Como recrutar pessoas

admin | setembro 09, 2020

Imagem artigo

Toda empresa de qualidade precisa de uma equipe que contenha os melhores. Mas como diferenciar o funcionário comum, daquele que será o grande campeão que trará riqueza ao seu negócio? Veja agora uma lista com as 13 melhores dicas para recrutar pessoas.

 

O que você encontrará nesse texto:

  • Procure nas redes
  • Deixe claro quem você é
  • Mapeie candidatos
  • Valorize indicações
  • Contrate recrutadores
  • Invista em automatização
  • Analise o Comportamento
  • Faça uma dinâmica
  • Faça entrevistas
  • Liste tudo que o profissional precisa
  • Olhe para dentro
  • Procure em seus concorrentes
  • Onboarding

 

Te ajudamos a encontrar o candidato certo. Conheça o sistema de recrutamento e seleção do Peixe 30!

 

1- Procure nas redes

Os processos para recrutar pessoas mudaram radicalmente com a chegada das redes sociais. Elas tornaram o processo de recrutamento mais ágil e barato.

 

Você pode usar redes sociais profissionais como o Peixe 30 para buscar referências de candidatos e avaliar seu comportamento. Se a pessoa não refletir os valores da empresa, já pode cortá-la do processo. 

 

A empresa também pode divulgar as vagas nas suas próprias redes. Seus seguidores podem compartilhar os anúncios e oportunidades. Contudo, é nessa parte que o RH tem que trabalhar com um certo conhecimento de marketing. 

 

A página da empresa tem que ser bem feita para não ficar parecendo ser uma organização vazia. Ela precisa vender a vaga com campanhas, vídeos e programações. Coisas que façam as pessoas quererem trabalhar ali. 

 

Outro ótimo método é adquirir um software de recrutamento.

2- Deixe claro quem você é

O tempo em que as empresas recrutavam apenas por qualidades técnicas já passou. Hoje, os funcionários também são avaliados pela compatibilidade entre os seus valores e os da empresa. Por isso, a empresa tem que deixar bem claro quem ela é. Suas características de gestão, seu estilo de trabalho e até de vestimenta. 

3- Mapeie candidatos

A empresa precisa oferecer a vaga como se fosse não apenas um produto, mas uma oportunidade de ouro para o candidato. Mas quais candidatos? Como saber quais vão se identificar com a empresa? É aí que entra o “Mapeamento”. 

 

Mapear os candidatos significa cruzar as informações da empresa, baseadas nas opiniões dos próprios funcionários, com os valores e expectativas dos candidatos. Assim, a empresa consegue identificar aqueles que provavelmente vão se encaixar.

4- Valorize indicações

Outra forma de ter certeza que irá recrutar bons colaboradores é aceitar indicações dos seus próprios funcionários.

 

Normalmente, temos amizades com pessoas com perfil parecido com o nosso. Então, quando você tem um funcionário que já está encaixado no perfil da empresa, ele vai indicar amigos com o perfil parecido com o dele, logo, a probabilidade deles também se identificarem é considerável.  

5- Contrate recrutadores

Outra forma de otimizar a eficiência da sua empresa para recrutar pessoas, é contatar uma equipe voltada especialmente para isso. Investir em um RH de qualidade garante recrutamento de colaboradores de qualidade. 

6- Invista em automatização

No início de um processo seletivo você terá muitos currículos para analisar em pouco tempo, então invista em software que faça esse trabalho para você. Invista em uma tecnologia que passe um filtro nos currículos, selecionando apenas aqueles com características indispensáveis. 

7- Analise o comportamento 

Tendo filtrado os currículos, você pode seguir para uma pré-seleção contando apenas com candidatos que atendem as exigências técnicas da vaga. O próximo passo é filtrar os candidatos pelas características comportamentais e competências que a vaga exige.

 

Esse processo também pode ser automatizado com uma ferramenta de gestão comportamental que irá selecionar os candidatos pelo perfil de competências. A partir daí o processo passa a ser manual. 

8- Faça uma dinâmica

Com um número mais limitado de candidatos você pode realizar dinâmicas para ver como cada um se sai. Contudo, é preciso lembrar que a dinâmica precisa espelhar as tarefas realizadas na vaga

9- Faça entrevistas

Converse com os candidatos e faça perguntas relacionadas aos pontos principais da vaga. Esse é o momento de olhar nos olhos do seu possível colaborador e definir se ele tem o que é necessário. 

10- Liste tudo que o profissional precisa

É passada para o RH a função que o candidato deve desempenhar, mas também é importante que seja passado o que é esperado dele.

 

Coloque num papel itens como:

  • Atribuições: O que o funcionário deve fazer
  • Atitudes: O que o funcionário deve entregar em relação a resultados técnicos e comportamentais. 
  • Valores: Quais valores o profissional precisa apresentar para ser contratado.
  • Regras: O que o funcionário não deve fazer em hipótese alguma. 
  • Expectativa: Quais as chances para que esse candidato consiga crescer dentro da empresa. 

11- Olhe para dentro

Uma empresa é formada por uma grande equipe e é possível que a pessoa que você procura para ocupar a tal vaga já esteja entre os seus colaboradores, esperando uma promoção. Por isso, antes de começar qualquer processo, estude a sua própria equipe e veja se já não contratou o funcionário que precisa. 

12- Procure em seus concorrentes

As chances dos melhores profissionais que você procura já estarem empregados e trabalhando para os seus concorrentes é grande. Sonde os seus rivais. Se necessário, analise a equipe que você gostaria de contratar se passando por um cliente. 

Quando encontrar o funcionário ideal lhe ofereça a proposta e negocie com ele. Ele pode estar disposto a trocar de emprego. 

13- Onboarding

Recrutado por uma nova equipe
Recrutado por uma nova equipe

Essa é uma fase pós-contratação. Você já contratou o funcionário que queria, agora precisa apresentá-lo ao líder do setor em que ele irá trabalhar. Apresente o perfil comportamental do novo colaborador para que o gestor faça o trabalho adequado de introduzi-lo na equipe

 

Esperamos que tenha gostado das nossas 13 dicas que vão te ajudar bastante a recrutar pessoas eficientes para o seu negócio. Não se esqueça de baixar o app do Peixe 30. Você irá encontrar muitos desses colaboradores por lá. 

 

O Peixe 30 também ajuda os trabalhadores a se tornarem mais relevantes no mercado e a serem contratados com mais facilidade. Baixe agora! 

 

Faça parte desse oceano!

 

Reduza os custos do seu processo de recrutamento e seleção

O Peixe 30 lançou uma ferramenta inovadora que vai te ajudar a encontrar os melhores talentos de uma forma fácil e ágil.

 

Conheça o Peixe 30 Recruiter, um sistema para Recrutamento e Seleção que faz um RaioX completo do candidato e te ajuda a montar um time profissionais de alto nível.

 

Automatize seu processo de recrutamento e construa a equipe perfeita!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Você gostou desse artigo?

  • linkedin
  • facebook
  • twitter

ENCONTE O QUE VOCÊ PRECISA

O QUE TEM POR AQUI?

Aqui você encontra artigos sobre recolocação, ascensão e visibilade profissional, estratégias para composição curricular, mudanças na carreira e dicas de aprimoramento pessoal.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Exemplo de texto para envio de currículo por e-mail. Conquiste o recrutador!

Todo processo seletivo começa com uma inscrição, a qual pode ser feita de diferentes formas....

Como se destacar no estágio? Conquiste sua efetivação!

Nos últimos meses de 2023, a taxa de desemprego reduziu no Brasil. Isso é positivo...

Como responder sobre pretensão salarial? Aprenda a calcular

No mercado de trabalho, falar sobre aspectos monetários acaba sendo um tabu. É claro que...

Que roupa usar em uma entrevista de emprego? Veja dicas de como se vestir!

É comum ter dúvidas e insegurança ao buscar a primeira oportunidade profissional ou mesmo uma...

Entrevista técnica: o que é e como conduzi-la? Veja algumas dicas!

Sempre existe mais de uma forma de realizar o mesmo trabalho. Quanto mais experiente for...

O que é entrevista semiestruturada? Aprenda quando usar este modelo!

Quando falamos a respeito das etapas em processos seletivos, existem inúmeras maneiras de conduzir cada...

ASSUNTOS

TEMAS

Como se recolocar no mercado de trabalho? Veja dicas efetivas

Como se recolocar no mercado de trabalho Ler mais

Quando falamos sobre a vida profissional, é preciso considerar que não existe um tempo “certo” ou “errado” para absolutamente nada. Desta forma, em diversos momentos da sua jornada, pode ser interessante ter o conhecimento sobre como se recolocar no mercado de trabalho.   Em um mundo em constante evolução, acaba […]

O que é transição de carreira? Descubra por onde começar!

O que é transição de carreira Ler mais

Embora isso não seja frequentemente discutido, a verdade é que muitos profissionais não possuem caminhos lineares. Boa parte das histórias de sucesso lidam com profissionais de uma área que percebem talentos e recebem oportunidades em campos completamente distintos.   A busca pela realização profissional não tem um ponto de partida […]

Como mudar de área profissional? Veja como direcionar a sua carreira!

Como mudar de área profissional Ler mais

Imagine o seguinte trajeto profissional: uma pessoa termina os estudos básicos, ingressa em uma instituição de ensino superior, obtém um diploma e encontra uma vaga na sua área de formação. A partir do trabalho cotidiano contínuo, ela avança e cresce na carreira.   Parece muito simples, certo? O que esse […]