O que é Burn On? Entenda melhor essa exaustão crônica e suas consequências

Mayk | novembro 21, 2024

Imagem artigo

Uma marca dos novos profissionais que vêm se juntando ao mercado de trabalho, em geral parte da geração Z, é a preocupação com a saúde psicológica. Passados são os tempos em que trabalhadores adoeciam quietos e cumpriam as tarefas, mesmo com inúmeros problemas.

 

Cientistas aprofundaram seus estudos em diversos problemas contemporâneos que impactam os ambientes corporativos. Com base nestas avaliações, convém explicar o que é Burn On e orientar os profissionais do RH sobre formas de como lidar com esse problema na empresa.

 

Com as recentes mudanças provocadas pela Covid-19 e a entrada da geração Z no mercado de trabalho, vários fenômenos que já existiam, mas que não tinham uma classificação, passaram a ser estudados e definidos. A síndrome de burnout, por exemplo, se tornou um assunto de conhecimento coletivo nos últimos anos.

 

O “Burn On”, assunto sobre o qual vamos abordar neste texto, segue uma trajetória similar, sendo um fenômeno identificado apenas em tempos recentes. Ele faz parte das tendências de cuidado com a saúde psicológica dos colaboradores de uma empresa dentro e fora do seu local de trabalho.

 

Ao contrário de sua “prima” mais conhecida, a síndrome ainda não é amplamente difundida, parcialmente porque “esconder” sintomas faz parte do seu quadro geral. Compreender o conceito de Burn On e o que fazer para evitá-lo é imperativo para as organizações.

 

Você está no blog do Peixe 30. Elaboramos diversos conteúdos para ajudar profissionais de RH e líderes na gestão do capital humano de cada empresa. Além de aprender, é possível compartilhar histórias em nosso aplicativo. Ele está disponível para usuários IOS e neste link para Android.

 

Entenda o que é Burn On

A maneira mais eficaz de caracterizá-la é comparando-a ao burnout. Na síndrome mais conhecida, o profissional sente-se exausto pelo excesso de tarefas no trabalho, o que resulta no estresse mental, no esgotamento físico e na inabilidade de continuar trabalhando.

 

Essa última característica é o que ajuda a diferenciar o que é Burn On e burnout: enquanto, no segundo caso, o esgotamento acaba eventualmente se tornando perceptível, profissionais com a síndrome de Burn On continuam trabalhando, mascarando sentimentos e seguindo em frente.

 

Naturalmente, os prejuízos para a saúde física e psicológica do colaborador são evidentes, o que também impacta seus colegas. Um dos sintomas mais comuns é a falta de socialização fora do ambiente de trabalho, já que a vida pessoal é completamente preterida.

 

A síndrome ocorre pelo excesso de trabalho, aliado ao sentimento de que não se faz o suficiente. Há vergonha e culpa, mas também disposição para ajudar outros. Por essa razão, identificar o Burn On é uma tarefa muito mais difícil quando comparada com burnout.

 

Quais são as causas do Burn On?

A síndrome é causada principalmente pelo excesso, o que tem relação com jornadas longas e/ou a ausência de horários fixos para trabalhar. Por conta disso, áreas de cuidados com outros, como enfermagem e medicina, têm uma alta incidência do problema.

 

Embora as pessoas afetadas continuem trabalhando, a qualidade das entregas decai, o que é um dos poucos sinais evidentes. Este é um dos fatores que reforçam a importância de saber o que é Burn On e aprender como detectá-lo nas organizações.

 

Há a presença de irritabilidade, problemas para se concentrar, desinteresse por assuntos que não envolvam o trabalho e, é claro, o cansaço.

 

Por se tratar de um fenômeno mascarado, onde os profissionais afetados escondem suas insatisfações, o diagnóstico é difícil. É preciso que exista um trabalho de conscientização para que os próprios indivíduos percebam quando estão apresentando os sintomas de Burn On.

 

O mais recomendado é que, antes mesmo de se tornar um problema para uma empresa, a organização trabalhe com a intenção de prevenir a aparição da síndrome entre colaboradores. A maneira de fazer isso é bastante similar aos cuidados com o burnout, o que vale explorar.

 

Como as empresas devem evitar o Burn On?

Como explorado até aqui, ao saber o que é Burn On, você pode ter percebido que a síndrome tem impactos negativos não apenas para os indivíduos acometidos, mas também para as empresas nas quais eles atuam. A partir dessa observação prática, as organizações devem trabalhar para reduzir a ocorrência do fenômeno. Mas como fazer isso?

1 – Estabelecimento de horários fixos

Trabalhar em um ritmo próprio é interessante para muitas pessoas, mas pode ser a porta de entrada para o Burn On, já que se perde a distinção entre “tempo de trabalho” e “de lazer”. As organizações devem estabelecer horários fixos e não permitir jornadas adicionais.

2 – Limite de atribuições e prazos confortáveis

Não é porque um profissional é competente e ágil que ele deve ser “recompensado” com mais trabalho. Empresas precisam impor limites para atribuições, considerando o que cada um é capaz de concluir com qualidade. Prazos devem ser flexibilizados e considerar imprevistos.

3 – Incentivo aos cuidados com a saúde psicológica

É dever da organização disponibilizar uma rede de apoio para os profissionais que compõem suas equipes, com auxílio médico e psicológico amplamente disponível. Campanhas para a conscientização sobre o que é Burn On devem vir aliadas de medidas que priorizem a saúde de todos.

4 – Mudança em culturas organizacionais ultracompetitivas

Uma empresa que prioriza o lucro e a competitividade acima de qualquer coisa é o ambiente perfeito para a proliferação de casos de Burn On e burnout. Deve-se ficar atento para os valores pregados e exercidos pela organização e a maneira como os colaboradores interagem.

 

Quando há preocupação genuína com o bem-estar físico e psicológico dos colaboradores, e ao buscar entender o que é Burn On, a síndrome deixa de ser um fenômeno e se torna uma anomalia, capaz de ser identificada e corrigida (à nível individual e organizacional). Com esse cuidado, a empresa se fortalece.

 

Em nossa rede social você encontra histórias de outros gestores, pode trocar experiências e descobrir novas metodologias que podem potencializar seus resultados. Crie seu cadastro gratuito e invista em seu networking.

 

Além disso, desenvolvemos uma ferramenta própria de ATS que ajuda a recrutar os melhores talentos. Descubra como podemos ajudar sua empresa a encontrar os melhores profissionais.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Como funciona o exame demissional? Ele é obrigatório? Elimine suas dúvidas

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal responsável pela garantia dos direitos...

O que é chronoworking? Veja como implementá-lo em sua empresa

Engana-se quem acredita que o mercado de trabalho atual é o mesmo de décadas passadas....

O que é recrutamento digital? Ganhe agilidade na realização de processo seletivo

A internet mudou completamente a forma como as empresas realizam diversos trabalhos. Naturalmente, esta alteração...

Gestão de desempenho: o que é e qual é a sua importância? Entenda!

Uma empresa só é capaz de crescer se os seus colaboradores também tiverem chances para...

O que é recrutamento às cegas? Conheça as vantagens do método

Os processos seletivos podem ser feitos de diversas formas, mas em todas existe um mesmo...

O que é Burn On? Entenda melhor essa exaustão crônica e suas consequências

Uma marca dos novos profissionais que vêm se juntando ao mercado de trabalho, em geral...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]