populacional. Também podem desenvolver nano-máquinas para cuidar de operações como regenerar ossos e curar doenças. 

Trabalhos perigosos

Trabalhos perigosos como escavar uma mina e construir um prédio, ou simplesmente pesados como limpeza e agricultura também podem ser ministrados por robôs.

Gestão da nuvem

Maiores melhorias dos sistemas computacionais da nuvem irão beneficiar pequenas e médias empresas, assim como empreendedores individuais.

Veículos autônomos 

Cada vez mais veículos autônomos estarão circulando pelas ruas. Tanto privados, quanto coletivos e também no transporte de cargas

Desafios da Sociedade 5.0

Diferente do que seria o natural de pensar, o maior desafio da Sociedade 5.0 não tem a ver com a implementação das ferramentas técnicas

Mostramos ao longo do texto que muitas delas já estão desenvolvidas ou em grau avançado de desenvolvimento. Algumas, inclusive, já fazem parte do cotidiano. Então qual é o maior problema para implementação da Sociedade 5.0?

O maior empecilho para que a Sociedade 5.0 passe a existir é a mudança de toda uma cultura. As pessoas precisarão superar algumas mentalidades enraizadas. 

Muitos ainda acreditam que o avanço tecnológico irá “roubar” os empregos da população e que o desenvolvimento de novas formas de produção será uma desculpa para empresários pagarem menos a seus funcionários. 

Acredite ou não, há quem creia que as máquinas irão se revoltar contra os humanos e tentar dominar o mundo

Para que a Sociedade 5.0 exista em sua forma plena, as pessoas precisam passar a entender que ela é uma coisa boa

O avanço tecnológico continuará acontecendo. A população irá se adaptar da mesma forma que se adaptou a todas as evoluções pelas quais passou até o presente momento

O sentimento que alguns têm ao falarmos sobre inteligências artificiais introduzidas à sociedade é o mesmo que sentiram ao se mencionar a internet pela primeira vez. 

Hoje, ninguém vive sem a internet. Os avanços são naturais e a sociedade sempre se adapta a eles. Assim, há uma evolução e o progresso acontece. É o ciclo natural das coisas. Basta que deixem acontecer. 

Os valores da Sociedade 5.0

Padrão de vida

A vida se tornará melhor para todos, independente de idade ou sexo. O trabalho pesado será delegado às máquinas e os humanos poderão usar o tempo extra para nos dedicar a tarefas mais significativas e agradáveis

O big data provocará um avanço significativo na saúde. Nessa área também atuarão robôs, biogenética, entre outras tecnologias que permitirão a todos uma vida longa e feliz.     

As cidades também serão mais seguras e menos nocivas à saúde das pessoas. 

Mais oportunidades de trabalho

Uma pessoa que tem bastante dinheiro, provavelmente é menos afetada pelos problemas sociais e econômicos que a sociedade atual tem. Assim, uma das propostas da Sociedade 5.0 é multiplicar a riqueza da sociedade como um todo

Isso significa que os mais pobres de hoje poderão enriquecer com mais oportunidades de trabalho em uma sociedade como essa

Os que já se firmaram com um bom patrimônio, poderão crescer ainda mais e gerar mais empregos.. 

Sustentabilidade

A sociedade de consumo foi o motor para que muitas empresas começassem a competir e se esforçar para inventar coisas que hoje são indispensáveis (celulares, por exemplo). Porém, essas atitudes trouxeram alguns problemas.

Dentre eles estão:

  • Muitas espécies em extinção
  • Desequilíbrio climático
  • Falta de recursos
  • Degradação de ecossistemas  

Esses são os motivos pelos quais a Sociedade 5.0 valoriza a sustentabilidade na mesma intensidade que a evolução tecnológica

Em uma sociedade como essa, combustíveis fósseis serão praticamente abandonados para dar lugar a fontes de energia renováveis. Os carros elétricos já estão aí para provar.

Principais tecnologias da Sociedade 5.0

Inteligência Artificial (I.A.)

I.A. na Sociedade 5.0
I.A. na Sociedade 5.0

Inteligência Artificial (I.A.) é uma versão melhorada do machine learning. Essa última é uma tecnologia que permite à máquinas aprenderem através de experiências. 

Uma Inteligência Artificial seria uma máquina com a capacidade de raciocinar e tomar decisões sem depender da interferência humana

As inteligências artificiais já fazem parte do nosso cotidiano

Como exemplos, podemos citar a “Siri” que é a assistente virtual presente nos aparelhos da Apple e a “Alexa”, a inteligência artificial da Amazon que prevê as intenções de comprar dos clientes.      

Internet das coisas (I.o.T.)

Essa tecnologia permitiria a eletrodomésticos se conectarem à internet e armazenar dados para realizarem suas funções da forma mais eficiente. 

Podemos citar exemplos já aplicados na atualidade como:

  • Fechaduras inteligentes
  • Termostatos
  • Automóveis conectados
  • Serviços de saúde inteligente
  • Sensores para agricultura

Computação de nuvem

Graças ao aumento da velocidade de conexão, hardwares cada vez menores conseguem processar operações cada vez mais complexas

Energias renováveis

As principais fontes de energia que vão alimentar as máquinas da Sociedade 5.0 serão renováveis

Água, Sol e vento são bons exemplos. Tudo isso ao passo que petróleo e carvão praticamente serão esquecidos como fontes de energia.    

Robótica

Robôs com inteligência artificial e machine learning cuidarão dos serviços pesados, reduzindo os riscos de acidentes com humanos.  

Telemedicina

A automação irá tomar conta do setor da saúde. Desde uma simples consulta, como as que têm ocorrido virtualmente nos tempos de pandemia, até cirurgias complexas feitas remotamente. 

A primeira cirurgia feita remotamente ocorreu em fevereiro de 2019, quando um médico coordenou uma cirurgia remota feita por 5G em um hospital de Barcelona

Ele coordenou uma equipe para retirada de um tumor e tecidos adjacentes do intestino de um paciente. 

Formas autônomas de transporte

Pegue a inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem, energia renovável e coloque tudo em um veículo de transporte de pessoas ou cargas

Você conseguirá um veículo autônomo que sabe exatamente para onde ir e não precisa de motorista. Já existem caminhões desse tipo rodando em rodovias dos Estados Unidos

A empresa automobilística, Volvo, também já está trazendo essa tecnologia para solo brasileiro.

Esperamos que tenha gostado do nosso texto sobre a Sociedade 5.0. Agora que terminou recomendamos que baixe o app do Peixe 30

Com ele, os empresários conseguem encontrar colaboradores para suas empresas com mais facilidade e trabalhadores conseguem por seu trabalho em evidência, chegando, dessa forma, mais próximos do seu próximo passo na carreira. Baixe agora! 

Faça parte desse oceano!    

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]