Como elaborar um plano de carreira? Conheça os benefícios e fortaleça seu time

Mayk | outubro 29, 2024

Imagem artigo

Um plano de carreiras é feito de estratégias, as quais consideram pontos fortes e fracos dos colaboradores e trabalham nisso. Trata-se de um processo de estruturação de objetivos e ações.

 

Para que você domine o tema, explicaremos como elaborar um plano de carreira e como este tipo de prática pode fazer diferença na empresa como um todo. Seu time está muito mais engajado após esta ação.

 

Para isso, os profissionais do setor de RH precisam ter uma visão acurada do mercado de trabalho, das estruturas da organização e de cada profissional. Como você pode deduzir, trata-se de um trabalho árduo, o que requer cuidados.

 

Nesse texto, vamos explorar dicas sobre o tema, bem como aprofundar os benefícios agregados por essas estratégias. Mais do que algo que beneficia os profissionais, o plano de carreira tem impactos positivos para a própria empresa.

 

Quer atrair novos talentos para sua empresa? Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o software de recrutamento e seleção do Peixe 30!

Aprenda como elaborar um plano de carreira com nossas dicas

Tudo o que explicaremos a seguir pode ser aplicado nos mais diferentes espaços, levando em conta que se tratam de conceitos amplos. A partir das individualidades de cada organização, profissional e vaga, mudanças e adaptações podem (e devem) ser feitas.

1 – Organize metas e cronograma

O primeiro passo para saber como elaborar um plano de carreira é a estruturação, dentro da qual dois elementos se destacam: metas e prazos.

 

  • Quais objetivos precisam ser atingidos?
  • De que maneiras eles serão desenvolvidos?
  • Qual é o tempo para que os objetivos sejam alcançados?

 

Naturalmente, essa é uma etapa que pede comunicação entre diferentes setores da empresa, em especial os colaboradores a quem o plano é destinado. O profissional responsável pela tarefa deve traçar as estratégias, considerar os obstáculos e validar tudo isso com a equipe.

 

2 – Recalcule a rota sempre que for necessário

Mesmo que saiba como elaborar um plano de carreira, com metas e datas, não significa que as ações sejam inflexíveis. Isto é: a partir do que foi definido previamente, os passos deverão ser seguidos, mas considerando possíveis mudanças no percurso e o “recálculo” da rota que levou até ali.

 

Isso é possível com avaliações periódicas para medir se o que foi proposto lá no início está funcionando ou se é preciso pensar em novas estratégias. As análises devem ser seguidas de um acompanhamento próximo dos resultados, ajustando conforme o necessário.

3 – Considere pontos fortes e fracos de cada colaborador

Jamais faça isso de forma automática, sem considerar as individualidades de cada colaborador. O que é pensado para um profissional X pode não fazer qualquer sentido quando aplicado para as habilidades e o perfil de um Y.

 

É preciso que se conheça profundamente os pontos fracos e os pontos fortes, objetivando trabalhar e potencializar as forças e minimizar as fraquezas se quiser aprender como elaborar um plano de carreira. Um objetivo específico só é passível de ser alcançado quando aquele para quem é destinado possui certas competências.

4 – Ofereça todo o respaldo ao crescimento

Até aqui, falamos bastante sobre as metas, mas muito pouco sobre como elas podem ser alcançadas. É agora que entra a execução das etapas definidas previamente: de que maneira objetivos serão alcançados? É dever da organização fornecer todo o respaldo ao colaborador.

 

A empresa deve oferecer treinamentos e atualizações frequentes, promover a autoliderança, investir no autoconhecimento e incentivar os profissionais.

 

É claro que as ações dependem do trabalho de cada profissional, mas é indispensável deixar todas as ferramentas ao alcance dos indivíduos. Caso contrário, torna-se desnecessário saber como elaborar um plano de carreira.

5 – Alinhe os interesses dos colaboradores com aqueles da empresa

Os melhores planos são aqueles que levam em consideração tanto os interesses da empresa quanto os objetivos profissionais dos colaboradores. Esse é um dos grandes desafios da elaboração de estratégias, mas um que precisa ser tratado com atenção.

 

Busque enxergar (a partir da escuta, principalmente) como os profissionais veem o seu futuro na empresa e quais são os seus interesses e necessidades. Deve-se incentivar o diálogo e a participação de colaboradores durante a execução do plano de carreira, com transparência.

Quais são os benefícios de um plano de carreira?

Assim como as dicas e etapas mencionadas antes, compreender seus benefícios para a organização e seus profissionais faz parte da elaboração de estratégias mais eficazes e direcionadas. E o que não faltam são motivos para aprender como elaborar um plano de carreira e colocá-lo em prática.

 

Ele ajuda, entre outras coisas, a encontrar colaboradores mais adequados a uma vaga; contribui para o desenvolvimento de cada profissional, diminui as temidas taxas de turnover, garante maior transparência nos processos seletivos e valoriza os colaboradores.

 

Também pode ser observada melhora na produtividade, retenção de talentos e preocupação com a imagem da empresa como empregadora, o que tem reflexos na atração de novos talentos durante processos seletivos subsequentes. Ambas as partes só têm a se beneficiar.

 

Como deu para perceber, a importância de aprender como elaborar um plano de carreira não deve ser subestimada, seja ele um modelo Y, W, em linha, horizontal, paralelo, em rede e o que mais existir. O mais importante é aplicar os conceitos de maneira individualizada e considerando o colaborador.

 

Aqui no blog do Peixe 30, sempre apresentamos conteúdos exclusivos que vão te ajudar a aperfeiçoar a gestão do seu negócio e promover novas parcerias. Se você ainda não conhece a nossa plataforma, saiba que somos uma rede social profissional em vídeo.

 

O aplicativo do Peixe 30 está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, você pode baixá-lo gratuitamente:

  • Link para usuários IOS

Link para usuários Android

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Quais defeitos e qualidades falar na entrevista? Descubra como responder

A honestidade é um fator determinante na contratação (ou não) de um profissional durante um...

Como colocar emprego atual no currículo? Encontre novos desafios!

A procura por uma oportunidade no mercado de trabalho não segue uma trajetória única, mesmo...

Como elaborar um plano de carreira? Conheça os benefícios e fortaleça seu time

Um plano de carreiras é feito de estratégias, as quais consideram pontos fortes e fracos...

O que colocar na carta de apresentação do currículo? Conheça dicas essenciais!

É comum que a carta de apresentação não seja uma exigência para muitas vagas de...

Como fazer um roteiro de entrevista? Veja dicas para criar o seu!

Todos os processos seletivos requerem uma organização prévia para que cada etapa seja conduzida da...

Como conduzir uma entrevista de emprego? Descubra novos talentos

Um processo seletivo é composto por uma série de etapas, dentre as quais a conversa...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]