Como se preparar para uma entrevista de emprego?

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

A entrevista de emprego é uma etapa decisiva em qualquer processo seletivo. Exatamente por isso, ela exige bastante da sua atenção. As suas chances de passar e conseguir a vaga aumentam muito aplicando as medidas preventivas que citaremos ao longo deste artigo. Acompanhe agora 7 dicas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego. 

O que você encontrará nesse texto:

  • Faça uma retrospectiva profissional
  • Prepare seu discurso
  • Prepare-se para perguntas “sem sentido”
  • Pesquise
  • Prepare-se para perguntas padrão 
  • Cuide-se com suas redes sociais
  • Prepare algumas perguntas

1- Faça uma retrospectiva profissional

Ainda faltando dias para a entrevista, pegue uma cópia do seu currículo e o use como base para se lembrar de todos os seus empregos anteriores. Selecione 5 a 10 situações que marcaram a sua carreira. Tente identificar o que aprendeu, quais experiências adquiriu e quais competências precisou praticar, além dos resultados. 

Ter esse conhecimento em sua mente será de grande ajuda caso o seu entrevistador valorize experiências passadas. Procure focar em experiências com resultados positivos, mas não fale com soberba para não passar uma imagem de arrogância. Se for o seu primeiro emprego, tente se lembrar de experiências marcantes da escola e do Ensino Médio.

2- Prepare seu discurso

Dando continuação à primeira dica de como se preparar para uma entrevista de emprego, agora que você já reuniu suas principais experiências passadas, você precisa comunicá-las de forma convincente e concisa. Para fazer isso, considere usar o método STAR. 

STAR é uma sigla para: 

  • Situação
  • Tarefa
  • Ação
  • Resultado     

Usando essa técnica, você conseguirá ser objetivo quanto às suas experiências passadas. Ela consiste em você explicar a situação pela qual a empresa (ou o seu setor de trabalho) estava passando. Depois, dizer qual era a tarefa que você precisava cumprir. Em seguida, quais foram as suas ações para cumprir essa tarefa e qual foi o resultado. 

Com essa sequência lógica de fatores a sua resposta será rápida e assertiva. Lembre-se sempre de focar em atividades que tenham tido um fim positivo. Dessa forma, você conduz o entrevistador a prestar atenção em suas qualidades. 

Contudo, se for pedido que você fale dos seus defeitos ou experiências fracassadas em seu histórico, não minta. Admita o que aconteceu e demonstre com segurança o que você aprendeu com esses erros e que está trabalhando em seu desenvolvimento.  

3- Prepare-se para perguntas “sem sentido”

Colocamos “sem sentido” entre aspas, pois o propósito dessas perguntas é justamente testar o candidato para saber como ele reage em uma situação completamente fora do escopo que estava previsto. 

Não fique paralisado diante de uma pergunta como “quantos Shoppings têm no Rio de Janeiro?” ou “com quantas bolas de tênis se encheria uma limousine”. Em vez de pensar que não sabe como responder tente montar algum raciocínio

Por exemplo, “considerando o tamanho da limousine e o diâmetro de uma bola de tênis eu faria uma operação matemática entre ambos para descobrir a resposta”. O entrevistador não quer uma resposta exata de você. Ele está apenas testando a sua capacidade de pensar logicamente.   

4- Pesquise

Dedique horas do seu dia pesquisando sobre a empresa para se preparar para a entrevista de emprego. Aqui estão alguns tópicos muito precisos para você estar preparado e dar a melhor resposta: 

Empresa: 

  • Como é a cultura organizacional? 
  • Quais os seus valores? 
  • Como ele se porta nas redes sociais? E a sua marca? 
  • Quais os seus produtos? 

Setor: 

  • O que a área dessa empresa faz? 
  • Como você pode contribuir? 
  • Como a empresa se encaixa no setor? 

Indústria: 

  • Quais os principais clientes e concorrentes da empresa? 
  • Qual domínio essa empresa possui no mercado? 

Situação financeira: 

  • Essa empresa é estável financeiramente? 
  • Qual a situação dela no mercado? 
  • Ela possui relevância internacional?  

Nota: Não confunda a empresa com a marca! A empresa têm um nome, a marca é apenas uma categoria. Por exemplo, a empresa Apple é proprietária das marcas iPad, iPhone, entre outras. Tenha em mente que empresa e marca não são a mesma coisa. 

Terminada a pesquisa sobre a empresa, comece a pesquisar sobre a vaga. O que o cargo exigirá? Você consegue se encaixar nas especificações? Quais os benefícios? Toda essa pesquisa vai te ajudar bastante na hora de responder a pergunta: “Por que você gostaria de trabalhar aqui?”. 

5- Prepare-se para perguntas padrão 

Dentre as principais perguntas que com certeza vão aparecer na sua entrevista estão: 

  • Quais seus pontos fortes e fracos?
  • Por que você quer trabalhar nessa empresa?
  • Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?
  • Por que eu devo contratar você?
  • Quais foram suas maiores conquistas profissionais e/ou pessoais?

Treinar as respostas para essas perguntas é muito importante. Dificilmente alguém conseguiria responder alguma delas rapidamente, ainda mais estando sob pressão. Por isso, treine em casa para já chegar com as respostas na ponta da língua. 

6- Cuide-se com suas redes sociais

Cuide bem das redes sociais
Cuide bem das redes sociais

Estamos em uma era em que as empresas procuram pelo perfil de seus candidatos nas redes sociais para verificarem sua coerência e personalidade. Claro que você pode manter seu perfil privado. Contudo, se não quiser fazer isso, procure ser coerente. 

Por exemplo, não diga que não fuma se há uma foto na sua rede que prova o contrário. Provavelmente o entrevistador já viu essa foto e estava te testando para saber se você mentiria. Assim, não minta jamais. Isso nunca é uma boa estratégia, pois o entrevistador provavelmente já sabe a resposta certa

7- Prepare algumas perguntas

Essa parte normalmente se inicia no final da entrevista. O entrevistador irá perguntar se você tem alguma dúvida. Deixe algumas questões anotadas e às memorize. Essa é uma ótima oportunidade de mostrar ainda mais resultados da sua pesquisa sobre a empresa e demonstrar interesse. 

Suas perguntas podem girar em torno de:  

  • Quais resultados são esperados de mim nos primeiros 3 meses? 
  • Qual a minha perspectiva de crescimento nessa vaga e nessa empresa? 
  • Em quais projetos a empresa está trabalhando?

Qualquer pergunta que passar uma imagem de que você é alguém interessado e confiante está valendo. Se tiver a oportunidade, ainda sugira possíveis mudanças que seriam benéficas para empresa, mas lembre-se, sem parecer arrogante. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para se preparar para a entrevista de emprego. Se você quiser ser chamado para ainda mais processos seletivos, sugerimos que baixe o app do Peixe 30

Essa nova rede social profissional irá facilitar que as empresas vejam seu trabalho e te chamem para fazer parte da equipe delas. Se tiver o seu próprio negócio ela também irá tornar mais fácil que encontre colaboradores de qualidade. Baixe agora o Peixe 30!

Faça parte desse oceano! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]