Profissões em alta para o Futuro? Veja as 29 que vão lhe fazer repensar sua carreira

admin | novembro 20, 2020

Imagem artigo

É consenso geral que o mercado está e estará sempre mudando. Novas tecnologias estão ocupando cada vez mais o dia-a-dia das pessoas e isso está culminando em novas ocupações. Nesse texto, você conhecerá as 29 profissões em Alta para o Futuro. 

O que você encontrará nesse texto:

  • Desenvolvedores de softwares
  • Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente
  • Creators
  • Assessor de creators
  • Professor online
  • Coaching
  • Profissional de marketing digital
  • Analista de Big Data
  • Gestor de comunidade
  • Engenheiro ambiental
  • Engenheiro hospitalar
  • Segurança da informação
  • Gestor de resíduos
  • Arquiteto e Engenheiro 3D
  • Desenvolvedor de dispositivos wearables
  • Gestor de inovação
  • Geneticista
  • Gestor de talentos
  • Representante de vendas internas
  • Especialista em e-commerce
  • Profissionais de saúde mental
  • Especialista em energias renováveis ou energias alternativas
  • Gestor financeiro
  • Walker Talker
  • Analista de quantum machine learning
  • Gestor de Tráfego Pago
  • Social Media
  • Desenvolvedor Web
  • Especialista em UX Design

1. Desenvolvedores de softwares

São aqueles que criam sistemas que automatizam processos, por isso continuarão sendo bastante requisitados no mercado. Eles analisam, executam e fazem manutenções em plataformas e programas que auxiliam bastante em muitas atividades lucrativas.  

Profissão em Alta para o Futuro
Profissão em Alta para o Futuro

2. Especialistas em Experiência de Usuário/Cliente

Essa função se trata de oferecer ao cliente toda a assessoria e atendimento necessários sobre algum produto adquirido

A comunicação deve ser efetiva e a satisfação garantida. As empresas e-commerce e outras plataformas  já investem nesses profissionais.

3. Creators

Também chamados de digital influencers. São os profissionais que produzem conteúdo para internet de forma independente e tendem a ter grande domínio de redes sociais

Eles tem feito grande sucesso pelas pessoas estarem se conectando mais com outras pessoas do que com marcas atualmente. Porém, as empresas já estão cientes disso e uma ótima estratégia de marketing é firmar uma parceria com algum desse creators

Como já estão tão presentes na sociedade, talvez deva-se pensar sobre tratá-los como uma das profissões do futuro.

4. Assessor de creators

Se os creators estão entre as profissões do futuro quem trabalha com eles também está.

São profissionais e até agências que orientam creators para fazer parcerias com empresas e cuidar da carreira como um todo. Essa profissão tende a aumentar conforme o número de creators também crescer.  

5. Professor online

Com a crise do Covid-19, ficou ainda mais evidente que o professor online é uma das profissões do futuro.

O mercado de cursos online e EAD está cada vez mais se disseminando pelo mundo. Isso é devido aos professores estarem percebendo o maior alcance de alunos que podem conseguir com isso. Dessa forma, a profissão de professor online é cada vez mais uma realidade

6. Coaching

Coaching é o profissional que ajuda as pessoas a evoluírem. Seja em finanças, na carreira, saúde ou emocional, sempre há um coach capaz de ajudar em alguma área específica. Se for seu desejo se tornar um, existem escolas para essa formação. 

7. Profissional de marketing digital

O marketing já é uma profissão antiga, mas com o tempo as estratégias de marketing evoluíram de tal forma que foi criado a própria área de marketing digital. Existem diversas áreas e demandas para esse profissional e as empresas estão investindo bastante nesse setor

8. Analista de Big Data

O ciberespaço é totalmente regido por dados que analisam e otimizam processos. A profissão do futuro responsável por recolher e interpretar esses dados e informações é o analista de big data

Ele pode influenciar bastante o desempenho de uma empresa ao interpretar a sua situação no mundo virtual. 

9. Gestor de comunidade

Esse é o profissional que interage com a comunidade criada em torno de uma marca. Ele recolhe feedbacks do próprio público e através disso começa a incrementar o produto ou serviço ofertado com as sugestões dos clientes. 

Essa profissão vai se expandir muito mais devido à demanda das empresas por alguém que crie uma cultura em torno da marca. 

10. Engenheiro ambiental 

O meio ambiente tem sofrido constantes mudanças nos últimos tempos. Por esse motivo, não podemos deixar de citar o engenheiro ambiental como uma profissão bastante requisitada no futuro. 

O trabalho dele é conciliar o avanço tecnológico com a preservação da natureza. É inegável a necessidade de novos sistemas que ajudem a preservar o planeta ao passo que não travem o desenvolvimento tecnológico. 

Desenvolver esses sistemas é serviço desses profissionais.    

11. Engenheiro hospitalar

Os hospitais têm adotado cada vez mais novas tecnologias para facilitar cirurgias, tratamentos, etc. O engenheiro hospitalar é o responsável por aplicar essa novas tecnologias no hospital em que trabalhar

12. Segurança da informação

Com o avanço tecnológico surgiram pessoas dispostas a invadir e roubar dados para benefício próprio. Para combater isso apareceu uma nova profissão chamada “Segurança da informação”. 

Ele irá manter toda a informação digital do seu negócio intocada. Ele também pode criar novas soluções como antivírus e firewalls

13. Gestor de resíduos

Conforme a tecnologia avança, a produção aumenta e isso também intensifica a produção de resíduos. Tendo em vista essa realidade, podemos colocar na lista de profissão em alta para o futuro o gestor de resíduos. 

Seu trabalho é enxergar possíveis utilidades para os novos resíduos em busca de pensar em projetos que possam reutilizar o material descartado

14. Arquiteto e Engenheiro 3D

Já existem softwares que conseguem simular uma maquete em 3D de qualquer tipo de construção. Isso ajuda a oferecer uma perspectiva muito mais realista para o cliente. 

Por isso, a demanda por profissionais que saibam utilizar esses sistemas vai crescer de forma significativa

15. Desenvolvedor de dispositivos wearables

Esses são os profissionais que confeccionam relógios, óculos ou qualquer tipo de item “vestível” (que é a tradução de wearable). Os profissionais capazes de criar itens que facilitem a vida do cliente estão constantemente sendo buscados no mercado. 

16. Gestor de inovação

Esse é o profissional encarregado de pensar estratégias fora do comum para que a empresa continue inovando e permaneça competitiva

Pode-se dizer que o gestor de inovação é responsável por melhorar o modelo de negócio da empresa, ainda que seja na própria cultura organizacional.

17. Geneticista

Geneticista já é uma profissão atual, mas que ficará muito mais popular no futuro. Com as inovações tecnológicas ele conseguirá identificar doenças que uma pessoa terá num momento próximo e já iniciar o tratamento antes mesmo dos sintomas se manifestarem.  

18. Gestor de talentos

Essa também é uma profissão que já existe no setor de Recursos Humanos, porém, é previsto que no futuro ela realizará mais funções do que realiza hoje. Ele será um verdadeiro coaching de colaboradores. 

Seu trabalho, além de contratar novos talentos para a empresa, será identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores e ajudá-los a fazer melhor serviço possível. Dessa forma, esse é um posto essencial para manter a força da equipe e reduzir a rotatividade. 

19. Representante de vendas internas

Os clientes têm cada vez mais poder de escolha e por isso tem surgido vendedores que abordam o cliente somente quando ele demonstra interesse pelo produto. Ou seja, esse profissional fará com que as vendas sejam cada vez mais personalizadas.     

20. Especialista em e-commerce

Uma empresa de e-commerce não passa de uma empresa que vende seus produtos em uma loja virtual. Isso já deixou de ser estranho na vida das pessoas. 

Contudo, o mercado é concorrido e cada vez mais o seu negócio tem que ser único para captar clientes. Essa inovação será o que manterá o especialista de e-commerce com bastante oportunidades durante muitos anos.   

21. Profissionais de saúde mental

As máquinas ainda não conseguem entender a mente humana a ponto de realizar a função de psicólogos, psiquiatras ou qualquer tipo de profissional de saúde mental. Por isso, será bem difícil substituir esses profissionais no mercado. 

22. Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

Esse profissional caminha bem próximo do engenheiro ambiental. Ele é responsável por desenvolver fontes de energia que não afetem o meio ambiente negativamente.  

23. Gestor financeiro

Ainda que computadores façam contas melhor que humanos eles não conseguem tomar algumas decisões estratégicas. Portanto, esse profissional será requisitado por mais bastante tempo para manter as contas da empresa no azul. 

24. Walker Talker

Esses são profissionais autônomos contratados para escutar e conversar com idosos em plataformas online

São diferentes de cuidadores que precisam cuidar da higiene, saúde e alimentação. Esses realmente só servem como uma companhia virtual para os idosos terem com quem conversar.  

25. Analista de quantum machine learning

Esse profissional é responsável por desenvolver soluções de ponta para melhorar a performance dos algoritmos dos sistemas que conhecemos. É uma ocupação que será um grande diferencial nos próximos anos.   

26. Gestor de Tráfego Pago

Esse trabalhador é o que gerencia as campanhas pagas de mídia da empresa. Por exemplo, Google Ads e Facebook Ads. Ele também faz testes para melhorar a conversão. 

Como a mídia paga é uma fonte muito significativa de leads e clientes, esse profissional está se tornando cada vez mais requisitado.  

27. Social Media

Esse profissional é o que analisa, planeja e cria postagens de perfis em redes sociais. Mais uma das profissões do futuro que já tem muito espaço na atualidade.

Assim como Gestor de Tráfego Pago está em ascensão, o Social Media também está ganhando muito espaço com o surgimento de novas redes e empresas adentrando nelas.  

28. Desenvolvedor Web

Esses profissionais são os que constroem e cuidam de sites através de programação. As empresas ainda vão demandar por esses profissionais por muito tempo

Principalmente considerando que a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas.   

29. Especialista em UX Design

Esse profissional é o que garante que o design de um aplicativo ou site será atrativo para o cliente e atenda às suas necessidades. O usuário deve querer permanecer no site. É assim que se interage e converte um cliente.  

A experiência do consumidor sempre deve ser levada em conta nas estratégias de marketing. Isso faz com que a procura pelos profissionais que trabalham nessa área continue por mais muito tempo.   

Por fim, esperamos que esse texto sobre as profissões em alta para o futuro tenha sido útil para você. Para finalizar, gostaríamos de recomendar o app do Peixe 30

Essa é uma rede social profissional que ajuda os empresários a encontrar colaboradores de qualidade. Ela também permite a trabalhadores mostrarem seus trabalhos a empresas grandes os seus trabalhos de forma mais fácil. Baixe agora!

Faça parte desse oceano!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Principais benefícios da tecnologia no RH. Otimize seus processos!

As inovações têm impactos significativos nos mais diferentes espaços. A tecnologia oferece novas formas de...

O que não falar na entrevista de emprego? Não cometa estes erros!

Após o envio do currículo, o bate papo costuma ser a segunda etapa de um...

O que colocar como experiência no currículo? Veja como se destacar!

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todos os detalhes fazem a diferença....

O que é recrutamento misto? Conheça as vantagens deste modelo!

Processos seletivos estão entre os trabalhos mais importantes realizados por profissionais do setor de Recursos...

Pessoa outlier: o que é e como identificar? Descubra agora!

Esse termo tornou-se bastante utilizado no campo das estatísticas para definir algum evento que foge...

Como fazer um recrutamento externo e atrair novos talentos? Aprenda!

Quando falamos sobre processos seletivos, existem duas principais formas de realizá-los: utilizando o capital humano...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]